Acionamento e controle do motor síncrono de imãs permanentes para aplicação no sistema de tração de veículos elétricos
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21750 |
Resumo: | Este artigo apresenta o projeto e simulação de um sistema de acionamento para o motor síncrono de imãs permanentes. O trabalho é parte inicial de um projeto de pesquisa que tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma HIL (Hardware-in-the-Loop) para análise e testes do sistema de tração de veículos elétricos. Nesse contexto, propõe-se a utilização de uma estrutura de controle com múltiplas malhas baseada no controle vetorial para o acionamento do motor, onde o principal objetivo é garantir um bom desempenho do sistema elétrico, que compõe o sistema de tração, frente a variações na referência. O projeto dos controladores é realizado a partir do modelo dinâmico do motor síncrono de imãs permanentes no referencial síncrono da máquina. Resultados de simulação exibem o rastreamento da referência, com e sem carga no eixo do motor. https://doi.org/10.53316/sepoc2021.009 |
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Acionamento e controle do motor síncrono de imãs permanentes para aplicação no sistema de tração de veículos elétricosControle vetorialmotor síncrono de imãs permanentessistema de acionamentoveículos elétricosCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAEste artigo apresenta o projeto e simulação de um sistema de acionamento para o motor síncrono de imãs permanentes. O trabalho é parte inicial de um projeto de pesquisa que tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma HIL (Hardware-in-the-Loop) para análise e testes do sistema de tração de veículos elétricos. Nesse contexto, propõe-se a utilização de uma estrutura de controle com múltiplas malhas baseada no controle vetorial para o acionamento do motor, onde o principal objetivo é garantir um bom desempenho do sistema elétrico, que compõe o sistema de tração, frente a variações na referência. O projeto dos controladores é realizado a partir do modelo dinâmico do motor síncrono de imãs permanentes no referencial síncrono da máquina. Resultados de simulação exibem o rastreamento da referência, com e sem carga no eixo do motor. https://doi.org/10.53316/sepoc2021.009Brasil2021-08-06T12:59:42Z2021-08-06T12:59:42Z2021-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21750porSEPOC 2021Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Pedro da SilveiraVieira, Rodrigo PadilhaRech, CassianoBatschauer, Alessandro Luizreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-22T12:50:34Zoai:repositorio.ufsm.br:1/21750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-22T12:50:34Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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