A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000sndc |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9857 |
Resumo: | The current dissertation paper has as aim to investigate the responsive attitudes from the authors upon Portuguese teaching and language studies in introductory texts from Portuguese textbooks in the 1960s, 1970s and 1980s. We consider, as methodological and theoretical framework, the social-historic theory, such as developed by Bakhtin Circle. The statements were described, analyzed and interpreted taking into account the social and historical moment in which the authors words were constructed and the dialogical relations, that are meaning relations. From the analyses done and the dialogical relations established, we identified more similarity to the traditional discourse on language teaching rather than distinction, demonstrating that the majority of the authors follow the tradition of language studies; except in the statements from the 1980s, in which the author do not fit in this teaching and language study. We noticed also that each statement follows the stabilization and hegemony movement, over time, after beginning the gradual incorporation of discourses from Linguistics science until reaching a specific historical moment, in which proposals and practices of traditional teaching exclusion intensify themselves and gain expression |
id |
UFSM_70c9bcfa0a086f7ebcd9890207a2d448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/9857 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980The formation of portuguese language teaching in introductory texts of textbooks from 1960 to 1980Ensino de língua portuguesaTextos de apresentaçãoAtitude responsivaRelações dialógicasPortuguese language teachingIntroductory textsResponsive attitudeDialogical relationsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThe current dissertation paper has as aim to investigate the responsive attitudes from the authors upon Portuguese teaching and language studies in introductory texts from Portuguese textbooks in the 1960s, 1970s and 1980s. We consider, as methodological and theoretical framework, the social-historic theory, such as developed by Bakhtin Circle. The statements were described, analyzed and interpreted taking into account the social and historical moment in which the authors words were constructed and the dialogical relations, that are meaning relations. From the analyses done and the dialogical relations established, we identified more similarity to the traditional discourse on language teaching rather than distinction, demonstrating that the majority of the authors follow the tradition of language studies; except in the statements from the 1980s, in which the author do not fit in this teaching and language study. We noticed also that each statement follows the stabilization and hegemony movement, over time, after beginning the gradual incorporation of discourses from Linguistics science until reaching a specific historical moment, in which proposals and practices of traditional teaching exclusion intensify themselves and gain expressionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente trabalho de dissertação tem por objetivo investigar as atitudes responsivas dos autores sobre o ensino de português e sobre os estudos da linguagem em textos de apresentação de livros didáticos de português dos anos 1960, 1970 e 1980. Consideramos, como sustentação teórica e metodológica, a teoria sócio-histórica, tal como desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin. Os enunciados foram descritos, analisados e interpretados levando em consideração o momento histórico e social em que os dizeres dos autores foram construídos e as relações dialógicas, que são relações de sentido. Das análises feitas e das relações dialógicas estabelecidas, identificamos mais pontos de aproximação ao discurso da tradição sobre o ensino de língua do que de afastamento, o que demonstra que a maioria dos autores filia-se à tradição dos estudos da linguagem; com exceção aos enunciados dos anos 1980, em que a autora não se filia a esse ensino e estudo de linguagem. Observamos também que cada enunciado acompanha o movimento de estabilização e hegemonia, ao longo dos tempos, dos estudos tradicionais, depois parte para a incorporação, gradativa, de discursos da ciência linguística até culminar num determinado momento histórico em que propostas e práticas de exclusão do ensino tradicional se intensificam e ganham expressividade.Universidade Federal de Santa MariaBRLetrasUFSMPrograma de Pós-Graduação em LetrasAngelo, Graziela Lucci dehttp://lattes.cnpq.br/9609852805557412Pires, Vera Luciahttp://lattes.cnpq.br/5208471526559153Sturza, Eliana Rosahttp://lattes.cnpq.br/6356872087811361Rodrigues, Nina Rosa Licht2012-04-232012-04-232012-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRODRIGUES, Nina Rosa Licht. THE FORMATION OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING IN INTRODUCTORY TEXTS OF TEXTBOOKS FROM 1960 TO 1980. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9857ark:/26339/001300000sndcporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-10-05T17:22:53Zoai:repositorio.ufsm.br:1/9857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-10-05T17:22:53Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980 The formation of portuguese language teaching in introductory texts of textbooks from 1960 to 1980 |
title |
A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980 |
spellingShingle |
A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980 Rodrigues, Nina Rosa Licht Ensino de língua portuguesa Textos de apresentação Atitude responsiva Relações dialógicas Portuguese language teaching Introductory texts Responsive attitude Dialogical relations CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980 |
title_full |
A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980 |
title_fullStr |
A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980 |
title_full_unstemmed |
A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980 |
title_sort |
A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980 |
author |
Rodrigues, Nina Rosa Licht |
author_facet |
Rodrigues, Nina Rosa Licht |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Angelo, Graziela Lucci de http://lattes.cnpq.br/9609852805557412 Pires, Vera Lucia http://lattes.cnpq.br/5208471526559153 Sturza, Eliana Rosa http://lattes.cnpq.br/6356872087811361 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Nina Rosa Licht |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Textos de apresentação Atitude responsiva Relações dialógicas Portuguese language teaching Introductory texts Responsive attitude Dialogical relations CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Ensino de língua portuguesa Textos de apresentação Atitude responsiva Relações dialógicas Portuguese language teaching Introductory texts Responsive attitude Dialogical relations CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
The current dissertation paper has as aim to investigate the responsive attitudes from the authors upon Portuguese teaching and language studies in introductory texts from Portuguese textbooks in the 1960s, 1970s and 1980s. We consider, as methodological and theoretical framework, the social-historic theory, such as developed by Bakhtin Circle. The statements were described, analyzed and interpreted taking into account the social and historical moment in which the authors words were constructed and the dialogical relations, that are meaning relations. From the analyses done and the dialogical relations established, we identified more similarity to the traditional discourse on language teaching rather than distinction, demonstrating that the majority of the authors follow the tradition of language studies; except in the statements from the 1980s, in which the author do not fit in this teaching and language study. We noticed also that each statement follows the stabilization and hegemony movement, over time, after beginning the gradual incorporation of discourses from Linguistics science until reaching a specific historical moment, in which proposals and practices of traditional teaching exclusion intensify themselves and gain expression |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-23 2012-04-23 2012-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Nina Rosa Licht. THE FORMATION OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING IN INTRODUCTORY TEXTS OF TEXTBOOKS FROM 1960 TO 1980. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9857 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000sndc |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Nina Rosa Licht. THE FORMATION OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING IN INTRODUCTORY TEXTS OF TEXTBOOKS FROM 1960 TO 1980. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. ark:/26339/001300000sndc |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Letras UFSM Programa de Pós-Graduação em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Letras UFSM Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172391501824000 |