Epicuro: da decadência da pólis à edificação do sábio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zmijewski, Marcos Adriano
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000tms5
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16198
Resumo: Considerando a importância que o estudo da filosofia de Epicuro possui para uma melhor administração da vida, nos ocupamos, no presente trabalho, em realizar um estudo acerca de duas condutas de vida recomendadas por ela: cuide de si mesmo e viva ocultamente. Para tanto, antes de investigarmos o papel que elas representavam dentro da arquitetônica epicurista, tivemos que, num primeiro momento, analisar o contexto no qual Epicuro desenvolveu o seu pensamento, procurando entender o que o levou a evitar toda e qualquer atividade pública, bem como conhecer as fontes que ele se serviu para estruturar inicialmente o seu pensamento. Num segundo momento, estudamos a contribuição que o saber oriundo da canônica e da física proporcionam para o viver bem (isto é, ter prazer em viver), compreendendo-as como disciplinas propedêuticas. Fazendo isso, notamos que tanto o cuidado de si, que vem expresso pelo conceito de autárkeia, como o “viva distanciado”, reproduzido pela máxima láthe biôsas, são indispensáveis para o alcance da ataraxia, ou, ainda, para o alcance da serena alegria de viver. Tal estudo se faz possível mediante uma análise detalhada dos poucos e seletos textos sobre a doutrina de Epicuro que chegaram até nós, bem como daqueles que a tradição filosófica que o sucedeu se ocupou em prover. Constatou-se, com a presente pesquisa, que ambas as condutas são pouco exploradas e comentadas entre os estudiosos da obra epicurista. No entanto, elas ocupam um lugar central dentro do éthos filosófico de Epicuro, quer pelo significado que possuem, quer pela relação que estabelecem com outros conceitos de sua filosofia, como, por exemplo, o de liberdade (eleuthería), de amizade (philía), de equilíbrio do corpo e da alma (eustátheia), dentre outros. Constatamos, além disso, que, a filosofia de Epicuro, desde sua fundação, sob os conceitos da autárkeia e da láthe biôsas, buscou primordialmente atender necessidades pessoais do viver humano em busca de uma vida serena e tranquila, e, sobretudo, de bem-estar, de satisfação e de felicidade. Dado que a filosofia de Epicuro jamais se ocupou em formular idealmente um viver humano desvinculado das experiências da vida, ela se construiu e resultou, enfim, numa filosofia vivida.
id UFSM_71616ddc1562a55a58412f1d421c1792
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16198
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Epicuro: da decadência da pólis à edificação do sábioEpicuro: from decolence of pólis to the building of wisdomEpicuroAutárkeiaLáthe biôsasAmizadeSabedoriaEpicurusFriendshipWisdomCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAConsiderando a importância que o estudo da filosofia de Epicuro possui para uma melhor administração da vida, nos ocupamos, no presente trabalho, em realizar um estudo acerca de duas condutas de vida recomendadas por ela: cuide de si mesmo e viva ocultamente. Para tanto, antes de investigarmos o papel que elas representavam dentro da arquitetônica epicurista, tivemos que, num primeiro momento, analisar o contexto no qual Epicuro desenvolveu o seu pensamento, procurando entender o que o levou a evitar toda e qualquer atividade pública, bem como conhecer as fontes que ele se serviu para estruturar inicialmente o seu pensamento. Num segundo momento, estudamos a contribuição que o saber oriundo da canônica e da física proporcionam para o viver bem (isto é, ter prazer em viver), compreendendo-as como disciplinas propedêuticas. Fazendo isso, notamos que tanto o cuidado de si, que vem expresso pelo conceito de autárkeia, como o “viva distanciado”, reproduzido pela máxima láthe biôsas, são indispensáveis para o alcance da ataraxia, ou, ainda, para o alcance da serena alegria de viver. Tal estudo se faz possível mediante uma análise detalhada dos poucos e seletos textos sobre a doutrina de Epicuro que chegaram até nós, bem como daqueles que a tradição filosófica que o sucedeu se ocupou em prover. Constatou-se, com a presente pesquisa, que ambas as condutas são pouco exploradas e comentadas entre os estudiosos da obra epicurista. No entanto, elas ocupam um lugar central dentro do éthos filosófico de Epicuro, quer pelo significado que possuem, quer pela relação que estabelecem com outros conceitos de sua filosofia, como, por exemplo, o de liberdade (eleuthería), de amizade (philía), de equilíbrio do corpo e da alma (eustátheia), dentre outros. Constatamos, além disso, que, a filosofia de Epicuro, desde sua fundação, sob os conceitos da autárkeia e da láthe biôsas, buscou primordialmente atender necessidades pessoais do viver humano em busca de uma vida serena e tranquila, e, sobretudo, de bem-estar, de satisfação e de felicidade. Dado que a filosofia de Epicuro jamais se ocupou em formular idealmente um viver humano desvinculado das experiências da vida, ela se construiu e resultou, enfim, numa filosofia vivida.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESConsiderando a importância que o estudo da filosofia de Epicuro possui para uma melhor administração da vida, nos ocupamos, no presente trabalho, em realizar um estudo acerca de duas condutas de vida recomendadas por ela: cuide de si mesmo e viva ocultamente. Para tanto, antes de investigarmos o papel que elas representavam dentro da arquitetônica epicurista, tivemos que, num primeiro momento, analisar o contexto no qual Epicuro desenvolveu o seu pensamento, procurando entender o que o levou a evitar toda e qualquer atividade pública, bem como conhecer as fontes que ele se serviu para estruturar inicialmente o seu pensamento. Num segundo momento, estudamos a contribuição que o saber oriundo da canônica e da física proporcionam para o viver bem (isto é, ter prazer em viver), compreendendo-as como disciplinas propedêuticas. Fazendo isso, notamos que tanto o cuidado de si, que vem expresso pelo conceito de autárkeia, como o “viva distanciado”, reproduzido pela máxima láthe biôsas, são indispensáveis para o alcance da ataraxia, ou, ainda, para o alcance da serena alegria de viver. Tal estudo se faz possível mediante uma análise detalhada dos poucos e seletos textos sobre a doutrina de Epicuro que chegaram até nós, bem como daqueles que a tradição filosófica que o sucedeu se ocupou em prover. Constatou-se, com a presente pesquisa, que ambas as condutas são pouco exploradas e comentadas entre os estudiosos da obra epicurista. No entanto, elas ocupam um lugar central dentro do éthos filosófico de Epicuro, quer pelo significado que possuem, quer pela relação que estabelecem com outros conceitos de sua filosofia, como, por exemplo, o de liberdade (eleuthería), de amizade (philía), de equilíbrio do corpo e da alma (eustátheia), dentre outros. Constatamos, além disso, que, a filosofia de Epicuro, desde sua fundação, sob os conceitos da autárkeia e da láthe biôsas, buscou primordialmente atender necessidades pessoais do viver humano em busca de uma vida serena e tranquila, e, sobretudo, de bem-estar, de satisfação e de felicidade. Dado que a filosofia de Epicuro jamais se ocupou em formular idealmente um viver humano desvinculado das experiências da vida, ela se construiu e resultou, enfim, numa filosofia vivida.Universidade Federal de Santa MariaBrasilFilosofiaUFSMPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaCentro de Ciências Sociais e HumanasSpinelli, Miguelhttp://lattes.cnpq.br/4981522004554524Silva, Jose Lourenco Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/8133358460835506Stadler, Thiago Davidhttp://lattes.cnpq.br/6488253625581935Zmijewski, Marcos Adriano2019-04-12T14:13:32Z2019-04-12T14:13:32Z2018-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16198ark:/26339/001300000tms5porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-13T06:01:24Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-13T06:01:24Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Epicuro: da decadência da pólis à edificação do sábio
Epicuro: from decolence of pólis to the building of wisdom
title Epicuro: da decadência da pólis à edificação do sábio
spellingShingle Epicuro: da decadência da pólis à edificação do sábio
Zmijewski, Marcos Adriano
Epicuro
Autárkeia
Láthe biôsas
Amizade
Sabedoria
Epicurus
Friendship
Wisdom
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short Epicuro: da decadência da pólis à edificação do sábio
title_full Epicuro: da decadência da pólis à edificação do sábio
title_fullStr Epicuro: da decadência da pólis à edificação do sábio
title_full_unstemmed Epicuro: da decadência da pólis à edificação do sábio
title_sort Epicuro: da decadência da pólis à edificação do sábio
author Zmijewski, Marcos Adriano
author_facet Zmijewski, Marcos Adriano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spinelli, Miguel
http://lattes.cnpq.br/4981522004554524
Silva, Jose Lourenco Pereira da
http://lattes.cnpq.br/8133358460835506
Stadler, Thiago David
http://lattes.cnpq.br/6488253625581935
dc.contributor.author.fl_str_mv Zmijewski, Marcos Adriano
dc.subject.por.fl_str_mv Epicuro
Autárkeia
Láthe biôsas
Amizade
Sabedoria
Epicurus
Friendship
Wisdom
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic Epicuro
Autárkeia
Láthe biôsas
Amizade
Sabedoria
Epicurus
Friendship
Wisdom
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description Considerando a importância que o estudo da filosofia de Epicuro possui para uma melhor administração da vida, nos ocupamos, no presente trabalho, em realizar um estudo acerca de duas condutas de vida recomendadas por ela: cuide de si mesmo e viva ocultamente. Para tanto, antes de investigarmos o papel que elas representavam dentro da arquitetônica epicurista, tivemos que, num primeiro momento, analisar o contexto no qual Epicuro desenvolveu o seu pensamento, procurando entender o que o levou a evitar toda e qualquer atividade pública, bem como conhecer as fontes que ele se serviu para estruturar inicialmente o seu pensamento. Num segundo momento, estudamos a contribuição que o saber oriundo da canônica e da física proporcionam para o viver bem (isto é, ter prazer em viver), compreendendo-as como disciplinas propedêuticas. Fazendo isso, notamos que tanto o cuidado de si, que vem expresso pelo conceito de autárkeia, como o “viva distanciado”, reproduzido pela máxima láthe biôsas, são indispensáveis para o alcance da ataraxia, ou, ainda, para o alcance da serena alegria de viver. Tal estudo se faz possível mediante uma análise detalhada dos poucos e seletos textos sobre a doutrina de Epicuro que chegaram até nós, bem como daqueles que a tradição filosófica que o sucedeu se ocupou em prover. Constatou-se, com a presente pesquisa, que ambas as condutas são pouco exploradas e comentadas entre os estudiosos da obra epicurista. No entanto, elas ocupam um lugar central dentro do éthos filosófico de Epicuro, quer pelo significado que possuem, quer pela relação que estabelecem com outros conceitos de sua filosofia, como, por exemplo, o de liberdade (eleuthería), de amizade (philía), de equilíbrio do corpo e da alma (eustátheia), dentre outros. Constatamos, além disso, que, a filosofia de Epicuro, desde sua fundação, sob os conceitos da autárkeia e da láthe biôsas, buscou primordialmente atender necessidades pessoais do viver humano em busca de uma vida serena e tranquila, e, sobretudo, de bem-estar, de satisfação e de felicidade. Dado que a filosofia de Epicuro jamais se ocupou em formular idealmente um viver humano desvinculado das experiências da vida, ela se construiu e resultou, enfim, numa filosofia vivida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-06
2019-04-12T14:13:32Z
2019-04-12T14:13:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16198
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000tms5
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16198
identifier_str_mv ark:/26339/001300000tms5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Filosofia
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Filosofia
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172396977487872