Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000nkst |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2032 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_71b5e40086847f98736fc84cd9022a7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2032 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiaisInclusãoPráticas pedagógicasEscola regularEscola inclusivaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.This paper presents some dilemmas for many educators regarding the process of inclusion of pupils with special educational needs in mainstream schools, addressing the importance of preparing both materially and personally involved in all of the teaching - learning. This is a study using such reasoning, the theory and concepts of different authors from different teachers. This study aims to analyze the thinking of some of the regular education teachers on inclusion. The inclusion crafted a qualitative perspective, in line with the teaching and learning, makes students learn to live with differences and become citizens in solidarity. The purpose of this study is to allow those involved with the educational system, a discussion about the need for the inclusion becomes a reality in every classroom, making the school environment in a genuinely democratic space where everyone shared the knowledge and experience between them so that their fundamental rights are respected.Este trabalho apresenta alguns dilemas vividos por muitos educadores frente ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular abordando a importância da preparação tanto de forma material quanto de forma pessoal de todos envolvidos no processo de ensino - aprendizagem. Trata-se de um estudo utilizando como fundamentação, a teoria de diferentes autores e concepções de diferentes professores. O presente trabalho tem como objetivo analisar o pensamento de alguns educadores da rede regular ensino sobre a inclusão. A inclusão trabalhada numa perspectiva qualitativa, em consonância com o processo de ensino-aprendizagem, faz com que os alunos aprendem a conviver com a diferença e se tornarem cidadãos solidários. A finalidade desse estudo é permitir aos envolvidos com o sistema educacional; uma reflexão a respeito da necessidade de se tornar realidade a inclusão em cada sala de aula, transformando o ambiente escolar em um espaço genuinamente democrático, onde todos partilharam o conhecimento e a experiência entre eles de maneira que seus direitos fundamentais sejam respeitados.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMattei, GiovanaGherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos2016-08-17T14:12:29Z2016-08-17T14:12:29Z2011-01-172011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2032ark:/26339/001300000nkstporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:58:24Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:58:24Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais |
title |
Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais |
spellingShingle |
Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais Gherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos Inclusão Práticas pedagógicas Escola regular Escola inclusiva |
title_short |
Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais |
title_full |
Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais |
title_fullStr |
Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais |
title_full_unstemmed |
Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais |
title_sort |
Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais |
author |
Gherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos |
author_facet |
Gherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mattei, Giovana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Práticas pedagógicas Escola regular Escola inclusiva |
topic |
Inclusão Práticas pedagógicas Escola regular Escola inclusiva |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-17 2011 2016-08-17T14:12:29Z 2016-08-17T14:12:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2032 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000nkst |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2032 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000nkst |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172369154572288 |