Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000nkst
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2032
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_71b5e40086847f98736fc84cd9022a7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2032
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiaisInclusãoPráticas pedagógicasEscola regularEscola inclusivaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.This paper presents some dilemmas for many educators regarding the process of inclusion of pupils with special educational needs in mainstream schools, addressing the importance of preparing both materially and personally involved in all of the teaching - learning. This is a study using such reasoning, the theory and concepts of different authors from different teachers. This study aims to analyze the thinking of some of the regular education teachers on inclusion. The inclusion crafted a qualitative perspective, in line with the teaching and learning, makes students learn to live with differences and become citizens in solidarity. The purpose of this study is to allow those involved with the educational system, a discussion about the need for the inclusion becomes a reality in every classroom, making the school environment in a genuinely democratic space where everyone shared the knowledge and experience between them so that their fundamental rights are respected.Este trabalho apresenta alguns dilemas vividos por muitos educadores frente ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular abordando a importância da preparação tanto de forma material quanto de forma pessoal de todos envolvidos no processo de ensino - aprendizagem. Trata-se de um estudo utilizando como fundamentação, a teoria de diferentes autores e concepções de diferentes professores. O presente trabalho tem como objetivo analisar o pensamento de alguns educadores da rede regular ensino sobre a inclusão. A inclusão trabalhada numa perspectiva qualitativa, em consonância com o processo de ensino-aprendizagem, faz com que os alunos aprendem a conviver com a diferença e se tornarem cidadãos solidários. A finalidade desse estudo é permitir aos envolvidos com o sistema educacional; uma reflexão a respeito da necessidade de se tornar realidade a inclusão em cada sala de aula, transformando o ambiente escolar em um espaço genuinamente democrático, onde todos partilharam o conhecimento e a experiência entre eles de maneira que seus direitos fundamentais sejam respeitados.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoMattei, GiovanaGherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos2016-08-17T14:12:29Z2016-08-17T14:12:29Z2011-01-172011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2032ark:/26339/001300000nkstporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:58:24Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:58:24Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
title Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
spellingShingle Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
Gherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos
Inclusão
Práticas pedagógicas
Escola regular
Escola inclusiva
title_short Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
title_full Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
title_fullStr Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
title_full_unstemmed Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
title_sort Centro educacional e escola regular: uma parceria a favor da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais
author Gherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos
author_facet Gherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattei, Giovana
dc.contributor.author.fl_str_mv Gherardi, Aline Carla Ferreira Teixeira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Práticas pedagógicas
Escola regular
Escola inclusiva
topic Inclusão
Práticas pedagógicas
Escola regular
Escola inclusiva
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-17
2011
2016-08-17T14:12:29Z
2016-08-17T14:12:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2032
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000nkst
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2032
identifier_str_mv ark:/26339/001300000nkst
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172369154572288