Paralelização de algoritmos sequenciais de ray-tracing utilizando técnicas de divisão e conquista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pahins, Cícero Augusto de Lara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000014qzh
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15430
Resumo: Ray-tracing is an important technique to obtain photo-realistic images. The basic algorithm is well-known. Its applicability is restricted by the high demands on processing required to check collision between all rays and primitives of a scene. Therefore, acceleration methods are needed. Recently, solutions that do not use any data structure for spatial subdivision have been proposed. These solutions implicitly subdivide the scene by using divide-and-conquer techniques. Thus, this work presents a new parallel algorithm for ray-tracing based on the divide and conquer paradigm, which allows to run individual instances of sequential algorithms concurrently and then combine the results in order to get the final image. The algorithm introduces a parallel scheme that, without using any data structure for spatial division, maintains memory management minimum and deterministic. Initially, the scene is divided into sub-scenes and data uniformly distributed in the parallel hardware. After, an iterative three-step process is performed until the ray-tracing is completed. Results show that our solution speeds up a sequential state-of-the-art algorithm by about 2.42 times when running in a four-thread configuration.
id UFSM_75c27d282edb3b577281fbd67cdc9f30
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15430
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Paralelização de algoritmos sequenciais de ray-tracing utilizando técnicas de divisão e conquistaParallelization of sequential ray-tracing algorithms using divide-and-conquer techniquesAlgoritmoDivisão e conquistaParalelizaçãoRay-tracingAlgorithmDivide-and-conquerMultithreadRay-tracingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAORay-tracing is an important technique to obtain photo-realistic images. The basic algorithm is well-known. Its applicability is restricted by the high demands on processing required to check collision between all rays and primitives of a scene. Therefore, acceleration methods are needed. Recently, solutions that do not use any data structure for spatial subdivision have been proposed. These solutions implicitly subdivide the scene by using divide-and-conquer techniques. Thus, this work presents a new parallel algorithm for ray-tracing based on the divide and conquer paradigm, which allows to run individual instances of sequential algorithms concurrently and then combine the results in order to get the final image. The algorithm introduces a parallel scheme that, without using any data structure for spatial division, maintains memory management minimum and deterministic. Initially, the scene is divided into sub-scenes and data uniformly distributed in the parallel hardware. After, an iterative three-step process is performed until the ray-tracing is completed. Results show that our solution speeds up a sequential state-of-the-art algorithm by about 2.42 times when running in a four-thread configuration.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESRay-tracing é uma importante técnica para a obtenção de imagens foto-realísticas. O algoritmo básico é bem conhecido e consiste no teste de colisão entre todos os raios e primitivas de uma cena, o que restringe sua aplicabilidade devido à alta complexidade. Portanto, métodos de aceleração são necessários. Recentemente, foram propostas soluções que não utilizam nenhuma estrutura de dados para a subdivisão espacial, fato inédito até então. Estas soluções subdividem a cena de maneira implícita através de técnicas de dividir para conquistar. Deste modo, este trabalho apresenta um novo algoritmo paralelo de ray-tracing baseado no paradigma de divisão e conquista que é capaz de executar concorrentemente instâncias individuais de algoritmos sequencias e unir os resultados a fim de obter a imagem final. O algoritmo introduz um esquema paralelo que, sem a utilização de nenhuma estrutura de dados para a subdivisão espacial, mantém o gerenciamento de memória mínimo e determinístico. Inicialmente, a cena é dividida em sub-cenas e os dados uniformemente distribuídos no hardware paralelo. Após, é executado um processo iterativo de três etapas até a conclusão do ray-tracing. Resultados mostram que a solução torna a execução de um algoritmo do estado-da-arte cerca de 2.42 vezes mais rápida em uma configuração de quatro threads.Universidade Federal de Santa MariaBrasilCiência da ComputaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoCentro de TecnologiaPozzer, Cesar Tadeuhttp://lattes.cnpq.br/4519764091092504Stein, Benhur de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4640320476003795Comba, João Luiz Dihlhttp://lattes.cnpq.br/0988994019537246Pahins, Cícero Augusto de Lara2019-01-22T10:26:01Z2019-01-22T10:26:01Z2015-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15430ark:/26339/0013000014qzhporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-23T05:00:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-23T05:00:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Paralelização de algoritmos sequenciais de ray-tracing utilizando técnicas de divisão e conquista
Parallelization of sequential ray-tracing algorithms using divide-and-conquer techniques
title Paralelização de algoritmos sequenciais de ray-tracing utilizando técnicas de divisão e conquista
spellingShingle Paralelização de algoritmos sequenciais de ray-tracing utilizando técnicas de divisão e conquista
Pahins, Cícero Augusto de Lara
Algoritmo
Divisão e conquista
Paralelização
Ray-tracing
Algorithm
Divide-and-conquer
Multithread
Ray-tracing
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Paralelização de algoritmos sequenciais de ray-tracing utilizando técnicas de divisão e conquista
title_full Paralelização de algoritmos sequenciais de ray-tracing utilizando técnicas de divisão e conquista
title_fullStr Paralelização de algoritmos sequenciais de ray-tracing utilizando técnicas de divisão e conquista
title_full_unstemmed Paralelização de algoritmos sequenciais de ray-tracing utilizando técnicas de divisão e conquista
title_sort Paralelização de algoritmos sequenciais de ray-tracing utilizando técnicas de divisão e conquista
author Pahins, Cícero Augusto de Lara
author_facet Pahins, Cícero Augusto de Lara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pozzer, Cesar Tadeu
http://lattes.cnpq.br/4519764091092504
Stein, Benhur de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/4640320476003795
Comba, João Luiz Dihl
http://lattes.cnpq.br/0988994019537246
dc.contributor.author.fl_str_mv Pahins, Cícero Augusto de Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmo
Divisão e conquista
Paralelização
Ray-tracing
Algorithm
Divide-and-conquer
Multithread
Ray-tracing
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Algoritmo
Divisão e conquista
Paralelização
Ray-tracing
Algorithm
Divide-and-conquer
Multithread
Ray-tracing
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Ray-tracing is an important technique to obtain photo-realistic images. The basic algorithm is well-known. Its applicability is restricted by the high demands on processing required to check collision between all rays and primitives of a scene. Therefore, acceleration methods are needed. Recently, solutions that do not use any data structure for spatial subdivision have been proposed. These solutions implicitly subdivide the scene by using divide-and-conquer techniques. Thus, this work presents a new parallel algorithm for ray-tracing based on the divide and conquer paradigm, which allows to run individual instances of sequential algorithms concurrently and then combine the results in order to get the final image. The algorithm introduces a parallel scheme that, without using any data structure for spatial division, maintains memory management minimum and deterministic. Initially, the scene is divided into sub-scenes and data uniformly distributed in the parallel hardware. After, an iterative three-step process is performed until the ray-tracing is completed. Results show that our solution speeds up a sequential state-of-the-art algorithm by about 2.42 times when running in a four-thread configuration.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-27
2019-01-22T10:26:01Z
2019-01-22T10:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15430
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000014qzh
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15430
identifier_str_mv ark:/26339/0013000014qzh
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Ciência da Computação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Ciência da Computação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172448826425344