A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000009p74 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2525 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_768bd1ff2b2f04513edb1c768842095d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2525 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surdaLibras (Língua Brasileira de Sinais)Cultura surdaEducaçãoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este trabalho visa verificar a importância da Língua de Sinais na vida de um sujeito surdo pertencente à comunidade surda. Para isso pretende-se analisar os fatores sociais, educacionais e familiares que influenciaram na aquisição dessa Língua. A sociedade passa por diversidades que influenciam nas relações sociais e comportamentais dos seres humanos, por isso esta pesquisa se faz necessário por contemplar novas formas de relações humanas entendendo as culturas, a linguagem e as diferenças que existem entre os homens. O embasamento teórico dessa pesquisa aborda questões como a cultura, a educação, a linguagem e a identidade dos surdos. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem descritiva/qualitativa, do tipo história de vida. Para a construção da pesquisa realizou-se uma entrevista semi-estruturada com um jovem de 25 anos. Utilizou-se essa metodologia com intuito de compreender os fatores sociais, educacionais e familiares que influenciaram na aquisição da Língua de Sinais da pessoa surda pesquisada. Os resultados apontam que a Língua de Sinais é muito importante para o desenvolvimento pleno do sujeito surdo e que o acesso a LIBRAS desde cedo é primordial na construção da identidade da pessoa surda nos aspectos lingüístico, cognitivo e social, além de garantir ao surdo seu direito a uma língua de fato.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCasarin, Melânia de MeloLima, Juliana Corrêa de2017-01-13T13:33:33Z2017-01-13T13:33:33Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2525ark:/26339/0013000009p74porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:59:33Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:59:33Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda |
title |
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda |
spellingShingle |
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda Lima, Juliana Corrêa de Libras (Língua Brasileira de Sinais) Cultura surda Educação |
title_short |
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda |
title_full |
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda |
title_fullStr |
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda |
title_full_unstemmed |
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda |
title_sort |
A língua de sinais como principal fator de constituição de vida da pessoa surda |
author |
Lima, Juliana Corrêa de |
author_facet |
Lima, Juliana Corrêa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Casarin, Melânia de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Juliana Corrêa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras (Língua Brasileira de Sinais) Cultura surda Educação |
topic |
Libras (Língua Brasileira de Sinais) Cultura surda Educação |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2017-01-13T13:33:33Z 2017-01-13T13:33:33Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2525 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000009p74 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2525 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000009p74 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172311476600832 |