Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Fernanda dos Santos Brum
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000mrh7
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12434
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.
id UFSM_771354372153cf6781f388876cc7eba3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12434
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçárioEducação infantilPráticas pedagógicas com bebêsCurrículoInfant educationPedagogical practices with babiesCurriculumCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.This research had as objective to understand and to reflect the pedagogical practices of a nursery in a public school of the municipality of Jaguarão / RS. The study was an action research methodology. The main theorists and authors who supported this study were: FOCCHI (2015), BARBOSA (2010), MALAGUZZI (2016), RINALDI (2014) among other authors of great contribution. In this sense, eight interventions were performed with babies, moments in which teacher and researcher reflected on the actions of the babies in the midst of pedagogical practices. The researcher with the collaboration of the teacher made proposals that respected the specificities of the nursery, that is, explorations through the senses, thus breaking with the adultcentric look of pedagogical practices where infants were habitually seen as "students" and sometimes as without possibilities and In this logic they were restricted only to receiving care. The result of this study was to reflect a possible curriculum of listening, where the babies are active, protagonists, subjects of rights, who have access to an instigating space and of proposals that meet their specificities, materializing with explorations through the Senses in which the teacher is the researcher of their practices that reflects, acts, interacts and also questions the institution itself, in order to perform a listening work with the babies, in this collective space called school. Thus, we find that the possible curricula are in babies.Esta pesquisa teve como objetivo compreender e refletir as práticas pedagógicas de um berçário em uma escola pública do município de Jaguarão/RS. O estudo teve como metodologia uma pesquisa-ação. Os principais teóricos e autores que respaldaram este estudo foram: FOCCHI (2015), BARBOSA (2010), MALAGUZZI (2016), RINALDI (2014) entre outros autores de grande contribuição. Neste sentido, foram realizadas oito intervenções com bebês, momentos em que professora e pesquisadora refletiram sobre as ações dos bebês em meio as práticas pedagógicas. A pesquisadora com a colaboração da professora realizou propostas que respeitaram as especificidades do berçário, ou seja, explorações através dos sentidos, rompendo assim com o olhar adultocêntrico das práticas pedagógicas onde habitualmente os bebês eram vistos como “alunos” e outras vezes como sem possibilidades e nesta lógica ficavam restritos apenas a receber cuidados. O resultado deste estudo foi refletir um currículo possível, de escuta, onde os bebês são ativos, protagonistas, sujeitos de direitos, que têm acesso a um espaço instigador e de propostas que venham ao encontro de suas especificidades, materializando-se com explorações através dos sentidos em que o professor é o pesquisador das suas práticas que reflete, age, interage e também questiona a própria instituição, a fim de realizar um trabalho de escuta com os bebês, neste espaço coletivo chamado escola. Assim, descobrimos que os currículos possíveis estão nos bebês.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoMello, Débora Teixeira deCabral, Fernanda dos Santos Brum2018-02-15T12:07:08Z2018-02-15T12:07:08Z2016-09-092016Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12434ark:/26339/001300000mrh7porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-03-01T14:21:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12434Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-03-01T14:21:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçário
title Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçário
spellingShingle Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçário
Cabral, Fernanda dos Santos Brum
Educação infantil
Práticas pedagógicas com bebês
Currículo
Infant education
Pedagogical practices with babies
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçário
title_full Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçário
title_fullStr Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçário
title_full_unstemmed Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçário
title_sort Currículo na educação infantil: as linguagens dos bebês nas práticas pedagógicas do berçário
author Cabral, Fernanda dos Santos Brum
author_facet Cabral, Fernanda dos Santos Brum
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Débora Teixeira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Fernanda dos Santos Brum
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Práticas pedagógicas com bebês
Currículo
Infant education
Pedagogical practices with babies
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Práticas pedagógicas com bebês
Currículo
Infant education
Pedagogical practices with babies
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-09
2016
2018-02-15T12:07:08Z
2018-02-15T12:07:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12434
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000mrh7
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12434
identifier_str_mv ark:/26339/001300000mrh7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172363375869952