Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breunig, Eduarda
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Goldschmidt, Andréa Inês, Richter, Luciana
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000tdbk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32479
Resumo: Este material didático construído e oferecido aos professores foi produzido no Laboratório de Ensino e junto ao Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, como parte do Projeto “Ensino em ciências: sinalizando possibilidades de parcerias”. O material corresponde a uma sequência didática a ser desenvolvida com alunos de anos iniciais para que os professores possam trabalhar a partir de dois clássicos infantis já consolidados no universo infantil, Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos. O foco é o desenvolvimento de temáticas associadas ao ensino de ciências visando promover a alfabetização científica, associando à própria importância da leitura. Por meio desse enfoque estaremos neste material, promovendo alfabetização científica por meio das informações e atividades propostas para trabalhar acerca dos personagens lobo e cateto, mostrando o quanto são importantes na natureza. A proposta traz as versões reescritas, nas quais o lobo se faz presente, nas histórias Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos, e nas quais iremos explorar o personagem lobo guará, pois acreditamos que o mesmo pode constituir uma fonte riquíssima de informações e conhecimentos da ciência. Abordaremos sobre o nicho ecológico, estado de conservação, hábitat e características gerais, propondo aulas expositivas dialogadas e contos reescritos sobre estes animais, bem como atividades lúdicas relacionadas.
id UFSM_78728545d5198dde6e26e81ca8ed924b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/32479
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aulahistórias infantissequencia didáticaformação de professoresCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRAEste material didático construído e oferecido aos professores foi produzido no Laboratório de Ensino e junto ao Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, como parte do Projeto “Ensino em ciências: sinalizando possibilidades de parcerias”. O material corresponde a uma sequência didática a ser desenvolvida com alunos de anos iniciais para que os professores possam trabalhar a partir de dois clássicos infantis já consolidados no universo infantil, Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos. O foco é o desenvolvimento de temáticas associadas ao ensino de ciências visando promover a alfabetização científica, associando à própria importância da leitura. Por meio desse enfoque estaremos neste material, promovendo alfabetização científica por meio das informações e atividades propostas para trabalhar acerca dos personagens lobo e cateto, mostrando o quanto são importantes na natureza. A proposta traz as versões reescritas, nas quais o lobo se faz presente, nas histórias Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos, e nas quais iremos explorar o personagem lobo guará, pois acreditamos que o mesmo pode constituir uma fonte riquíssima de informações e conhecimentos da ciência. Abordaremos sobre o nicho ecológico, estado de conservação, hábitat e características gerais, propondo aulas expositivas dialogadas e contos reescritos sobre estes animais, bem como atividades lúdicas relacionadas.BrasilBreunig, EduardaGoldschmidt, Andréa InêsRichter, LucianaBreunig, EduardaGoldschmidt, Andréa InêsRichter, Luciana2024-07-25T14:23:39Z2024-07-25T14:23:39Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-85653-81-7http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32479ark:/26339/001300000tdbkporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-07-25T14:23:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/32479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-07-25T14:23:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula
title Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula
spellingShingle Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula
Breunig, Eduarda
histórias infantis
sequencia didática
formação de professores
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
title_short Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula
title_full Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula
title_fullStr Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula
title_full_unstemmed Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula
title_sort Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula
author Breunig, Eduarda
author_facet Breunig, Eduarda
Goldschmidt, Andréa Inês
Richter, Luciana
author_role author
author2 Goldschmidt, Andréa Inês
Richter, Luciana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Breunig, Eduarda
Goldschmidt, Andréa Inês
Richter, Luciana
dc.contributor.author.fl_str_mv Breunig, Eduarda
Goldschmidt, Andréa Inês
Richter, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv histórias infantis
sequencia didática
formação de professores
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
topic histórias infantis
sequencia didática
formação de professores
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
description Este material didático construído e oferecido aos professores foi produzido no Laboratório de Ensino e junto ao Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, como parte do Projeto “Ensino em ciências: sinalizando possibilidades de parcerias”. O material corresponde a uma sequência didática a ser desenvolvida com alunos de anos iniciais para que os professores possam trabalhar a partir de dois clássicos infantis já consolidados no universo infantil, Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos. O foco é o desenvolvimento de temáticas associadas ao ensino de ciências visando promover a alfabetização científica, associando à própria importância da leitura. Por meio desse enfoque estaremos neste material, promovendo alfabetização científica por meio das informações e atividades propostas para trabalhar acerca dos personagens lobo e cateto, mostrando o quanto são importantes na natureza. A proposta traz as versões reescritas, nas quais o lobo se faz presente, nas histórias Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos, e nas quais iremos explorar o personagem lobo guará, pois acreditamos que o mesmo pode constituir uma fonte riquíssima de informações e conhecimentos da ciência. Abordaremos sobre o nicho ecológico, estado de conservação, hábitat e características gerais, propondo aulas expositivas dialogadas e contos reescritos sobre estes animais, bem como atividades lúdicas relacionadas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-25T14:23:39Z
2024-07-25T14:23:39Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-65-85653-81-7
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32479
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000tdbk
identifier_str_mv 978-65-85653-81-7
ark:/26339/001300000tdbk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612503794810880