Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000tdbk |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32479 |
Resumo: | Este material didático construído e oferecido aos professores foi produzido no Laboratório de Ensino e junto ao Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, como parte do Projeto “Ensino em ciências: sinalizando possibilidades de parcerias”. O material corresponde a uma sequência didática a ser desenvolvida com alunos de anos iniciais para que os professores possam trabalhar a partir de dois clássicos infantis já consolidados no universo infantil, Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos. O foco é o desenvolvimento de temáticas associadas ao ensino de ciências visando promover a alfabetização científica, associando à própria importância da leitura. Por meio desse enfoque estaremos neste material, promovendo alfabetização científica por meio das informações e atividades propostas para trabalhar acerca dos personagens lobo e cateto, mostrando o quanto são importantes na natureza. A proposta traz as versões reescritas, nas quais o lobo se faz presente, nas histórias Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos, e nas quais iremos explorar o personagem lobo guará, pois acreditamos que o mesmo pode constituir uma fonte riquíssima de informações e conhecimentos da ciência. Abordaremos sobre o nicho ecológico, estado de conservação, hábitat e características gerais, propondo aulas expositivas dialogadas e contos reescritos sobre estes animais, bem como atividades lúdicas relacionadas. |
id |
UFSM_78728545d5198dde6e26e81ca8ed924b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/32479 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aulahistórias infantissequencia didáticaformação de professoresCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRAEste material didático construído e oferecido aos professores foi produzido no Laboratório de Ensino e junto ao Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, como parte do Projeto “Ensino em ciências: sinalizando possibilidades de parcerias”. O material corresponde a uma sequência didática a ser desenvolvida com alunos de anos iniciais para que os professores possam trabalhar a partir de dois clássicos infantis já consolidados no universo infantil, Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos. O foco é o desenvolvimento de temáticas associadas ao ensino de ciências visando promover a alfabetização científica, associando à própria importância da leitura. Por meio desse enfoque estaremos neste material, promovendo alfabetização científica por meio das informações e atividades propostas para trabalhar acerca dos personagens lobo e cateto, mostrando o quanto são importantes na natureza. A proposta traz as versões reescritas, nas quais o lobo se faz presente, nas histórias Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos, e nas quais iremos explorar o personagem lobo guará, pois acreditamos que o mesmo pode constituir uma fonte riquíssima de informações e conhecimentos da ciência. Abordaremos sobre o nicho ecológico, estado de conservação, hábitat e características gerais, propondo aulas expositivas dialogadas e contos reescritos sobre estes animais, bem como atividades lúdicas relacionadas.BrasilBreunig, EduardaGoldschmidt, Andréa InêsRichter, LucianaBreunig, EduardaGoldschmidt, Andréa InêsRichter, Luciana2024-07-25T14:23:39Z2024-07-25T14:23:39Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-85653-81-7http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32479ark:/26339/001300000tdbkporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-07-25T14:23:39Zoai:repositorio.ufsm.br:1/32479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-07-25T14:23:39Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula |
title |
Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula |
spellingShingle |
Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula Breunig, Eduarda histórias infantis sequencia didática formação de professores CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
title_short |
Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula |
title_full |
Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula |
title_fullStr |
Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula |
title_sort |
Contos infantis e estratégias de ensino em ciências para aprender e se divertir em sala de aula |
author |
Breunig, Eduarda |
author_facet |
Breunig, Eduarda Goldschmidt, Andréa Inês Richter, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Goldschmidt, Andréa Inês Richter, Luciana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Breunig, Eduarda Goldschmidt, Andréa Inês Richter, Luciana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breunig, Eduarda Goldschmidt, Andréa Inês Richter, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
histórias infantis sequencia didática formação de professores CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
topic |
histórias infantis sequencia didática formação de professores CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
description |
Este material didático construído e oferecido aos professores foi produzido no Laboratório de Ensino e junto ao Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria, como parte do Projeto “Ensino em ciências: sinalizando possibilidades de parcerias”. O material corresponde a uma sequência didática a ser desenvolvida com alunos de anos iniciais para que os professores possam trabalhar a partir de dois clássicos infantis já consolidados no universo infantil, Chapeuzinho Vermelho e os Três Porquinhos. O foco é o desenvolvimento de temáticas associadas ao ensino de ciências visando promover a alfabetização científica, associando à própria importância da leitura. Por meio desse enfoque estaremos neste material, promovendo alfabetização científica por meio das informações e atividades propostas para trabalhar acerca dos personagens lobo e cateto, mostrando o quanto são importantes na natureza. A proposta traz as versões reescritas, nas quais o lobo se faz presente, nas histórias Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos, e nas quais iremos explorar o personagem lobo guará, pois acreditamos que o mesmo pode constituir uma fonte riquíssima de informações e conhecimentos da ciência. Abordaremos sobre o nicho ecológico, estado de conservação, hábitat e características gerais, propondo aulas expositivas dialogadas e contos reescritos sobre estes animais, bem como atividades lúdicas relacionadas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-25T14:23:39Z 2024-07-25T14:23:39Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-65-85653-81-7 http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32479 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000tdbk |
identifier_str_mv |
978-65-85653-81-7 ark:/26339/001300000tdbk |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612503794810880 |