Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magarinus, Renata
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000016hjn
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10933
Resumo: The present work aims to present a proposal for the introduction and exploration of the main concepts in the study of affine and quadratic functions. This proposal was developed from the realization, through preliminary studies, the existence of difficulties in relation to learning and understanding of concepts related to this topic. Considering the importance of the study of functions in the school curriculum and understanding of phenomena related to different areas of knowledge, the activities that make up this proposal are based on the ideas that learning occurs through a process of knowledge construction and social interaction. Furthermore, believing that contextualization of content and interdisciplinarity to corroborate the significant learning of mathematics, our work proposes a sequence of activities from, real problems will explore the main concepts in the study of affine and quadratic functions. To assist students in solving problems and exploring these concepts and use the learning objects, more specifically, softwares Tracker and GeoGebra. We believe that this proposal will contribute to improving the quality of mathematics teaching and more specifically for teaching functions. Moreover, this work could serve as inspiration for math teachers to create new teaching methodologies.
id UFSM_7941020e3e8d5dd2f163c2d8ee6411b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/10933
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagemA proposal for the teaching of functions through the use of learning objectsEnsino e aprendizagem da matemáticaEnsino de funçõesResolução de problemasObjetos de aprendizagemTeaching and learning of mathematicsTeaching functionsProblems solvingLearning objectsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThe present work aims to present a proposal for the introduction and exploration of the main concepts in the study of affine and quadratic functions. This proposal was developed from the realization, through preliminary studies, the existence of difficulties in relation to learning and understanding of concepts related to this topic. Considering the importance of the study of functions in the school curriculum and understanding of phenomena related to different areas of knowledge, the activities that make up this proposal are based on the ideas that learning occurs through a process of knowledge construction and social interaction. Furthermore, believing that contextualization of content and interdisciplinarity to corroborate the significant learning of mathematics, our work proposes a sequence of activities from, real problems will explore the main concepts in the study of affine and quadratic functions. To assist students in solving problems and exploring these concepts and use the learning objects, more specifically, softwares Tracker and GeoGebra. We believe that this proposal will contribute to improving the quality of mathematics teaching and more specifically for teaching functions. Moreover, this work could serve as inspiration for math teachers to create new teaching methodologies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para a introdução e exploração dos principais conceitos presentes no estudo de funções afins e quadráticas. Esta proposta foi elaborada a partir da constatação, através de estudos preliminares, da existência de dificuldades em relação à compreensão e aprendizagem dos conceitos relacionados a este tema. Considerando a importância do estudo de funções no currículo escolar e na compreensão de fenômenos relacionados a diversas áreas do conhecimento, as atividades que compõem esta proposta estão fundamentadas nas ideias de que a aprendizagem se dá através de um processo de construção do conhecimento e pela interação social. Além disso, acreditando que a contextualização dos conteúdos e a interdisciplinaridade corroboram para a aprendizagem significativa da matemática, nosso trabalho propõe uma sequência de atividades que, a partir de problemas reais, pretende explorar os principais conceitos presentes no estudo de funções afins e quadráticas. Para auxiliar os alunos na resolução dos problemas e na exploração destes conceitos, utilizamos os objetos de aprendizagem, mais especificamente, os softwares Tracker e GeoGebra. Acreditamos que esta proposta poderá contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da matemática e mais especificamente para o ensino de funções. Além disso, este trabalho poderá servir como inspiração aos professores de matemática para a criação de novas metodologias de ensino.Universidade Federal de Santa MariaBRMatemáticaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalBuligon, Lidianehttp://lattes.cnpq.br/4755671184790141Martins, Márcio Marqueshttp://lattes.cnpq.br/3000763401885447Mathias, Carmen Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645Binotto, Rosane Rossatohttp://lattes.cnpq.br/8059897953145337Magarinus, Renata2016-06-272016-06-272013-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMAGARINUS, Renata. A proposal for the teaching of functions through the use of learning objects. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10933ark:/26339/0013000016hjnporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-06-12T17:50:05Zoai:repositorio.ufsm.br:1/10933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-06-12T17:50:05Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem
A proposal for the teaching of functions through the use of learning objects
title Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem
spellingShingle Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem
Magarinus, Renata
Ensino e aprendizagem da matemática
Ensino de funções
Resolução de problemas
Objetos de aprendizagem
Teaching and learning of mathematics
Teaching functions
Problems solving
Learning objects
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem
title_full Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem
title_fullStr Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem
title_sort Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem
author Magarinus, Renata
author_facet Magarinus, Renata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buligon, Lidiane
http://lattes.cnpq.br/4755671184790141
Martins, Márcio Marques
http://lattes.cnpq.br/3000763401885447
Mathias, Carmen Vieira
http://lattes.cnpq.br/0112509701698645
Binotto, Rosane Rossato
http://lattes.cnpq.br/8059897953145337
dc.contributor.author.fl_str_mv Magarinus, Renata
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem da matemática
Ensino de funções
Resolução de problemas
Objetos de aprendizagem
Teaching and learning of mathematics
Teaching functions
Problems solving
Learning objects
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino e aprendizagem da matemática
Ensino de funções
Resolução de problemas
Objetos de aprendizagem
Teaching and learning of mathematics
Teaching functions
Problems solving
Learning objects
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present work aims to present a proposal for the introduction and exploration of the main concepts in the study of affine and quadratic functions. This proposal was developed from the realization, through preliminary studies, the existence of difficulties in relation to learning and understanding of concepts related to this topic. Considering the importance of the study of functions in the school curriculum and understanding of phenomena related to different areas of knowledge, the activities that make up this proposal are based on the ideas that learning occurs through a process of knowledge construction and social interaction. Furthermore, believing that contextualization of content and interdisciplinarity to corroborate the significant learning of mathematics, our work proposes a sequence of activities from, real problems will explore the main concepts in the study of affine and quadratic functions. To assist students in solving problems and exploring these concepts and use the learning objects, more specifically, softwares Tracker and GeoGebra. We believe that this proposal will contribute to improving the quality of mathematics teaching and more specifically for teaching functions. Moreover, this work could serve as inspiration for math teachers to create new teaching methodologies.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-15
2016-06-27
2016-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGARINUS, Renata. A proposal for the teaching of functions through the use of learning objects. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10933
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000016hjn
identifier_str_mv MAGARINUS, Renata. A proposal for the teaching of functions through the use of learning objects. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
ark:/26339/0013000016hjn
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Matemática
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Matemática
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172458976641024