A gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000ftwg |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1215 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. |
id |
UFSM_7bf5ddebce24f81915ff2f987ecf15c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1215 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativaA perspective on school management democratic communicative actionGestão escolarAção comunicativaGestão democráticaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.This research presents some thoughts on the school management in the contemporary world and the rationalities that constitute one approach to bringing about the Theory of Communicative Action by Jürgen Habermas and prospects before a management school focused to a more democratic and participatory. For the development of this work were performed literature searches in the search for theoretical support to the project desired by some authors selected can quote Jürgen Habermas which is where the main idea of this project, with his Theory of Communicative Action, José Carlos Libâneo , we offer subsidies for a better understanding of the current context of education, Paro Vitor Henrique and Heloise Lück, among other elements that bring us to think the school management. We found great changes in contemporary society that focused directly on educational reforms as a whole, these changes met the preponderance of a rationality that is to overwhelm the education and interfere in all its bodies, including the school management. We thus attempt on the theory of communicative action supports a think management approach built on a less bureaucratic and more participatory, and for that purpose, this paper concludes that, so we can implement a management school built on the model of democratic and communicative paradigm we need to promote the approach and the participation of all stakeholders in the educational process, among them, government agencies, teachers, managers and administrative community to dialogue about the foundations of justification of education, their perspectives and goals. Building this way management can take up key issues that were overlooked by instrumental reason, which are citizenship, ethics, cooperative spirit and social responsibility, and that is only possible through a dialogic and communicative action that fosters openness to discussion and reflections by proposing critical, participative and cooperative.A presente pesquisa apresenta algumas reflexões sobre a Gestão Escolar no mundo contemporâneo e as racionalidades que a constituem, trazendo uma abordagem a respeito da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e suas perspectivas diante de uma gestão escolar voltada a uma prática mais democrática e participativa. Para o desenvolvimento de tal trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas na busca de aportes teóricos de suporte ao projeto pretendido, entre alguns autores selecionados podemos referir Jürgen Habermas de onde parte a idéia principal de tal projeto, com a sua Teoria da Ação Comunicativa, José Carlos Libâneo, que nos oferta subsídios para um melhor entendimento do contexto atual em educação, Vitor Henrique Paro e Heloisa Lück, entre outros, que nos trazem elementos para pensar a gestão escolar. Verificamos na contemporaneidade grandes transformações que incidiram diretamente nas reformas educativas como um todo, nessas mudanças encontramos a preponderância de uma racionalidade instrumental que passa a sobrepujar a educação e interferir em todas as suas instâncias, entre elas, a gestão escolar. Dessa forma, buscamos nos aportes teóricos de ação comunicativa suporte para pensarmos uma gestão construída numa perspectiva menos burocrática e mais participativa, e para tal propósito, o presente trabalho conclui que, para que possamos implementar uma gestão escolar construída nos moldes do paradigma comunicativo e democrático é preciso promover a aproximação e a participação de todos os envolvidos no processo educativo, entre eles, órgãos públicos, professores, gestores administrativos e comunidade para dialogar a respeito das bases de justificação da educação, suas perspectivas e objetivos. Construindo dessa forma uma gestão capaz de retomar questões fundamentais que foram desconsideradas pela razão instrumental, que são a cidadania, a ética, o espírito cooperativo e a responsabilidade social, e isso só será possível mediante uma ação comunicativa e dialógica, que propicie abertura a discussões e reflexões através de uma proposta crítica, participativa e cooperativa.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoKrum, Myrian CunhaBohrer, Jacimira Höher2016-01-19T14:00:57Z2016-01-19T14:00:57Z2009-11-272009Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1215ark:/26339/001300000ftwgporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:59Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:59Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativa A perspective on school management democratic communicative action |
title |
A gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativa |
spellingShingle |
A gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativa Bohrer, Jacimira Höher Gestão escolar Ação comunicativa Gestão democrática |
title_short |
A gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativa |
title_full |
A gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativa |
title_fullStr |
A gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativa |
title_full_unstemmed |
A gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativa |
title_sort |
A gestão escolar na perspectiva democrática da ação comunicativa |
author |
Bohrer, Jacimira Höher |
author_facet |
Bohrer, Jacimira Höher |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Krum, Myrian Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bohrer, Jacimira Höher |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Ação comunicativa Gestão democrática |
topic |
Gestão escolar Ação comunicativa Gestão democrática |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-27 2009 2016-01-19T14:00:57Z 2016-01-19T14:00:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1215 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000ftwg |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1215 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000ftwg |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612437342355456 |