A participação dos professores na gestão escolar democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mora, Thaís Cardoso
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000xxxk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14502
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
id UFSM_7cb0dd98cf61038829b4ea6e6f1e4484
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14502
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A participação dos professores na gestão escolar democráticaLa participación de los profesores en la gestión escolar democráticaGestão escolarParticipação dos professoresEscolas de educação básicaGestión escolarParticipación de los profesoresEscuelas de educación básicaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.Este trabajo enfoca la participación del profesor en la Gestión Escolar Democrática. Su objetivo principal es comprender como se efectiva en la práctica la participación de los profesores en el proceso de democratización en la escuela. Más específicamente, buscamos responder el siguiente problema de pesquisa: De que formas se da la participación de los profesores en la gestión escolar democrática? Para responder esta cuestión de la pesquisa, que permea la participación de los profesores en la gestión democrática escolar, fueron propuestos los siguientes objetivos específicos: Caracterizar de que formas ocurre la participación de los profesores en reuniones con la dirección de la escuela; Comprender como se efectiva el proceso de democratización de la gestión escolar; Analizar la perspectiva del profesor en la tomada de decisiones en la escuela. Para tanto, fue realizada una pesquisa con profesores de la red estadual de la ciudad de Santana do Livramento, mediante la utilización de cuestionarios. En el total, 12 profesores actuantes en 03 escuelas respondieron al cuestionario. Por el análisis de las informaciones colectadas, pudimos afirmar que los profesores son participativos y activos en el ámbito pedagógico y se sienten más seguros en opinar en las reuniones. Pero, en lo que se habla sobre la tomada de decisiones, pudimos verificar que ellos no se consideran participantes activos, seguros y confiantes en opinar.Este trabalho focaliza o estudo da participação dos professores na Gestão Escolar Democrática. Seu objetivo principal é compreender como se efetiva na prática a participação dos professores no processo de democratização da escola. Mais especificamente, buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: De que formas se dá a participação dos professores na gestão escolar democrática? Para responder a questão da pesquisa, que permeia a participação dos professores na gestão democrática escolar, foram propostos os seguintes objetivos específicos: Caracterizar de que formas ocorre a participação dos professores em reuniões com a direção da escola; Compreender como se efetiva o processo de democratização da gestão escolar; Analisar a perspectiva do professor na tomada de decisões da escola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professores da rede estadual da cidade de Sant´Ana do Livramento, mediante a utilização de questionários. No total, 12 professores atuantes em 03 escolas responderam ao questionário. Pela análise das informações coletadas, podemos afirmar que os professores são participativos e ativos no que diz respeito ao âmbito pedagógico e se sentem mais seguros em opinar nas reuniões. Porém, no que diz respeito à participação deles na tomada de decisões, pudemos verificar que eles não se consideram participantes ativos, seguros e confiantes em opinar.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoZambon, Luciana BagolinMora, Thaís Cardoso2018-10-09T15:36:58Z2018-10-09T15:36:58Z2018-06-302018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14502ark:/26339/001300000xxxkporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-08T14:14:25Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-08T14:14:25Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação dos professores na gestão escolar democrática
La participación de los profesores en la gestión escolar democrática
title A participação dos professores na gestão escolar democrática
spellingShingle A participação dos professores na gestão escolar democrática
Mora, Thaís Cardoso
Gestão escolar
Participação dos professores
Escolas de educação básica
Gestión escolar
Participación de los profesores
Escuelas de educación básica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A participação dos professores na gestão escolar democrática
title_full A participação dos professores na gestão escolar democrática
title_fullStr A participação dos professores na gestão escolar democrática
title_full_unstemmed A participação dos professores na gestão escolar democrática
title_sort A participação dos professores na gestão escolar democrática
author Mora, Thaís Cardoso
author_facet Mora, Thaís Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zambon, Luciana Bagolin
dc.contributor.author.fl_str_mv Mora, Thaís Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Participação dos professores
Escolas de educação básica
Gestión escolar
Participación de los profesores
Escuelas de educación básica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão escolar
Participação dos professores
Escolas de educação básica
Gestión escolar
Participación de los profesores
Escuelas de educación básica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-09T15:36:58Z
2018-10-09T15:36:58Z
2018-06-30
2018
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14502
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000xxxk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14502
identifier_str_mv ark:/26339/001300000xxxk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172415720783872