A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000tnwm |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20999 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021. |
id |
UFSM_7d52e66b2bc6ca89ebaaf3444f41e9b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/20999 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020The function of technical-pedagogical support of a NASF-AB: challenges for continuity from the year 2020Núcleo ampliado em saúde da famíliaAtenção primária à saúdeApoio técnico-pedagógicoFinanciamento da saúdePandemiaExtended nucleus in family healthPrimary health careTechnical-pedagogical supportHealth financingCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.The present study is characterized as an experience report, with the objective of reporting the production of meaning experienced by a resident of a Multiprofessional Residency Program with an emphasis on Family Health in a NASF-AB team on its practices, related to institutional and matrix support, more specifically in its technical-pedagogical dimension. The experiences took place during a period marked by challenges arising from the new financing of Primary Health Care and a pandemic scenario. The study was developed from the methodologies of participant observation and reflective narrative and refers to the experiences lived based on the logic of teaching-service integration that occurred between March 2020 and February 2021. The study was organized based on units of meaning, who spoke about: technical-pedagogical function of a NASF-AB team; impacts of the new PHC financing policy; reinvention of the NASF-AB support function in a pandemic scenario. As final considerations, it was possible to understand that even with the challenges arising from new publications on PHC financing and the pandemic scenario, this NASF-AB not only overcame the challenges, but managed to reinvent itself in order to strengthen its technical-pedagogical function. through an effective exercise of matrix and institutional support. Finally, it highlighted the historical relevance of continuing to fight to maintain the performance of specialists in PHC, through this type of nucleus. For it is in the set that the effectiveness of the devices for the management of the expanded clinic, provided for in the National Humanization Policy, is enhanced.O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, e tem como objetivo relatar a produção de significado vivenciado por uma residente de um Programa de Residência Multiprofissional com ênfase em Saúde da Família em uma equipe de NASF-AB sobre suas práticas, relacionadas ao apoio institucional e matricial mais especificamente na sua dimensão técnico-pedagógicas. As vivências ocorreram durante um período marcado por desafios advindos do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde e de um cenário de pandemia. O estudo foi desenvolvido a partir das metodologias da observação participante e narrativa reflexiva e se refere às experiências vivenciadas pautadas na lógica da integração ensino-serviço que ocorreram entre março de 2020 e fevereiro de 2021. O trabalho foi organizado a partir de unidades de significado que discorreram sobre: função técnico-pedagógica de uma equipe de NASF-AB; impactos da nova política de financiamento da APS; reinvenção da função apoio do NASF-AB num cenário de pandemia. Como considerações finais foi possível compreender que mesmo diante dos desafios advindos de novas publicações sobre o financiamento da APS e do cenário da pandemia, esse NASF-AB não apenas superou os desafios, mas conseguiu reinventar-se de modo a fortalecer sua função técnico-pedagógica através de um efetivo exercício do apoio matricial e institucional. Enfim, evidenciou-se, pela relevância histórica, a importância da equipe continuar lutando para manter a atuação dos especialistas na APS, através desse tipo de núcleo. Pois é no conjunto que se potencializa a efetivação dos dispositivos da gestão da clínica ampliada, prevista na Política Nacional de Humanização.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências da SaúdeOlivo, Vania Maria FigheraMosquier, Marília Abbad2021-05-27T13:04:30Z2021-05-27T13:04:30Z2021-03-192021Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20999ark:/26339/001300000tnwmporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-08-11T20:24:01Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-08-11T20:24:01Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020 The function of technical-pedagogical support of a NASF-AB: challenges for continuity from the year 2020 |
title |
A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020 |
spellingShingle |
A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020 Mosquier, Marília Abbad Núcleo ampliado em saúde da família Atenção primária à saúde Apoio técnico-pedagógico Financiamento da saúde Pandemia Extended nucleus in family health Primary health care Technical-pedagogical support Health financing CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
title_short |
A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020 |
title_full |
A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020 |
title_fullStr |
A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020 |
title_full_unstemmed |
A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020 |
title_sort |
A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020 |
author |
Mosquier, Marília Abbad |
author_facet |
Mosquier, Marília Abbad |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Olivo, Vania Maria Fighera |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mosquier, Marília Abbad |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Núcleo ampliado em saúde da família Atenção primária à saúde Apoio técnico-pedagógico Financiamento da saúde Pandemia Extended nucleus in family health Primary health care Technical-pedagogical support Health financing CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
topic |
Núcleo ampliado em saúde da família Atenção primária à saúde Apoio técnico-pedagógico Financiamento da saúde Pandemia Extended nucleus in family health Primary health care Technical-pedagogical support Health financing CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-27T13:04:30Z 2021-05-27T13:04:30Z 2021-03-19 2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20999 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000tnwm |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20999 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000tnwm |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências da Saúde |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1821326064320774144 |