A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mosquier, Marília Abbad
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000tnwm
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20999
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.
id UFSM_7d52e66b2bc6ca89ebaaf3444f41e9b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/20999
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020The function of technical-pedagogical support of a NASF-AB: challenges for continuity from the year 2020Núcleo ampliado em saúde da famíliaAtenção primária à saúdeApoio técnico-pedagógicoFinanciamento da saúdePandemiaExtended nucleus in family healthPrimary health careTechnical-pedagogical supportHealth financingCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.The present study is characterized as an experience report, with the objective of reporting the production of meaning experienced by a resident of a Multiprofessional Residency Program with an emphasis on Family Health in a NASF-AB team on its practices, related to institutional and matrix support, more specifically in its technical-pedagogical dimension. The experiences took place during a period marked by challenges arising from the new financing of Primary Health Care and a pandemic scenario. The study was developed from the methodologies of participant observation and reflective narrative and refers to the experiences lived based on the logic of teaching-service integration that occurred between March 2020 and February 2021. The study was organized based on units of meaning, who spoke about: technical-pedagogical function of a NASF-AB team; impacts of the new PHC financing policy; reinvention of the NASF-AB support function in a pandemic scenario. As final considerations, it was possible to understand that even with the challenges arising from new publications on PHC financing and the pandemic scenario, this NASF-AB not only overcame the challenges, but managed to reinvent itself in order to strengthen its technical-pedagogical function. through an effective exercise of matrix and institutional support. Finally, it highlighted the historical relevance of continuing to fight to maintain the performance of specialists in PHC, through this type of nucleus. For it is in the set that the effectiveness of the devices for the management of the expanded clinic, provided for in the National Humanization Policy, is enhanced.O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, e tem como objetivo relatar a produção de significado vivenciado por uma residente de um Programa de Residência Multiprofissional com ênfase em Saúde da Família em uma equipe de NASF-AB sobre suas práticas, relacionadas ao apoio institucional e matricial mais especificamente na sua dimensão técnico-pedagógicas. As vivências ocorreram durante um período marcado por desafios advindos do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde e de um cenário de pandemia. O estudo foi desenvolvido a partir das metodologias da observação participante e narrativa reflexiva e se refere às experiências vivenciadas pautadas na lógica da integração ensino-serviço que ocorreram entre março de 2020 e fevereiro de 2021. O trabalho foi organizado a partir de unidades de significado que discorreram sobre: função técnico-pedagógica de uma equipe de NASF-AB; impactos da nova política de financiamento da APS; reinvenção da função apoio do NASF-AB num cenário de pandemia. Como considerações finais foi possível compreender que mesmo diante dos desafios advindos de novas publicações sobre o financiamento da APS e do cenário da pandemia, esse NASF-AB não apenas superou os desafios, mas conseguiu reinventar-se de modo a fortalecer sua função técnico-pedagógica através de um efetivo exercício do apoio matricial e institucional. Enfim, evidenciou-se, pela relevância histórica, a importância da equipe continuar lutando para manter a atuação dos especialistas na APS, através desse tipo de núcleo. Pois é no conjunto que se potencializa a efetivação dos dispositivos da gestão da clínica ampliada, prevista na Política Nacional de Humanização.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências da SaúdeOlivo, Vania Maria FigheraMosquier, Marília Abbad2021-05-27T13:04:30Z2021-05-27T13:04:30Z2021-03-192021Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20999ark:/26339/001300000tnwmporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-08-11T20:24:01Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-08-11T20:24:01Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020
The function of technical-pedagogical support of a NASF-AB: challenges for continuity from the year 2020
title A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020
spellingShingle A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020
Mosquier, Marília Abbad
Núcleo ampliado em saúde da família
Atenção primária à saúde
Apoio técnico-pedagógico
Financiamento da saúde
Pandemia
Extended nucleus in family health
Primary health care
Technical-pedagogical support
Health financing
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
title_short A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020
title_full A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020
title_fullStr A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020
title_full_unstemmed A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020
title_sort A função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020
author Mosquier, Marília Abbad
author_facet Mosquier, Marília Abbad
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Olivo, Vania Maria Fighera
dc.contributor.author.fl_str_mv Mosquier, Marília Abbad
dc.subject.por.fl_str_mv Núcleo ampliado em saúde da família
Atenção primária à saúde
Apoio técnico-pedagógico
Financiamento da saúde
Pandemia
Extended nucleus in family health
Primary health care
Technical-pedagogical support
Health financing
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic Núcleo ampliado em saúde da família
Atenção primária à saúde
Apoio técnico-pedagógico
Financiamento da saúde
Pandemia
Extended nucleus in family health
Primary health care
Technical-pedagogical support
Health financing
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27T13:04:30Z
2021-05-27T13:04:30Z
2021-03-19
2021
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20999
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000tnwm
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20999
identifier_str_mv ark:/26339/001300000tnwm
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1821326064320774144