A fenomenologia estética em Michel Henry: a arte como revelação da vida invisível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Jéssica Coimbra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000015wv4
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15872
Resumo: This work presents the aesthetics in Michel Henry, in order to demonstrate that art is the revelation of the invisible life through a phenomenological perspective. For Michel Henry, art does not imitate life, it unveils what is invisible from the sensible. In order to demonstrate this, the author has as influence and inspiration Kandinsky, who affirmed that the laws of painting occur in life and not in the representation or imitation thereof by the objectivity. Thus Michel Henry, with his phenomenology of life and subjectivity, believes that art is an inner resonance, free from the figure of a particular object. Thus, the place of development of aesthetics is the invisible life. In this sense, life, because it is invisible, experiences itself, because that is its essence, to feel itself in full subjectivity through the body. Thus, it is in the theoretical writings of the painter Kandinky that the author has substance to carry out his phenomenological aesthetics.
id UFSM_7e2be289d06539e57068f2cd8bbe7419
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15872
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A fenomenologia estética em Michel Henry: a arte como revelação da vida invisívelThe phenomenological aesthetics in michel henry: art as a revelation of invisible lifeArteInvisívelVidaFenomenologiaSubjetividadeImanênciaArtInvisibleLifePhenomenologySubjectivityImmanenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAThis work presents the aesthetics in Michel Henry, in order to demonstrate that art is the revelation of the invisible life through a phenomenological perspective. For Michel Henry, art does not imitate life, it unveils what is invisible from the sensible. In order to demonstrate this, the author has as influence and inspiration Kandinsky, who affirmed that the laws of painting occur in life and not in the representation or imitation thereof by the objectivity. Thus Michel Henry, with his phenomenology of life and subjectivity, believes that art is an inner resonance, free from the figure of a particular object. Thus, the place of development of aesthetics is the invisible life. In this sense, life, because it is invisible, experiences itself, because that is its essence, to feel itself in full subjectivity through the body. Thus, it is in the theoretical writings of the painter Kandinky that the author has substance to carry out his phenomenological aesthetics.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESA presente dissertação apresenta a estética em Michel Henry, com o intuito de demonstrar que a arte é a revelação da vida invisível através de uma perspectiva fenomenológica. Para Michel Henry, a arte não imita a vida, ela desvenda o que é invisível a partir do sensível. Para demonstrar isso, o autor tem como influência e inspiração Kandinsky, que afirmou que as leis da pintura se dão na vida e não na representação ou imitação dessa pela objetividade. Assim, Michel Henry, com sua fenomenologia da vida e da subjetividade, acredita que a arte é uma ressonância interior, livre da figura de um objeto em particular. Sendo assim, o lugar de desenvolvimento da estética é a vida invisível. Neste sentido, a vida, por ser invisível, se autoexperimenta, porque essa é sua essência, sentir-se em plena subjetividade por intermédio do corpo. Sendo assim, é nos escritos teóricos do pintor Kandinky que o autor tem substancialidade para realizar a sua estética fenomenológica.Universidade Federal de Santa MariaBrasilFilosofiaUFSMPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaCentro de Ciências Sociais e HumanasGrzibowski, Silvestrehttp://lattes.cnpq.br/6586514798766408Fabri, Marcelohttp://lattes.cnpq.br/9122803302644811Furtado, José Luizhttp://lattes.cnpq.br/4594835506556261Padilha, Jéssica Coimbra2019-03-12T12:14:09Z2019-03-12T12:14:09Z2018-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15872ark:/26339/0013000015wv4porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-03-13T06:01:24Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15872Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-03-13T06:01:24Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A fenomenologia estética em Michel Henry: a arte como revelação da vida invisível
The phenomenological aesthetics in michel henry: art as a revelation of invisible life
title A fenomenologia estética em Michel Henry: a arte como revelação da vida invisível
spellingShingle A fenomenologia estética em Michel Henry: a arte como revelação da vida invisível
Padilha, Jéssica Coimbra
Arte
Invisível
Vida
Fenomenologia
Subjetividade
Imanência
Art
Invisible
Life
Phenomenology
Subjectivity
Immanence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short A fenomenologia estética em Michel Henry: a arte como revelação da vida invisível
title_full A fenomenologia estética em Michel Henry: a arte como revelação da vida invisível
title_fullStr A fenomenologia estética em Michel Henry: a arte como revelação da vida invisível
title_full_unstemmed A fenomenologia estética em Michel Henry: a arte como revelação da vida invisível
title_sort A fenomenologia estética em Michel Henry: a arte como revelação da vida invisível
author Padilha, Jéssica Coimbra
author_facet Padilha, Jéssica Coimbra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grzibowski, Silvestre
http://lattes.cnpq.br/6586514798766408
Fabri, Marcelo
http://lattes.cnpq.br/9122803302644811
Furtado, José Luiz
http://lattes.cnpq.br/4594835506556261
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Jéssica Coimbra
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Invisível
Vida
Fenomenologia
Subjetividade
Imanência
Art
Invisible
Life
Phenomenology
Subjectivity
Immanence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic Arte
Invisível
Vida
Fenomenologia
Subjetividade
Imanência
Art
Invisible
Life
Phenomenology
Subjectivity
Immanence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description This work presents the aesthetics in Michel Henry, in order to demonstrate that art is the revelation of the invisible life through a phenomenological perspective. For Michel Henry, art does not imitate life, it unveils what is invisible from the sensible. In order to demonstrate this, the author has as influence and inspiration Kandinsky, who affirmed that the laws of painting occur in life and not in the representation or imitation thereof by the objectivity. Thus Michel Henry, with his phenomenology of life and subjectivity, believes that art is an inner resonance, free from the figure of a particular object. Thus, the place of development of aesthetics is the invisible life. In this sense, life, because it is invisible, experiences itself, because that is its essence, to feel itself in full subjectivity through the body. Thus, it is in the theoretical writings of the painter Kandinky that the author has substance to carry out his phenomenological aesthetics.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-13
2019-03-12T12:14:09Z
2019-03-12T12:14:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15872
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000015wv4
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15872
identifier_str_mv ark:/26339/0013000015wv4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Filosofia
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
Filosofia
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612565405990912