Recém-nascidos com deficiência em uma unidade de terapia intensiva neonatal: a percepção dos pais sobre a alta hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernanda Portela
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
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Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/526
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2014.
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spelling Recém-nascidos com deficiência em uma unidade de terapia intensiva neonatal: a percepção dos pais sobre a alta hospitalarUnidade de terapia intensiva neonatalTipos de deficiênciaEquipe multiprofissionalSUS (Sistema Único de Saúde)Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2014.Objetivou-se identificar como foi percebida pelas famílias a alta hospitalar dos RN s com deficiência da UTIN, no ano de 2012, e analisar o impacto na continuidade e integralidade do cuidado desta criança. Trata-se de um estudo qualitativo, participaram dez famílias, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e análise temática de conteúdo identificando-se as categorias: A revelação do diagnóstico de deficiência do recém-nascido, que tem como subcategorias "O sofrimento da família" e "A deficiência de informações sobre o diagnóstico"; e O momento da alta hospitalar da criança com deficiência, que tem como subcategorias "A qualidade das orientações recebidas durante a internação e alta hospitalar" e "A continuidade do cuidado após a alta hospitalar". Identificou-se que o processo de revelação de diagnóstico de deficiência é doloroso, emerge sentimentos negativos e acarreta sofrimento para a família; o diagnóstico foi considerado confuso, as informações foram insuficientes ou de difícil compreensão, o que aumenta a angústia dos familiares, sugerindo a necessidade de capacitação da equipe para melhor auxiliar aos pais neste momento crítico. Quanto ao momento da alta hospitalar, os pais consideraram que receberam poucas orientações sobre cuidados, direitos e encaminhamentos, e que não se sentiam preparados para os cuidados demandados pelos filhos. Constatou-se ainda, fragilidade no sistema de referência e contrarreferência na UTIN, o que prejudica a continuidade e integralidade do atendimento prestado. O estudo contribuiu para ampliar o conhecimento sobre a temático e oferecer subsídios para a melhoria na atenção à saúde da criança com deficiência.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências da SaúdeTrevisan, Claudia MoraisPereira, Fernanda Portela2014-10-01T14:52:19Z2014-10-01T14:52:19Z2014-03-192014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/526ark:/26339/001300000d2jtporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:53Zoai:repositorio.ufsm.br:1/526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:53Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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