A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Eurico Barcelos dos
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000rkkr
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14797
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.
id UFSM_8ca6abc76f01df634a325f9a3a92f93b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14797
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciaisAvalição motoraEscolaresEquilíbrioMotor evaluateSchoolchildrenBalanceCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.Introduction: The development is a process with complies sequential order, predictable and consistente. The balance allows the biped and erect posture, by making adjustments of internal and externa mechanisms. To achieve optimal levels of balance the maturation of the vestibular, visual and somatosensory systems ir required. Objective: The ain of this job was evaluate and describe schoolchildren balance the bahavior of six to eight years. Metodology: This job included the participation 155 subjects, between 6 and 8 years were divided into age groups in months. The group 6I mean de 75,13±1,3 months. The group 6II mean 80,74±1,74 months. For the group 7I mean de 86,65±1,68 months. The group 7II mean 92,43±1,71 months. The final group, group 8I mean 96,38±2,96 years old. All schoolchildren of classes 1, 2 and 3 grade of elementar school. The tests used were taken from the protocol of Bruiniks-Oseretsky Test of Motor Proficiency. Results: The tests results showed that the group are in a linear development in both balance tasks. It is observed that the individuals of the newest groups are less proficient than the older groups. Conclusion: Therefore, we conclude that linearity of the results for each groups is na absolutely normal and expected behavier for the study variables and that these improvements enshire a sequence that all human beings tend to go through and overcome, being a natural climb to great performance physical and motor skills.Introdução: O desenvolvimento é um processo que obedece ordem sequencial, previsível e consistente. O equilíbrio permite a postura bípede e ereta, por meio de ajustes dos mecanismos internos e externos. Para a maturação do equilíbrio é necessário que os sistemas vestibular, visual e somatossensorial aprendam a eliminar os estímulos incorretos. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar e descrever o comportamento do equilíbrio de escolares de seis a oito anos. Metodologia: Este trabalho contou com a participação 155 sujeitos, entre seis e oito anos que foram subdivididos em grupos etários em meses. O grupo 6I média de 75,13±1,3 meses. O grupo 6II média 80,74±1,74 meses. Para o grupo 7I média de 86,65±1, meses. O grupo 7II média 92,43±1,71 meses. E por último, o grupo 8I média de 96,38±2,96 meses. Todos alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. Os testes utilizados foram extraídos do protocolo Bruiniks-Oseretsky Test of Motor Proficiency (subteste 2- itens 2 e 7). Resultados: Os resultados dos testes mostraram que os grupos estão em um desenvolvimento linear para ambas as tarefas de equilíbrio. Percebe-se que os indivíduos dos grupos com menor faixa etária apresentam proficiência motora menor do que os grupos com idade superior. Conclusão: Portanto, podemos concluir que linearidade dos resultados para cada grupo é um comportamento absolutamente normal e esperado para as variáveis do estudo. Estas melhoras resguardam uma sequência que todos os seres humanos tendem a passar e superar, sendo uma escalada natural rumo ao desempenho ótimo das capacidades físico-motoras.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosFeijó, Marcia GonzalezSantos, Eurico Barcelos dos2018-11-12T10:36:06Z2018-11-12T10:36:06Z2015-02-282015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14797ark:/26339/001300000rkkrporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-13T05:02:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-13T05:02:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
title A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
spellingShingle A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
Santos, Eurico Barcelos dos
Avalição motora
Escolares
Equilíbrio
Motor evaluate
Schoolchildren
Balance
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
title_short A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
title_full A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
title_fullStr A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
title_full_unstemmed A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
title_sort A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
author Santos, Eurico Barcelos dos
author_facet Santos, Eurico Barcelos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feijó, Marcia Gonzalez
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Eurico Barcelos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Avalição motora
Escolares
Equilíbrio
Motor evaluate
Schoolchildren
Balance
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic Avalição motora
Escolares
Equilíbrio
Motor evaluate
Schoolchildren
Balance
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-28
2015
2018-11-12T10:36:06Z
2018-11-12T10:36:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14797
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000rkkr
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14797
identifier_str_mv ark:/26339/001300000rkkr
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação Física e Desportos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172385437908992