A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000rkkr |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14797 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. |
id |
UFSM_8ca6abc76f01df634a325f9a3a92f93b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/14797 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciaisAvalição motoraEscolaresEquilíbrioMotor evaluateSchoolchildrenBalanceCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.Introduction: The development is a process with complies sequential order, predictable and consistente. The balance allows the biped and erect posture, by making adjustments of internal and externa mechanisms. To achieve optimal levels of balance the maturation of the vestibular, visual and somatosensory systems ir required. Objective: The ain of this job was evaluate and describe schoolchildren balance the bahavior of six to eight years. Metodology: This job included the participation 155 subjects, between 6 and 8 years were divided into age groups in months. The group 6I mean de 75,13±1,3 months. The group 6II mean 80,74±1,74 months. For the group 7I mean de 86,65±1,68 months. The group 7II mean 92,43±1,71 months. The final group, group 8I mean 96,38±2,96 years old. All schoolchildren of classes 1, 2 and 3 grade of elementar school. The tests used were taken from the protocol of Bruiniks-Oseretsky Test of Motor Proficiency. Results: The tests results showed that the group are in a linear development in both balance tasks. It is observed that the individuals of the newest groups are less proficient than the older groups. Conclusion: Therefore, we conclude that linearity of the results for each groups is na absolutely normal and expected behavier for the study variables and that these improvements enshire a sequence that all human beings tend to go through and overcome, being a natural climb to great performance physical and motor skills.Introdução: O desenvolvimento é um processo que obedece ordem sequencial, previsível e consistente. O equilíbrio permite a postura bípede e ereta, por meio de ajustes dos mecanismos internos e externos. Para a maturação do equilíbrio é necessário que os sistemas vestibular, visual e somatossensorial aprendam a eliminar os estímulos incorretos. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar e descrever o comportamento do equilíbrio de escolares de seis a oito anos. Metodologia: Este trabalho contou com a participação 155 sujeitos, entre seis e oito anos que foram subdivididos em grupos etários em meses. O grupo 6I média de 75,13±1,3 meses. O grupo 6II média 80,74±1,74 meses. Para o grupo 7I média de 86,65±1, meses. O grupo 7II média 92,43±1,71 meses. E por último, o grupo 8I média de 96,38±2,96 meses. Todos alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. Os testes utilizados foram extraídos do protocolo Bruiniks-Oseretsky Test of Motor Proficiency (subteste 2- itens 2 e 7). Resultados: Os resultados dos testes mostraram que os grupos estão em um desenvolvimento linear para ambas as tarefas de equilíbrio. Percebe-se que os indivíduos dos grupos com menor faixa etária apresentam proficiência motora menor do que os grupos com idade superior. Conclusão: Portanto, podemos concluir que linearidade dos resultados para cada grupo é um comportamento absolutamente normal e esperado para as variáveis do estudo. Estas melhoras resguardam uma sequência que todos os seres humanos tendem a passar e superar, sendo uma escalada natural rumo ao desempenho ótimo das capacidades físico-motoras.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Educação Física e DesportosFeijó, Marcia GonzalezSantos, Eurico Barcelos dos2018-11-12T10:36:06Z2018-11-12T10:36:06Z2015-02-282015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14797ark:/26339/001300000rkkrporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-11-13T05:02:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-11-13T05:02:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais |
title |
A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais |
spellingShingle |
A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais Santos, Eurico Barcelos dos Avalição motora Escolares Equilíbrio Motor evaluate Schoolchildren Balance CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
title_short |
A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais |
title_full |
A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais |
title_fullStr |
A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais |
title_full_unstemmed |
A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais |
title_sort |
A avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciais |
author |
Santos, Eurico Barcelos dos |
author_facet |
Santos, Eurico Barcelos dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Feijó, Marcia Gonzalez |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Eurico Barcelos dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avalição motora Escolares Equilíbrio Motor evaluate Schoolchildren Balance CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
Avalição motora Escolares Equilíbrio Motor evaluate Schoolchildren Balance CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-28 2015 2018-11-12T10:36:06Z 2018-11-12T10:36:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14797 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000rkkr |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14797 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000rkkr |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação Física e Desportos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação Física e Desportos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172385437908992 |