O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Elizangela Amaral
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000006b60
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1962
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
id UFSM_8d6ce2cd949b34cc5a83e8d03f6ee1f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1962
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CEDirector education and the promotion of quality education: experiences in two schools of the municipal network of education of Fortaleza - CEGestão escolarDiretor escolarQualidade educacionalMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.This study is part of the theme of school management, focusing on the role of school principals in two schools in the city public education in Fortaleza, in Ceará, in order to highlight practices that promote quality improvement of educational schools where these officers work. The objective is to contribute to the reflection on the role and performance of school principals, seeking to delineate significant practices to promote quality improvement of teaching and learning. Our understanding is that the job of school principal is extremely complex because it encompasses planning, leadership, coordination, mediation, monitoring and evaluation of internal actions of the school and its relationship with the community beyond its articulation with the official sectors of education management to ensure educational effectiveness in promoting learning and training of students. The central question of the study consisted in the following problem: How does the performance of the principal affects the efficiency of the educational process? The study aims to assess the conceptions and actions taken by school principals, schools selected for print quality with a view to promoting education experiences of their students. Using a qualitative approach and strategy of the case study, and making use of direct observations and semistructured interviews, the results indicated that the smooth conduct of the conflicts and problems that arise daily in school, besides a good relationship with the school community are significant to the educational dimension of the school is working collectively and with the goal of having students learn with quality. The survey showed also that despite the progress and discussions of democratic school management, which emphasizes the role of school principal as a mediator of school processes, there remains the perception that the role of school principal is restricted to the administrative role, and this dimension is that the principals surveyed more pause in their daily functions, leaving the educational background. Keywords: school management; school principal; educational quality.O presente estudo insere-se na temática da gestão escolar, tendo como foco a atuação de diretores escolares de duas escolas da rede pública municipal de educação de Fortaleza, no Estado do Ceará, com vistas a ressaltar práticas que promovam a melhoria da qualidade educacional das escolas nas quais estes diretores trabalham. O objetivo é contribuir para a reflexão em torno do papel e da atuação de diretores escolares, procurando delinear práticas significativas para a promoção da melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Nosso entendimento é que o trabalho do diretor escolar é extremamente complexo, pois abrange planejamento, liderança, coordenação, mediação, monitoramento e avaliação das ações internas da escola e sua relação com a comunidade, além da sua articulação com os setores oficiais da gestão educacional, para garantir a efetividade educacional na promoção da aprendizagem e formação dos alunos. A questão central do estudo se constituiu no seguinte problema: Como a atuação do diretor escolar interfere no rendimento do processo pedagógico? O estudo pretendeu aferir as concepções e as ações empreendidas pelos diretores escolares, das escolas selecionadas, para imprimir qualidade com vistas à promoção de experiências de formação de seus alunos. Utilizando a abordagem qualitativa e a estratégia do estudo de caso, e fazendo uso de observações diretas e entrevistas semi-estruturadas, os resultados apontaram que a boa condução dos conflitos e problemas que se apresentam diariamente na escola, além de um bom relacionamento com a comunidade escolar, são fatores significativos para que a dimensão pedagógica da escola seja trabalhada de forma coletiva e com o objetivo de fazer os alunos aprenderem com qualidade. A pesquisa apontou, ainda, que apesar dos avanços e das discussões em torno da gestão escolar democrática, que ressalta o papel do diretor escolar como mediador dos processos escolares, ainda persiste a concepção de que a função do diretor escolar restringe-se à função administrativa, sendo que é nesta dimensão que as diretoras pesquisadas mais se detêm em suas funções diárias, ficando o pedagógico em segundo plano.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoDrabach, Neila PedrottiGuedes, Elizangela Amaral2016-08-04T15:50:21Z2016-08-04T15:50:21Z2010-09-182010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1962ark:/26339/0013000006b60porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:42Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1962Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:42Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE
Director education and the promotion of quality education: experiences in two schools of the municipal network of education of Fortaleza - CE
title O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE
spellingShingle O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE
Guedes, Elizangela Amaral
Gestão escolar
Diretor escolar
Qualidade educacional
title_short O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE
title_full O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE
title_fullStr O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE
title_full_unstemmed O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE
title_sort O diretor escolar e a promoção da qualidade educacional: experiências em duas escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza - CE
author Guedes, Elizangela Amaral
author_facet Guedes, Elizangela Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Drabach, Neila Pedrotti
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Elizangela Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Diretor escolar
Qualidade educacional
topic Gestão escolar
Diretor escolar
Qualidade educacional
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-18
2010
2016-08-04T15:50:21Z
2016-08-04T15:50:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1962
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000006b60
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1962
identifier_str_mv ark:/26339/0013000006b60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172292334845952