A sátira: uma estrada nova na obra de Cyro Martins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lucelia Rodrigues
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9763
Resumo: O presente trabalho tem como propósito mostrar que Estrada nova (1954), último romance que compõe a intitulada "trilogia do gaúcho a pé", de Cyro Martins, pode oferecer uma possibilidade de leitura através do uso da sátira. Esta, entendida como crítica social do autor ao poder exercido pela conjuntura política em vigor, sistematiza-se no ataque a duas facções: de um lado, ao coronelismo rural e, de outro, ao grupo de dirigentes políticos que representa a classe urbana culta. O riso apresenta-se como o recurso utilizado a fim de alcançar o sentido crítico esperado, qual seja, a denúncia da disputa de poder entre os representantes de classes superiores. Trata-se, pois, da utilização desse elemento como meio de dessacralizar conceitos em vigor. Ao eleger a figura frágil de Teodoro enquanto modelo humano que corporifica o morador da Campanha gaúcha, Cyro Martins promove, através do riso, a subversão da tradição e do mito que consagrou a figura do gaúcho. Em um segundo momento, o alvo de "ataque" do autor é o grupo político constituído por autoridades que acabam por desbancar Teodoro da condição de dominador de seu mundo. Através da denúncia de falcatruas, o autor desnuda uma sociedade inescrupulosa que faz da mentira e da trapaça meios para permanecer no poder. Os desmandos denunciados pela sátira, por fim, deixam antever a classe dos dominados e sua progressiva tomada de consciência a respeito da repressão de que são vítimas.
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