Características posturais, composição corporal e hábitos posturais de escolares de 10 a 16 anos
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Data de Publicação: | 2008 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2022 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2008. |
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Características posturais, composição corporal e hábitos posturais de escolares de 10 a 16 anosPosturaComposição corporalCriançaAdolescenteArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2008.Objective: To verify the postural characteristics, body fat percentage, the body weight, the stature, the Body Mass Index and the postural habits of schoolchildren in the age group from 10 to 16. Methods: A total of 201 schoolchildren, both sexes, were evaluated. For this, the instruments used were: simetrógrafo®, plumb line, dermografic pencil, camera for the postural evaluation; a pair of cutaneous pleat compasses, tape measure and scales in order to evaluate the physical structure; and a questionnaire to verify the postural habits. It was also used the descriptive statistics, variance analysis, F Test and Tuckey Test (p <5%, statistics programme SAS). Results: The girls presented a significant higher physical fat percentage (p<0,0001), with no difference between the sexes in relation to the physical mass, height, age and Body Mass Index. However, when the students were grouped together according to the postural deviations, it was possible to verify important differences for such variants, except for the age. Only 8,96% of the evaluated people presented an aligned spine. Those students with deviations in the vertebral spine presented different postural habits. Conclusions: People with cervical hyperlordosis and thoracic hypercifosis had the highest rates of body weight and stature. On the other hand, in those with cervical hyperlordosis, lumbar hyperlordosis and scoliosis, it was possible to verify the highest rate of body fat percentage and Body Mass Index. In relation to the postural habits, the groups presented some tendencies of behavior, but not enough to characterize them, being important to highlight that those schoolchildren with an aligned spine presented more appropriate postural habits.Objetivo: Verificar as características posturais, o percentual de gordura corporal, a massa corporal, a estatura, o índice de massa corporal e os hábitos posturais de escolares na faixa etária de 10 a 16 anos. Métodos: Foram avaliados 201 escolares, de ambos os sexos. Utilizou-se simetrógrafo, fio de prumo, lápis dermográfico e câmera fotográfica para a avaliação postural; compasso de dobras cutâneas, fita métrica e balança para avaliar a composição corporal; e questionário para verificar os hábitos posturais. Fez-se uso da estatística descritiva, análise de variância, teste F e teste de Tuckey (p<5%, programa estatístico SAS). Resultados: As meninas apresentaram percentual de gordura corporal significativamente maior (p<0,0001), não havendo diferença entre os sexos para massa corporal, estatura, idade e Índice de Massa Corporal, no entanto, quando os escolares foram agrupados de acordo com os desvios posturais constatou-se diferenças significativas para tais variáveis, com exceção da idade. Apenas 8,96% dos avaliados apresentaram a coluna alinhada. Os sujeitos com desvios na coluna vertebral apresentaram hábitos posturais diversos. Conclusões: Sujeitos com hiperlordose cervical e hipercifose torácica apresentaram os maiores valores de massa corporal e estatura. Já nos indivíduos com hiperlordose cervical, hiperlordose lombar e escoliose observou-se o maior percentual de gordura corporal e de índice de massa corporal. Em relação aos hábitos posturais, os grupos apresentaram algumas tendências de comportamentos, porém não foram suficientes para caracterizá-los, destacando-se apenas que os escolares com a coluna alinhada apresentaram hábitos posturais mais adequados.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Educação Física e DesportosMatheus, Silvana CorrêaGuadagnin, Eliane Celina2016-08-17T13:12:43Z2016-08-17T13:12:43Z20082008Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2022ark:/26339/001300000c2fdporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-08-03T00:25:13Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-08-03T00:25:13Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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