Tablet educacional: possibildades e desafios metodológicos em escolas estaduais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000003ns5 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18756 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. |
id |
UFSM_9769a280c1442e12b9c8a1e41abe45b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/18756 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Tablet educacional: possibildades e desafios metodológicos em escolas estaduaisEducaçãoDispositivo móvelFormaçãoEducationMobileTrainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.This article discusses research on the mobile device (tablet) in schools. In this research, the article presented reflections on the integration of mobile devices in school, through ProInfo the Federal Government, and analyzes the training given to teachers to use these technologies and digital resources offered by the Educational Tablet. The goal is to promote a discussion of the government intention in inserting new technologies and their effective use and consequent methodological change by teachers. The methodology adopted in this research initially involves a literature review, at which point many possibilities and a broad field with many uncertainties on the question of new technologies in education. Among other conclusions reached, the tablet insertion at school is a complex task that may be related to factors related to age range of the teacher, but also the way it is conducted teacher training for effective use in their practice.Este artigo discute uma pesquisa sobre o dispositivo móvel (tablet) nas escolas. Nesta pesquisa, o artigo apresenta reflexões acerca da inserção dos dispositivos móveis na escola, por meio do ProInfo do Governo Federal, e analisa a formação dada aos professores para utilização dessas tecnologias e os recursos digitais oferecidos pelo Tablet Educacional. O objetivo é promover uma discussão sobre a intencionalidade governamental em inserir as novas tecnologias e a sua efetiva utilização e consequente mudança metodológica por parte dos professores. A metodologia adotada nesta pesquisa inicialmente envolve um revisão da literatura, a qual aponta muitas possibilidades e um campo vasto com muitas incertezas sobre a questão das novas tecnologias na educação. Entre outras conclusões alcançadas, a inserção do tablet na escola é tarefa complexa que pode estar relacionada a fatores relativos a faixa etária do professor, como também a forma como é conduzida a formação dos professores para o uso efetivo na sua prática.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoSilva, Luís Alvaro de LimaRodrigues, Alvori Vidal2019-11-04T12:10:41Z2019-11-04T12:10:41Z2014-12-182014Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18756ark:/26339/0013000003ns5porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-11-05T06:05:33Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18756Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-11-05T06:05:33Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tablet educacional: possibildades e desafios metodológicos em escolas estaduais |
title |
Tablet educacional: possibildades e desafios metodológicos em escolas estaduais |
spellingShingle |
Tablet educacional: possibildades e desafios metodológicos em escolas estaduais Rodrigues, Alvori Vidal Educação Dispositivo móvel Formação Education Mobile Training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Tablet educacional: possibildades e desafios metodológicos em escolas estaduais |
title_full |
Tablet educacional: possibildades e desafios metodológicos em escolas estaduais |
title_fullStr |
Tablet educacional: possibildades e desafios metodológicos em escolas estaduais |
title_full_unstemmed |
Tablet educacional: possibildades e desafios metodológicos em escolas estaduais |
title_sort |
Tablet educacional: possibildades e desafios metodológicos em escolas estaduais |
author |
Rodrigues, Alvori Vidal |
author_facet |
Rodrigues, Alvori Vidal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Luís Alvaro de Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Alvori Vidal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Dispositivo móvel Formação Education Mobile Training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Dispositivo móvel Formação Education Mobile Training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-18 2014 2019-11-04T12:10:41Z 2019-11-04T12:10:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18756 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000003ns5 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18756 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000003ns5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1821325743935717376 |