Orientações para mulheres cis profissionais do sexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henker, Barbara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: et al
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29712
Resumo: A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que o contemple em todos os níveis de atenção; entretanto, para suprir a atenção integral à saúde é necessário avaliar as generalidades de cada público. Quando se trata de pessoas profissionais do sexo, percebe-se que a atenção à saúde das mesmas é muitas vezes negligenciada pelo sistema de saúde e pelas próprias trabalhadoras. Dentre os riscos vivenciados pelas mulheres que exercem essa atividade, destacamse ambiente de trabalho inseguro, suscetibilidade às violências (sexual, psicológica, verbal e física), o uso de drogas ilícitas, bem como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) contraídas a partir das relações sexuais desprotegidas. Ademais, estas sofrem preconceito e discriminação por parte da sociedade e, por vezes, dos profissionais de saúde que, seja por falta de interesse ou entendimento da vida dessas mulheres, as taxam como responsabilizadas pela disseminação de ISTs, devido ao comportamento que foge às regras e aos costumes sociais. É nítida a falta de meios de informações acerca das condições de vida e saúde dessas mulheres. Diante do exposto, o objetivo dessa cartilha é transmitir conhecimento e orientar a população alvo (profissionais do sexo), em especifico as que residem no município de Santa Maria-RS, por conter informações dos locais que podem procurar ajuda caso necessário. Também aborda métodos de proteção para uma relação sexual segura, principais ISTs que podem ser contraídas e seus meios de contaminação. Os tópicos abordados no decorrer da cartilha também são de extrema importância para a aprendizagem de acadêmicos e profissionais da saúde.
id UFSM_9a9a4e0bedf5d225dea4324418c30255
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/29712
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Orientações para mulheres cis profissionais do sexoSaúde sexualSexualidadeEducação em SaúdeProfissional do sexoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEA integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que o contemple em todos os níveis de atenção; entretanto, para suprir a atenção integral à saúde é necessário avaliar as generalidades de cada público. Quando se trata de pessoas profissionais do sexo, percebe-se que a atenção à saúde das mesmas é muitas vezes negligenciada pelo sistema de saúde e pelas próprias trabalhadoras. Dentre os riscos vivenciados pelas mulheres que exercem essa atividade, destacamse ambiente de trabalho inseguro, suscetibilidade às violências (sexual, psicológica, verbal e física), o uso de drogas ilícitas, bem como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) contraídas a partir das relações sexuais desprotegidas. Ademais, estas sofrem preconceito e discriminação por parte da sociedade e, por vezes, dos profissionais de saúde que, seja por falta de interesse ou entendimento da vida dessas mulheres, as taxam como responsabilizadas pela disseminação de ISTs, devido ao comportamento que foge às regras e aos costumes sociais. É nítida a falta de meios de informações acerca das condições de vida e saúde dessas mulheres. Diante do exposto, o objetivo dessa cartilha é transmitir conhecimento e orientar a população alvo (profissionais do sexo), em especifico as que residem no município de Santa Maria-RS, por conter informações dos locais que podem procurar ajuda caso necessário. Também aborda métodos de proteção para uma relação sexual segura, principais ISTs que podem ser contraídas e seus meios de contaminação. Os tópicos abordados no decorrer da cartilha também são de extrema importância para a aprendizagem de acadêmicos e profissionais da saúde.Brasil2023-07-19T17:53:28Z2023-07-19T17:53:28Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-85653-21-3http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29712porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessHenker, Barbaraet alreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-07-25T14:44:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/29712Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-07-25T14:44:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientações para mulheres cis profissionais do sexo
title Orientações para mulheres cis profissionais do sexo
spellingShingle Orientações para mulheres cis profissionais do sexo
Henker, Barbara
Saúde sexual
Sexualidade
Educação em Saúde
Profissional do sexo
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
title_short Orientações para mulheres cis profissionais do sexo
title_full Orientações para mulheres cis profissionais do sexo
title_fullStr Orientações para mulheres cis profissionais do sexo
title_full_unstemmed Orientações para mulheres cis profissionais do sexo
title_sort Orientações para mulheres cis profissionais do sexo
author Henker, Barbara
author_facet Henker, Barbara
et al
author_role author
author2 et al
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henker, Barbara
et al
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde sexual
Sexualidade
Educação em Saúde
Profissional do sexo
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic Saúde sexual
Sexualidade
Educação em Saúde
Profissional do sexo
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
description A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que o contemple em todos os níveis de atenção; entretanto, para suprir a atenção integral à saúde é necessário avaliar as generalidades de cada público. Quando se trata de pessoas profissionais do sexo, percebe-se que a atenção à saúde das mesmas é muitas vezes negligenciada pelo sistema de saúde e pelas próprias trabalhadoras. Dentre os riscos vivenciados pelas mulheres que exercem essa atividade, destacamse ambiente de trabalho inseguro, suscetibilidade às violências (sexual, psicológica, verbal e física), o uso de drogas ilícitas, bem como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) contraídas a partir das relações sexuais desprotegidas. Ademais, estas sofrem preconceito e discriminação por parte da sociedade e, por vezes, dos profissionais de saúde que, seja por falta de interesse ou entendimento da vida dessas mulheres, as taxam como responsabilizadas pela disseminação de ISTs, devido ao comportamento que foge às regras e aos costumes sociais. É nítida a falta de meios de informações acerca das condições de vida e saúde dessas mulheres. Diante do exposto, o objetivo dessa cartilha é transmitir conhecimento e orientar a população alvo (profissionais do sexo), em especifico as que residem no município de Santa Maria-RS, por conter informações dos locais que podem procurar ajuda caso necessário. Também aborda métodos de proteção para uma relação sexual segura, principais ISTs que podem ser contraídas e seus meios de contaminação. Os tópicos abordados no decorrer da cartilha também são de extrema importância para a aprendizagem de acadêmicos e profissionais da saúde.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19T17:53:28Z
2023-07-19T17:53:28Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-65-85653-21-3
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29712
identifier_str_mv 978-65-85653-21-3
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922176646250496