Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vesz, Patricia
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/00130000016t2
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18132
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.
id UFSM_a73a54bd00badfff9435179b3ecd70a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/18132
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representaçõesProcess of educational inclusion of the deaf child in municipal schools in Boa Vista do Incra city – RS: representations and skillsInclusãoSurdoRepresentaçõesInclusionDeafRepresentationsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.The gift product monográfico had I eat objective explore the suit of inclusion educational from the followers deaf on net municipal of Boa Vista do Incra, Rio Grande do Sul. About to as many, the coordination and the team directive from the schools, the family from the subjects involved on research and the professional specialized from area from health have been interview. The interviews practice above the inclusion of the disciple deaf into the I school regular, the questions into the I sue of I school - apprenticeship, the difficulties and the facilities on the child at school and the questions concerning on the formation and / or capacity of teachers. The work is divided into five sections: Introduction, Roads from Investigation, Representations of the Deaf and from Deafness, I sue of Inclusion of the Deaf into the Argument Educational and Notes about to Finalize. The part you gave I work, she senses - if what is necessary revise the representations as the people they have above the deaf and the deafness. Beyond that, is necessary major involvement among school, family and society wherefore he may get the inclusion of the deaf, as the inclusion that's a I sue in constant building. In that way, highlighted - if what the suit of inclusion educational of the deaf on net municipal of Boa Vista do Incra is in effect underway with practices and alternatives possible, via the I work of teachers governors and of specialists involved with the I sue educative. However, no enough barely accept the different, is necessary assure as the students with deficiencies it comprises the contents proposed and that the school he may be prepared about to offer a teaching of quality egalitarian and just for everyone.O presente artigo monográfico teve como objetivo investigar o processo de inclusão educacional dos alunos surdos na rede municipal de Boa Vista do Incra, Rio Grande do Sul. Para tanto, a coordenação e a equipe diretiva das escolas, a família dos sujeitos envolvidos na pesquisa e o profissional especializado da área da saúde foram entrevistados. As entrevistas versaram sobre a inclusão do aluno surdo no ensino regular, as dúvidas no processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades e as facilidades à criança na escola e as questões referentes à formação e/ou capacitação de professores. O trabalho está dividido em cinco seções: Apresentação, Caminhos da Investigação, Representações do Surdo e da Surdez, Processo de Inclusão do Surdo no Contexto Educacional e Notas para Finalizar. A partir deste trabalho, percebe-se que é preciso rever as representações que as pessoas têm sobre o surdo e a surdez. Além disso, é necessário maior envolvimento entre escola, família e sociedade para que haja a inclusão do surdo, pois a inclusão é um processo em constante construção. Desse modo, destaca-se que o processo de inclusão educacional do surdo na rede municipal de Boa Vista do Incra está de fato em andamento com práticas e alternativas possíveis, através do trabalho de professores regentes e de especialistas envolvidos com o processo educativo. No entanto, não basta apenas aceitar o diferente, é preciso garantir que os estudantes com deficiências compreendam os conteúdos propostos e que a escola seja preparada para oferecer um ensino de qualidade, igualitário e justo para todos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoRampelotto, Elisane MariaVesz, Patricia2019-09-04T11:49:19Z2019-09-04T11:49:19Z2007-12-012007Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18132ark:/26339/00130000016t2porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-09-05T06:03:21Zoai:repositorio.ufsm.br:1/18132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-09-05T06:03:21Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações
Process of educational inclusion of the deaf child in municipal schools in Boa Vista do Incra city – RS: representations and skills
title Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações
spellingShingle Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações
Vesz, Patricia
Inclusão
Surdo
Representações
Inclusion
Deaf
Representations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações
title_full Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações
title_fullStr Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações
title_full_unstemmed Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações
title_sort Processo de inclusão educacional do surdo em escolas da rede municipal de ensino de Boa Vista do Incra - RS: práticas e representações
author Vesz, Patricia
author_facet Vesz, Patricia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rampelotto, Elisane Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Vesz, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Surdo
Representações
Inclusion
Deaf
Representations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Inclusão
Surdo
Representações
Inclusion
Deaf
Representations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
2007
2019-09-04T11:49:19Z
2019-09-04T11:49:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18132
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/00130000016t2
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18132
identifier_str_mv ark:/26339/00130000016t2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172262303629312