A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: München, Sinara
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000016s64
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2980
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_ac7b77d9be646e88bfc4098c7543bfef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2980
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RSThe influence of Program Admission to Higher Education – PEIES, in practice of Chemistry teachers of Santa Maria - RSCurrículoPEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior)Ensino de químicaProfessoresIngresso ao ensino superiorMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.The city of Santa Maria / RS is the headquarters of the Federal University of Santa Maria, an institution that offers opportunity for adolescents and young people of the city and region to seek for a place in higher education. In this sense there is a strong action of the schools of this city in order to push students to obtain places in public higher education, so that many of these institutions replace the school curriculum programming scripts by the programs of the ingression offered by the University. The insertion of these curricula in schools can lead to changes in the way of teachers' work; therefore, the intention of this research was to evaluate possible changes in the performance of the teaching of the discipline of Chemistry in relation to the use of these curricula. This research presents as methodology the study of case because it is a specific phenomenon of sharp and significant occurrence in the city of Santa Maria / RS. Five teachers working in public schools in the city of Santa Maria / RS were interviewed. From these lines were found four categories that represent the influence of the PEIES curriculum in the performance of these teachers. The categories were: entering the PEIES Program in schools; PEIES impact of the teaching-learning process; view on the influence of PEIES in school, and teaching PEIES after insertion. Through these it was possible to identify some points of influence in teaching this program, such as lack of time to address the content, limited to lectures and unconcern with learning aimed only at assessing the PEIES.A cidade de Santa Maria/RS é sede da Universidade Federal de Santa Maria, instituição que oferece oportunidade aos adolescentes e jovens da cidade e região a buscarem uma vaga no ensino superior. Nesse sentido há uma forte ação das escolas desta cidade no sentido de impulsionar os estudantes à obtenção de vagas no ensino superior público, de forma que muitas destas instituições substituem os currículos escolares pelos roteiros programáticos referentes aos programas de ingresso oferecidos pela Universidade. A inserção destes currículos nas escolas pode acarretar modificações no modo de trabalho dos professores, portanto, o intuito desta pesquisa foi verificar possíveis alterações na atuação da classe docente da disciplina de Química em relação à utilização destes currículos. Esta pesquisa apresenta como metodologia o estudo de caso por tratar-se de um fenômeno específico de ocorrência acentuada e expressiva na cidade de Santa Maria/RS. Cinco professores atuantes em escolas públicas do município de Santa Maria/RS foram entrevistados. A partir destas falas foram encontradas quatro categorias que representam a influência do currículo do PEIES na atuação docente destes professores. As categorias encontradas foram: Inserção do Programa do PEIES nas escolas; Impacto do PEIES no processo de ensino-aprendizagem; Visão sobre a influência do PEIES na escola; e A docência após a inserção do PEIES. Através destas foi possível identificar alguns pontos de influência deste programa no trabalho docente, como falta de tempo para abordagem dos conteúdos, limitação às aulas expositivas e despreocupação com a aprendizagem visando somente à avaliação do PEIES.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoBaptaglin, Leila AdrianaMünchen, Sinara2017-06-01T15:21:49Z2017-06-01T15:21:49Z2011-09-172011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2980ark:/26339/0013000016s64porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:05:03Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2980Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:05:03Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS
The influence of Program Admission to Higher Education – PEIES, in practice of Chemistry teachers of Santa Maria - RS
title A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS
spellingShingle A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS
München, Sinara
Currículo
PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior)
Ensino de química
Professores
Ingresso ao ensino superior
title_short A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS
title_full A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS
title_fullStr A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS
title_full_unstemmed A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS
title_sort A influência do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - o PEIES, na atuação de professores de Química de Santa Maria - RS
author München, Sinara
author_facet München, Sinara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptaglin, Leila Adriana
dc.contributor.author.fl_str_mv München, Sinara
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior)
Ensino de química
Professores
Ingresso ao ensino superior
topic Currículo
PEIES (Programa de Ingresso ao Ensino Superior)
Ensino de química
Professores
Ingresso ao ensino superior
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17
2011
2017-06-01T15:21:49Z
2017-06-01T15:21:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2980
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000016s64
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2980
identifier_str_mv ark:/26339/0013000016s64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172462533410816