Estudos comparativos de ferramentas de programação para grades computacionais
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Data de Publicação: | 2007 |
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Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25452 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2007. |
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Estudos comparativos de ferramentas de programação para grades computacionaisComparative studies for computational grid programming toolsGrades computacionaisProgramação de gradesN-RainhasPOP-C++ProActiveComputational gridsGrids programmingN-QueensCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2007.Parallel and distributed computing is widely used to solve problems that demand high computational power. There are many platforms that allow executing parallel and distributed programs. One of these platforms is the computational grids, composed by many computers dispersed in many sites. There are many tools to help programmers to develop computational grid applications. The present work intended to compare studies of some of the computational grid programming tools. This comparison aim to help programmers to choose between these tools, decreasing the necessity for practical tests. To execute this comparison, practical tests with an implementation using these tools were run. An application that solve N-Queens problem was created using ProActive and POP-C++. Therefore, both tools have shown good performance, but both need to improve their features. ProActive is a Java tool, but this fact does not interfere on the application performance, so suggest that Java could be a choice for computational grid programming.O processamento paralelo e distribuído é freqüentemente utilizado para resolver problemas que demandam um grande poder computacional. Existem diversas plataformas que permitem executar programas paralelos e distribuídos. Uma dessas plataformas são as grades computacionais, as quais são compostas por vários computadores distribuídos geograficamente. Para o desenvolvimento de aplicações voltadas a grades computacionais, existem várias ferramentas que propõem abstrair do programador a complexidade da grade. Nesse contexto, o presente trabalho se propõe a realizar um estudo comparativo de algumas das ferramentas de programação para grades computacionais. Esta comparação visa fornecer dados que auxiliem programadores na escolha entre essas ferramentas, reduzindo a necessidade de fazer um teste prático. Para fazer essa comparação foram realizados testes práticos com implementações que usavam as ferramentas. Foi construída uma aplicação que resolve o problema das N-Rainhas utilizando ProActive e POP-C++. Dessa forma pode-se observar que as duas ferramentas possuem um bom desempenho, mas ambas carecem de melhorias. Também pode-se concluir que apesar de ProActive ser feito em Java, não apresentou uma perda de desempenho significativa, portanto ferramentas em Java podem ser uma boa escolha para se programar em grades computacionais.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de TecnologiaStein, Benhur de OliveiraScheid, Tiago2022-07-18T18:24:56Z2022-07-18T18:24:56Z2007-03-012007Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25452ark:/26339/001300000q5ndporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-18T18:24:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/25452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-18T18:24:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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