O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierres, Aline de Freitas
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000mmjh
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11628
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.
id UFSM_adfafb1db7aa7d81b2aa901fa986b031
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/11628
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímuloThe view of school management on students with high abilities/giftedness: understanding and stimulusGestão escolarAltas habilidades/superdotaçãoConcepçõesHigh abilities/giftednessSchool managementConceptionsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.In this monograph are discussed subjects guiding the Special Education thinking about the work with School Management. The discussion’s public are students with behaviors of High Abilities/Giftedness, being that in this study it will be verified how the school management of an institution can help in effective faculty action in relation to students with High Abilities/Giftedness. In order to understand if this Management support that, questions are addressed in an interview with the Special Educator, one Teacher, the Director and the Vice-director of the school, and these questions stand out the conceptions of these professionals on students with High Abilities/Giftedness, the work done with these students, the difficulties and how management encourages and supports this theme. The investigative path that guided this work was characterized as a qualitative study, of the case study type. In order to achieve the proposed objectives, the semi-structured interview was used as a data collection instrument, which was later transcribed and analyzed into categories, taking into account the objectives proposed in the study. With the results found, it was noticed that the teacher, special educator and coordinators did not know about the subject in their initial formation, however with the participation of the trainees in the school and the need to attend these students with behaviors of High Abilities/Giftedness, the teacher and the Special Educator were seeking knowledge. There is still insecurity on the part of the School Coordination, however, they recognize the need for care and support the proposals that are brought to them. Faced with this, it is motivating to see the interest of the teacher and the Special Educator in order to propose quality work and with inclusive strategies for them.Neste trabalho de monografia são abordados assuntos norteadores da Educação Especial pensando no trabalho em conjunto com a Gestão Escolar. O público da discussão são alunos com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, sendo que neste estudo será verificado como a gestão escolar de uma instituição pode auxiliar na ação docente efetiva em relação a alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Para compreender se ocorre de fato este apoio da Gestão, são abordadas questões em entrevista com a Educadora Especial, uma Professora, a Diretora e Vice-diretora da escola, sendo que destas questões destacam-se as concepções destes profissionais sobre os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, o trabalho realizado com esses alunos, as dificuldades e de que forma a gestão incentiva e apoia esta temática. O caminho investigativo que norteou esse trabalho caracterizou-se como um estudo de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, sendo estas posteriormente transcritas e analisadas em categorias, através da análise de conteúdo. Com os resultados encontrados, percebeu-se que professora, educadora especial e coordenadoras não tiveram conhecimento sobre a temática em sua formação inicial, porém com participação de estagiárias na escola e pela necessidade de atender esses alunos com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, a professora e Educadora Especial foram buscar conhecimentos. Ainda há uma insegurança por parte da Coordenação da escola, porém, reconhecem a necessidade do atendimento e apoiam as propostas que lhes são trazidas. Diante disso é motivador ver o interesse da professora e da Educadora Especial a fim de propor um trabalho de qualidade e com estratégias inclusivas para os mesmos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoNegrini, TatianeGutierres, Aline de Freitas2017-09-11T12:59:37Z2017-09-11T12:59:37Z2017-01-302017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11628ark:/26339/001300000mmjhporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-09-11T12:59:37Zoai:repositorio.ufsm.br:1/11628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-09-11T12:59:37Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo
The view of school management on students with high abilities/giftedness: understanding and stimulus
title O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo
spellingShingle O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo
Gutierres, Aline de Freitas
Gestão escolar
Altas habilidades/superdotação
Concepções
High abilities/giftedness
School management
Conceptions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo
title_full O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo
title_fullStr O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo
title_full_unstemmed O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo
title_sort O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo
author Gutierres, Aline de Freitas
author_facet Gutierres, Aline de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Negrini, Tatiane
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutierres, Aline de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Altas habilidades/superdotação
Concepções
High abilities/giftedness
School management
Conceptions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão escolar
Altas habilidades/superdotação
Concepções
High abilities/giftedness
School management
Conceptions
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11T12:59:37Z
2017-09-11T12:59:37Z
2017-01-30
2017
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11628
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000mmjh
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11628
identifier_str_mv ark:/26339/001300000mmjh
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172362663886848