Na busca de uma gestão participativa e democrática na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000h829 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13542 |
Resumo: | Monografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educacao, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_ae16b4a106f006d95326763e015b4fc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13542 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Na busca de uma gestão participativa e democrática na escolaIn search of a democratic and participatory management in the schoolGestãoDemocraciaAutonomiaParticipaçãoManagementDemocracyAutonomyParticipationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educacao, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.This study aimed to examine how the process has been effected participatory and democratic management at New Horizon Public School, city of Palmas / TO. The execution of such research is justified, among other reasons, the need to overcome the contradiction between discourse and practice of participatory and democratic management of the school. The methodology was characterized as a field research with qualitative approach. Among the procedures, we chose to conduct questionnaires with questions formulated from the following specific objectives: Identify the characteristics of participatory democracy in school management. Analyze the changes that the school has experienced in the construction of democratic management. Identify community participation in building and running the political pedagogical project of the school. The audience was composed of the director, teacher trainers, teachers, students and parents. The analysis showed that there is existence of a contradiction between the discourse and practice of participatory management and democratic in that school. Against this reality, it is believed that the collective work and the redefinition of the roles of each in the school context are fundamental aspects of a move towards a democratic school, participation and quality.Este trabalho teve como objetivo analisar o modo como vem sendo efetivado o processo de gestão participativa e democrática na Escola Estadual Novo Horizonte, município de Palmas/TO. A realização dessa pesquisa se justificou, dentre outras razões, pela necessidade de superar a contradição entre o discurso e a prática da gestão participativa e democrática dessa escola. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa de campo, com enfoque qualitativo. Entre os procedimentos, optou-se por realizar aplicação de questionários com questões formuladas a partir dos seguintes objetivos específicos: Identificar as características de democracia participativa na gestão escolar. Analisar as mudanças que a escola vem passando na construção da gestão democrática. Identificar a participação da comunidade na construção e execução do projeto político pedagógico da escola. O público-alvo foi constituído pelo diretor, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e pais. A análise dos dados apontou que ainda há existência de uma contradição entre o discurso e a prática da gestão participativa e democrática na referida escola. Diante dessa realidade, acredita-se que o trabalho coletivo e a redefinição dos papeis de cada um no contexto escolar, sejam aspectos fundamentais para um caminhar para uma escola democrática, participativa e de qualidade.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoPereira, Sueli MenezesBarros, Jackson Marcos Suske2018-06-26T13:50:45Z2018-06-26T13:50:45Z2011-09-162011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13542ark:/26339/001300000h829porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-06-26T13:50:45Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-06-26T13:50:45Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na busca de uma gestão participativa e democrática na escola In search of a democratic and participatory management in the school |
title |
Na busca de uma gestão participativa e democrática na escola |
spellingShingle |
Na busca de uma gestão participativa e democrática na escola Barros, Jackson Marcos Suske Gestão Democracia Autonomia Participação Management Democracy Autonomy Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Na busca de uma gestão participativa e democrática na escola |
title_full |
Na busca de uma gestão participativa e democrática na escola |
title_fullStr |
Na busca de uma gestão participativa e democrática na escola |
title_full_unstemmed |
Na busca de uma gestão participativa e democrática na escola |
title_sort |
Na busca de uma gestão participativa e democrática na escola |
author |
Barros, Jackson Marcos Suske |
author_facet |
Barros, Jackson Marcos Suske |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Sueli Menezes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Jackson Marcos Suske |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Democracia Autonomia Participação Management Democracy Autonomy Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Gestão Democracia Autonomia Participação Management Democracy Autonomy Participation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Monografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educacao, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-16 2011 2018-06-26T13:50:45Z 2018-06-26T13:50:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13542 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000h829 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13542 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000h829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172343658446848 |