O cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Angela Graciela de
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000dr7z
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15760
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.
id UFSM_b42e00314b9530693a24b3cf9e07e91f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15760
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)Gestão democráticaGestão escolarGestores na escolaDemocratic managementSchool managementManagers in schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.The research aimed to understand the way how it is the management and organization of a State School of Não-Me-Toque (RS). This study was based on a qualitative methodology, the type case study. In order to understand the perceptions and points of view of the school community about the School Management, who are the managers present daily at school, and the importance of School Management in the educational process, interviews were conducted with members of the management team, faculty, staff, student's father and school students. The data were interpreted by simple categorization, being close to the content analysis. As a result of the research, we can see that the school community recognizes the importance of school management and managers in the school routine. But the anti-democratic stance still remains very striking in our society, tying all the responsibilities of the school management over the director or the management team. This way, not being responsible for the results achieved by the school. While everyone believes that democratic governance is essential for building an egalitarian society, it, in practice, still faces many difficulties that must be overcome. So we need to give space for discussions on the subject and awaken political consciousness of future generations. This is another challenge for education process.A pesquisa teve como objetivo geral compreender como é o cotidiano a gestão e organização de uma Escola Estadual em Não-Me-Toque (RS). Este estudo foi fundamentado na metodologia de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a fim de compreender as percepções da comunidade escolar sobre como acontece a gestão escolar, quem são os gestores presentes no cotidiano da escola a importância da gestão escolar no processo educativo, foram realizadas entrevistas com os integrantes da equipe diretiva, professores, funcionários, pai de aluno e alunos da escola. Os dados foram interpretados por categorização simples, aproximada da análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, podemos observar que a comunidade escolar reconhece a importância da gestão escolar e dos gestores no cotidiano da escola. Porém, a postura antidemocrática ainda permanece muito marcante em nossa sociedade, atrelando a responsabilidade sobre a gestão da escola sobre o diretor ou sobre a equipe diretiva. Desta forma a comunidade exime-se de responsabilidade sobre os resultados alcançados pela escola, e coloca-se como expectadora e não parte dos problemas ou soluções. Embora todos acreditem que a gestão democrática seja essencial para a construção de uma sociedade igualitária, ela na prática ainda encontra muitas barreiras que precisam ser superadas. Portanto é preciso dar abertura para discussões sobre o assunto e despertar conscientização política emancipatória, voltada para o pensamento crítico das futuras gerações. Este é mais um desafio para a educação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoZimmermann, Ana Paula da Rosa CristinoOliveira, Angela Graciela de2019-02-26T15:51:21Z2019-02-26T15:51:21Z2015-11-272015Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15760ark:/26339/001300000dr7zporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-02-27T06:03:53Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15760Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-02-27T06:03:53Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)
title O cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)
spellingShingle O cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)
Oliveira, Angela Graciela de
Gestão democrática
Gestão escolar
Gestores na escola
Democratic management
School management
Managers in school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)
title_full O cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)
title_fullStr O cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)
title_full_unstemmed O cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)
title_sort O cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)
author Oliveira, Angela Graciela de
author_facet Oliveira, Angela Graciela de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Angela Graciela de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Gestão escolar
Gestores na escola
Democratic management
School management
Managers in school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Gestão escolar
Gestores na escola
Democratic management
School management
Managers in school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-27
2015
2019-02-26T15:51:21Z
2019-02-26T15:51:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15760
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000dr7z
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15760
identifier_str_mv ark:/26339/001300000dr7z
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172329147203584