Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Zaida Elisa Garske
Data de Publicação: 2012
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000vjsj
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2869
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.
id UFSM_bc76ebe1218863033bfe7d74e3752fc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2869
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografiaJogos virtuaisMetodologiaAprendizagemArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.The teaching which appropriate media, favors the creation of recreational environments and attractive rewarding, stimulating the integral development of the student. The word game in its essence doesn’t have a specific meaning, or special attention, but in the entire history of mankind has always been considered a game for moments of leisure, of joy, of representation, satisfaction. The game is necessary for our development process, has a vital function for the individual, especially as a means of assimilation of reality, and be culturally useful to society as an expression of community ideals. Virtual games are presented as one of several pedagogical alternatives that may be offered to the student, contemplating the true meaning of its use as favorable to the teaching-learning process. From this perspective became a study to see how often students and teachers use technology resources in the classroom, choosing the discipline of geography in a class of 6th grade of the State Elementary School Coronel Urbano das Chagas of Dom Pedrito. Through questionnaires applied to students and the teacher, was possible to verify the no use of new technologies in the teaching-learning process as well as the limited use of the digital room. Looking to diversify the work methodology were suggested virtual games, to adapt the subjects worked in the discipline in order to encourage interaction and participation of students in the acquisition of new knowledge.O ensino que se apropria de meios lúdicos favorece a criação de ambientes gratificantes e atraentes, estimulando o desenvolvimento integral do educando. A palavra jogo em sua essência não apresenta um significado específico, nem destaque especial, porém em toda a história da humanidade sempre se entendeu por jogo um momento de lazer, de alegria, de representação, de satisfação. O jogo é necessário ao nosso processo de desenvolvimento, tem uma função vital para o indivíduo, principalmente como forma de assimilação da realidade, além de ser culturalmente útil para a sociedade como expressão de ideais comunitários. Os jogos virtuais apresentam-se como uma das várias alternativas pedagógicas que podem ser oferecidas ao educando, contemplando o verdadeiro sentido de sua utilização como favorável ao processo ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva fez-se um estudo para verificar com que frequência os alunos e professores utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, escolhendo a disciplina de Geografia em uma turma de 6ª série da E.E.E.F. Coronel Urbano das Chagas de Dom Pedrito. Através de questionários, aplicados aos alunos e à professora, foi possível constatar a não utilização das novas tecnologias no processo ensinoaprendizagem, bem como a pouca utilização da sala digital. Pensando em diversificar a metodologia de trabalho foram sugeridos jogos virtuais, que se adaptassem aos assuntos trabalhados na disciplina, de maneira a motivar a interação e a participação dos alunos na aquisição de novos conhecimentos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de TecnologiaDal Forno, Gedson Mario BorgesMachado, Zaida Elisa Garske2017-05-16T11:27:51Z2017-05-16T11:27:51Z20122012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2869ark:/26339/001300000vjsjporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-08-07T15:19:05Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-08-07T15:19:05Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia
title Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia
spellingShingle Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia
Machado, Zaida Elisa Garske
Jogos virtuais
Metodologia
Aprendizagem
title_short Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia
title_full Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia
title_fullStr Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia
title_full_unstemmed Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia
title_sort Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia
author Machado, Zaida Elisa Garske
author_facet Machado, Zaida Elisa Garske
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dal Forno, Gedson Mario Borges
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Zaida Elisa Garske
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos virtuais
Metodologia
Aprendizagem
topic Jogos virtuais
Metodologia
Aprendizagem
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2017-05-16T11:27:51Z
2017-05-16T11:27:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2869
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000vjsj
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2869
identifier_str_mv ark:/26339/001300000vjsj
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172402331516928