Os processos da qualidade total numa instituição de ensino na percepção dos gestores do curso de administração: um estudo no centro universitário Feevale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Maura Regina de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000dfsm
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8030
Resumo: The current work has the aim to analyse the Quality Management System of the Business Administration Course under Feevale s manager group perception. I have carefully remarked how that group perceives the total quality management at the Institution as well as if the management paradigm applied there can be done for the activities whose product is knowledge. Data and information were collected from documentary analysis on and not structuralized interviews with the coordinators of Business Course; this way the goals considered for that study were reached. Brief, the analysis elaborated from the raised data made possible to verify the factors that contribute and the ones that make difficult the management of the total quality at Feevale, once Business Administration Course is considered as target of the quality system. Also, having followed the managers opinion and bibliography, it was possible to present some concerns to help the Quality Management at that Institution.
id UFSM_bf7200ad85629f354ac8a1ecbad2c449
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/8030
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Os processos da qualidade total numa instituição de ensino na percepção dos gestores do curso de administração: um estudo no centro universitário FeevaleAdministraçãoEnsino superiorQualidade totalCurso de administraçãoGestão de qualidadeCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOThe current work has the aim to analyse the Quality Management System of the Business Administration Course under Feevale s manager group perception. I have carefully remarked how that group perceives the total quality management at the Institution as well as if the management paradigm applied there can be done for the activities whose product is knowledge. Data and information were collected from documentary analysis on and not structuralized interviews with the coordinators of Business Course; this way the goals considered for that study were reached. Brief, the analysis elaborated from the raised data made possible to verify the factors that contribute and the ones that make difficult the management of the total quality at Feevale, once Business Administration Course is considered as target of the quality system. Also, having followed the managers opinion and bibliography, it was possible to present some concerns to help the Quality Management at that Institution.A presente dissertação teve por objetivo analisar o sistema de Gestão da Qualidade do Curso de Administração do Centro Universitário Feevale sob a percepção do seu grupo de dirigentes. Busquei interpretar como esse grupo percebe a Gestão da Qualidade Total na Instituição e se o modelo de gestão aplicado é viável para as atividades cujo produto seja o conhecimento. As informações e dados foram coletados a partir de análise documental e de entrevistas não estruturadas com os dirigentes do curso de administração, o que possibilitou atingir aos objetivos propostos para esse estudo. A análise elaborada, a partir dos dados levantados, possibilitou verificar os fatores que contribuem e que dificultam a Gestão da Qualidade Total no Centro Universitário Feevale. Seguindo os depoimentos dos dirigentes investigados e as recomendações da revisão bibliográfica, foi possível apresentar considerações que podem contribuir para o aprimoramento da Gestão da Qualidade nessa Instituição de Ensino.Universidade Federal de Santa MariaBREngenharia de ProduçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoSchmidt, Alberto Souzahttp://lattes.cnpq.br/2214080795054032Godoy, Leoni Pentiadohttp://lattes.cnpq.br/7499692835204617Mello, Maura Regina de2008-01-082008-01-082004-05-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMELLO, Maura Regina de. OS PROCESSOS DA QUALIDADE TOTAL NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO:UM ESTUDO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE. 2004. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8030ark:/26339/001300000dfsmporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-05-03T15:07:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/8030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-05-03T15:07:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os processos da qualidade total numa instituição de ensino na percepção dos gestores do curso de administração: um estudo no centro universitário Feevale
title Os processos da qualidade total numa instituição de ensino na percepção dos gestores do curso de administração: um estudo no centro universitário Feevale
spellingShingle Os processos da qualidade total numa instituição de ensino na percepção dos gestores do curso de administração: um estudo no centro universitário Feevale
Mello, Maura Regina de
Administração
Ensino superior
Qualidade total
Curso de administração
Gestão de qualidade
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Os processos da qualidade total numa instituição de ensino na percepção dos gestores do curso de administração: um estudo no centro universitário Feevale
title_full Os processos da qualidade total numa instituição de ensino na percepção dos gestores do curso de administração: um estudo no centro universitário Feevale
title_fullStr Os processos da qualidade total numa instituição de ensino na percepção dos gestores do curso de administração: um estudo no centro universitário Feevale
title_full_unstemmed Os processos da qualidade total numa instituição de ensino na percepção dos gestores do curso de administração: um estudo no centro universitário Feevale
title_sort Os processos da qualidade total numa instituição de ensino na percepção dos gestores do curso de administração: um estudo no centro universitário Feevale
author Mello, Maura Regina de
author_facet Mello, Maura Regina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schmidt, Alberto Souza
http://lattes.cnpq.br/2214080795054032
Godoy, Leoni Pentiado
http://lattes.cnpq.br/7499692835204617
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Maura Regina de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino superior
Qualidade total
Curso de administração
Gestão de qualidade
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic Administração
Ensino superior
Qualidade total
Curso de administração
Gestão de qualidade
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description The current work has the aim to analyse the Quality Management System of the Business Administration Course under Feevale s manager group perception. I have carefully remarked how that group perceives the total quality management at the Institution as well as if the management paradigm applied there can be done for the activities whose product is knowledge. Data and information were collected from documentary analysis on and not structuralized interviews with the coordinators of Business Course; this way the goals considered for that study were reached. Brief, the analysis elaborated from the raised data made possible to verify the factors that contribute and the ones that make difficult the management of the total quality at Feevale, once Business Administration Course is considered as target of the quality system. Also, having followed the managers opinion and bibliography, it was possible to present some concerns to help the Quality Management at that Institution.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05-03
2008-01-08
2008-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELLO, Maura Regina de. OS PROCESSOS DA QUALIDADE TOTAL NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO:UM ESTUDO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE. 2004. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8030
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000dfsm
identifier_str_mv MELLO, Maura Regina de. OS PROCESSOS DA QUALIDADE TOTAL NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO:UM ESTUDO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO FEEVALE. 2004. 139 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.
ark:/26339/001300000dfsm
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Engenharia de Produção
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Engenharia de Produção
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172327038517248