Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruviaro, Vithória Andres
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000004khk
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2068
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2014.
id UFSM_bfa9acc16c0b54ad77c4c7de15dfc297
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2068
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no InstagramDigital communication strategies: case studies of Monama Orgânicos and Gabriela Pugliesi on InstagramEditora de blogEstratégias de comunicaçãoInstagramMídia digitalMobilidadeUsuário-mídiaBlog publisherCommunication strategiesDigital mediaMobilityUser-mediaTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2014.The ambience of the internet enables, by mobile devices, new forms of relationships between individuals, organizations and their publics. This new context requires the use of digital communication strategies as a competitive differentiator. This work is focused on digital communication strategies and it is bounded to the study of the role of a fitness blog publisher and an organization on the mobile app Instagram. The research problem seeks to know: What are the strategies of digital communication used by a fitness blog publisher and by an organization in their profiles on the mobile app Instagram? The overall objective of this research is to understand how to present digital communication strategies employed by a fitness blog publisher and by an organization in their profiles on the Instagram app. In this sense, the especific objectives are indentified the communication strategies used by a fitness blog publisher Gabriela Pugliesi and the company of natural products Monama Orgânicos in their profiles on Instagram app; and analyze the posts made by both from June 1st to July 1st, 2014, according to the literature review. To meet the objectives of this research, was chosen as a methodology for using the Case Study (YIN, 2005), including in it a covert and non-participatory observation (JONHSON, 2010) and a asynchronus online semistructured interview (JONHSON, 2010), comprising a triangulation of methods and techniques. It was found that 13 digital communication strategies are present in the profile of the fitness blog publisher and nine were found in the profile of the organization.A ambiência da internet possibilita, por meio dos dispositivos móveis, novas formas de relacionamento entre indivíduos, organizações e seus públicos. Esse novo contexto implica na utilização de estratégias de comunicação digital como diferencial competitivo. Este trabalho tem como tema central as estratégias de comunicação digital e está delimitado ao estudo da atuação de uma editora de blog fitness e de uma organização no aplicativo móvel Instagram. O problema de pesquisa busca saber: Quais são as estratégias de comunicação digital utilizadas por uma editora de blog fitness e por uma organização em seus perfis no aplicativo móvel Instagram? O objetivo geral desta pesquisa é compreender como se apresentam as estratégias de comunicação digital empregadas por uma editora de blog fitness e por uma organização em seus perfis no aplicativo Instagram. Neste sentido, os objetivos específicos constituem-se em identificar as estratégias de comunicação digital utilizadas pela editora de blog fitness Gabriela Pugliesi e pela empresa de produtos naturais Monama Orgânicos em seus perfis no aplicativo Instagram; e analisar as postagens realizadas por ambas no período de 1º de junho a 1º de julho de 2014, segundo revisão bibliográfica. Para atender os objetivos desta pesquisa, optou-se como metodologia pela utilização do Estudo de Caso (YIN, 2005), incluindo neste a observação encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e a entrevista assíncrona online semiestruturada (JOHNSON, 2010), compreendendo uma triangulação de métodos e técnicas. Constatou-se que 13 estratégias de comunicação digital estão presentes no perfil da editora de blog fitness e nove foram encontradas no perfil da organização.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasMachado, JonesRuviaro, Vithória Andres2016-08-24T12:27:09Z2016-08-24T12:27:09Z2014-12-102014Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2068ark:/26339/0013000004khkporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-11-17T13:32:59Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2068Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-11-17T13:32:59Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram
Digital communication strategies: case studies of Monama Orgânicos and Gabriela Pugliesi on Instagram
title Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram
spellingShingle Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram
Ruviaro, Vithória Andres
Editora de blog
Estratégias de comunicação
Instagram
Mídia digital
Mobilidade
Usuário-mídia
Blog publisher
Communication strategies
Digital media
Mobility
User-media
title_short Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram
title_full Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram
title_fullStr Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram
title_sort Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram
author Ruviaro, Vithória Andres
author_facet Ruviaro, Vithória Andres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Jones
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruviaro, Vithória Andres
dc.subject.por.fl_str_mv Editora de blog
Estratégias de comunicação
Instagram
Mídia digital
Mobilidade
Usuário-mídia
Blog publisher
Communication strategies
Digital media
Mobility
User-media
topic Editora de blog
Estratégias de comunicação
Instagram
Mídia digital
Mobilidade
Usuário-mídia
Blog publisher
Communication strategies
Digital media
Mobility
User-media
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
2014
2016-08-24T12:27:09Z
2016-08-24T12:27:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2068
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000004khk
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2068
identifier_str_mv ark:/26339/0013000004khk
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172282108084224