Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000004khk |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2068 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2014. |
id |
UFSM_bfa9acc16c0b54ad77c4c7de15dfc297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2068 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no InstagramDigital communication strategies: case studies of Monama Orgânicos and Gabriela Pugliesi on InstagramEditora de blogEstratégias de comunicaçãoInstagramMídia digitalMobilidadeUsuário-mídiaBlog publisherCommunication strategiesDigital mediaMobilityUser-mediaTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2014.The ambience of the internet enables, by mobile devices, new forms of relationships between individuals, organizations and their publics. This new context requires the use of digital communication strategies as a competitive differentiator. This work is focused on digital communication strategies and it is bounded to the study of the role of a fitness blog publisher and an organization on the mobile app Instagram. The research problem seeks to know: What are the strategies of digital communication used by a fitness blog publisher and by an organization in their profiles on the mobile app Instagram? The overall objective of this research is to understand how to present digital communication strategies employed by a fitness blog publisher and by an organization in their profiles on the Instagram app. In this sense, the especific objectives are indentified the communication strategies used by a fitness blog publisher Gabriela Pugliesi and the company of natural products Monama Orgânicos in their profiles on Instagram app; and analyze the posts made by both from June 1st to July 1st, 2014, according to the literature review. To meet the objectives of this research, was chosen as a methodology for using the Case Study (YIN, 2005), including in it a covert and non-participatory observation (JONHSON, 2010) and a asynchronus online semistructured interview (JONHSON, 2010), comprising a triangulation of methods and techniques. It was found that 13 digital communication strategies are present in the profile of the fitness blog publisher and nine were found in the profile of the organization.A ambiência da internet possibilita, por meio dos dispositivos móveis, novas formas de relacionamento entre indivíduos, organizações e seus públicos. Esse novo contexto implica na utilização de estratégias de comunicação digital como diferencial competitivo. Este trabalho tem como tema central as estratégias de comunicação digital e está delimitado ao estudo da atuação de uma editora de blog fitness e de uma organização no aplicativo móvel Instagram. O problema de pesquisa busca saber: Quais são as estratégias de comunicação digital utilizadas por uma editora de blog fitness e por uma organização em seus perfis no aplicativo móvel Instagram? O objetivo geral desta pesquisa é compreender como se apresentam as estratégias de comunicação digital empregadas por uma editora de blog fitness e por uma organização em seus perfis no aplicativo Instagram. Neste sentido, os objetivos específicos constituem-se em identificar as estratégias de comunicação digital utilizadas pela editora de blog fitness Gabriela Pugliesi e pela empresa de produtos naturais Monama Orgânicos em seus perfis no aplicativo Instagram; e analisar as postagens realizadas por ambas no período de 1º de junho a 1º de julho de 2014, segundo revisão bibliográfica. Para atender os objetivos desta pesquisa, optou-se como metodologia pela utilização do Estudo de Caso (YIN, 2005), incluindo neste a observação encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e a entrevista assíncrona online semiestruturada (JOHNSON, 2010), compreendendo uma triangulação de métodos e técnicas. Constatou-se que 13 estratégias de comunicação digital estão presentes no perfil da editora de blog fitness e nove foram encontradas no perfil da organização.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasMachado, JonesRuviaro, Vithória Andres2016-08-24T12:27:09Z2016-08-24T12:27:09Z2014-12-102014Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2068ark:/26339/0013000004khkporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-11-17T13:32:59Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2068Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-11-17T13:32:59Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram Digital communication strategies: case studies of Monama Orgânicos and Gabriela Pugliesi on Instagram |
title |
Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram |
spellingShingle |
Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram Ruviaro, Vithória Andres Editora de blog Estratégias de comunicação Mídia digital Mobilidade Usuário-mídia Blog publisher Communication strategies Digital media Mobility User-media |
title_short |
Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram |
title_full |
Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram |
title_fullStr |
Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram |
title_full_unstemmed |
Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram |
title_sort |
Estratégias de comunicação digital: estudos de caso da Monama Orgânicos e Gabriela Pugliesi no Instagram |
author |
Ruviaro, Vithória Andres |
author_facet |
Ruviaro, Vithória Andres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Jones |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruviaro, Vithória Andres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Editora de blog Estratégias de comunicação Mídia digital Mobilidade Usuário-mídia Blog publisher Communication strategies Digital media Mobility User-media |
topic |
Editora de blog Estratégias de comunicação Mídia digital Mobilidade Usuário-mídia Blog publisher Communication strategies Digital media Mobility User-media |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-10 2014 2016-08-24T12:27:09Z 2016-08-24T12:27:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2068 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000004khk |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2068 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000004khk |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172282108084224 |