A importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Verônica Oliveira dos
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000018196
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13223
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.
id UFSM_c6a9df5e8684eb3e399b0332015ca178
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13223
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresasThe importance of digital technologies used in higher education in business administrationNovas tecnologiasEnsino superiorTecnologias digitaisDigital technologiesHigher educationNew technologiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.The use of technological resources in the academic environment is growing more and to keep up-todate in this respect, higher education institutions seek to differentiate themselves with the new digital technologies, in order to stimulate teaching in the classroom. In this way, the challenge arises of inserting tools that are in accordance with this educational demand and that stand out as a key factor of this differentiation. Public or private educational institutions must be aware of the continuous changes in digital technologies, as well as the adherence of new tools and processes, making them more effective. With this purpose, technologies seek the process of learning and coordination of essential factors to the development and achievement of effective teaching results. In this sense, this article has the objective to approach the opinion of the professors of a business administration course, about the expectations regarding the importance of the digital technologies used. For this, a research was developed through a case study. The information about the importance of the digital technologies used in the classroom was obtained through a questionnaire based on the foundations of the SERVQUAL tool with the use of quality dimensions in services: reliability, security, empathy and tangible aspects. As a result, there was a positive perception of the interviewees. The teachers have a favorable environment to use digital technologies, but they need a greater stimulus from the institution. It is noticed that almost 30% of the interviewees understand that the institution treats as unimportant the receipt of training for the insertion of new technologies in the classroom. In the comparison between expectation and perception, it was verified that teachers are receptive to the use of new digital technologies in the classroom, what they need is to receive more training and incentives from the institution to effectively use these digital technologies in the classroom.A utilização de recursos tecnológicos no ambiente acadêmico cresce cada vez mais e para manteremse atualizadas nesse quesito as instituições de ensino superior buscam diferenciar-se com as novas tecnologias digitais, no intuito de dinamizar o ensino em sala de aula. Dessa forma surge o desafio de inserir ferramentas que estejam de acordo com essa demanda de ensino e que se destaque como fator chave dessa diferenciação. As instituições de ensino públicas ou privadas, devem estar atentas às mudanças contínuas nas tecnologias digitais, bem como à adesão de novas ferramentas e processos tornando-os mais efetivos. Com esse propósito, as tecnologias buscam o processo de aprendizagem e coordenação de fatores essenciais ao desenvolvimento e obtenção dos resultados de um ensino efetivo. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo abordar a opinião dos professores de um curso de administração de empresas no quesito expectativas em relação a importância das tecnologias digitais utilizadas. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa através de um estudo de caso. As informações referentes à importância das tecnologias digitais utilizadas em sala de aula foram obtidas através de um questionário baseado nos fundamentos da ferramenta SERVQUAL com o uso das dimensões da qualidade em serviços: confiabilidade, segurança, empatia e aspectos tangíveis. Como resultado, verificou-se uma percepção positiva por parte dos entrevistados. Os docentes possuem um ambiente favorável a utilização das tecnologias digitais, mas necessitam de um maior estímulo por parte da instituição. Percebe-se que quase 30% dos entrevistados entendem que a instituição trata como pouco importante o recebimento de capacitações para a inserção de novas tecnologias em sala de aula. Na comparação entre expectativa e percepção verificou-se que os docentes são receptivos a utilização das novas tecnologias digitais em sala de aula, o que necessitam é receber mais capacitações e estímulos por parte da instituição para efetiva utilização destas tecnologias digitais em sala de aula.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasPereira, Adriana SoaresSantos, Verônica Oliveira dos2018-05-21T15:05:20Z2018-05-21T15:05:20Z2017-06-242017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13223ark:/26339/0013000018196porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-21T15:05:20Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-21T15:05:20Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresas
The importance of digital technologies used in higher education in business administration
title A importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresas
spellingShingle A importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresas
Santos, Verônica Oliveira dos
Novas tecnologias
Ensino superior
Tecnologias digitais
Digital technologies
Higher education
New technologies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresas
title_full A importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresas
title_fullStr A importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresas
title_full_unstemmed A importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresas
title_sort A importância das tecnologias digitais utilizadas no ensino superior em administração de empresas
author Santos, Verônica Oliveira dos
author_facet Santos, Verônica Oliveira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Adriana Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Verônica Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Ensino superior
Tecnologias digitais
Digital technologies
Higher education
New technologies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Novas tecnologias
Ensino superior
Tecnologias digitais
Digital technologies
Higher education
New technologies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-24
2017
2018-05-21T15:05:20Z
2018-05-21T15:05:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13223
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000018196
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13223
identifier_str_mv ark:/26339/0013000018196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172469344960512