O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanini, Marlise Eva Debortoli
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000q3fh
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/391
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
id UFSM_cbbbeab803236aac58423831c0e11948
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/391
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolaresTeacher director demytifying practices in school special: a study from the perspective of school administratorsGestão escolarPráticas pedagógicasProfessor diretorMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.This monograph is aimed at analyzing the pedagogical practices of teacher director of Escola Especial Professora Ondina Landin Cardoso located in Espumoso/RS. Specifically we sought to understand the importance of the teacher director know and live the problems faced by the school-institution and know the practice of teacher education director in the context of the classroom in which it operates. With a qualitative approach, the research has been characterized as a case study. The data was collected through questionnaires answered by three professors managers who work in school, three parents and three students from the Special School, and for data analysis, we used the technique of content analysis. With the study found that head teachers to exercise their activities in the classroom led to the change of vision of the school managers to focus on the pedagogical practices in valuing the potential of students. In addition, school administrators led to the recognition of the importance of teaching practices for the development of all, so that society would recognize the special school as a place of respect for differences and equality. Finally, it is important to stress that the teacher is the director's role in team work where everyone has their assignments, but this is responsible for the proper organization of work and boost the potential of those who often hurt the standard of normality.Este trabalho monográfico objetivou analisar as práticas pedagógicas do professor diretor da Escola Especial Professora Ondina Landin Cardoso, localizada em Espumoso/RS. Especificamente buscou-se compreender a importância do professor diretor conhecer e vivenciar os problemas enfrentados pela escola-instituição e conhecer a prática pedagógica do professor diretor no contexto da sala de aula em que atua. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso, em que a coleta de dados ocorreu através de questionários respondidos por professores gestores que atuam na escola, pais e alunos da Escola Especial. Para análise dos dados obtidos, foi utilizada a técnica análise de conteúdo, no qual se constatou que o professor diretor ao exercer suas atividades em sala de aula propiciou a mudança de visão dos gestores da escola em focar as práticas pedagógicas na valorização das potencialidades dos alunos, reconhecendo a importância das práticas pedagógicas para o desenvolvimento de todos, e fazendo com que a sociedade reconheça a Escola Especial como um local de respeito as diferenças e de igualdade. Enfim, é fundamental destacar que o professor diretor é o rol do trabalho realizado em equipe, em que todos têm suas atribuições, mas este é o responsável pela boa organização do trabalho e da valorização das potencialidades daqueles que muitas vezes ferem o padrão da normalidade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFurquim, Alexandra Silva dos SantosSanini, Marlise Eva Debortoli2014-08-25T15:35:30Z2014-08-25T15:35:30Z2011-01-152010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/391ark:/26339/001300000q3fhporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:32Zoai:repositorio.ufsm.br:1/391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:32Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares
Teacher director demytifying practices in school special: a study from the perspective of school administrators
title O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares
spellingShingle O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares
Sanini, Marlise Eva Debortoli
Gestão escolar
Práticas pedagógicas
Professor diretor
title_short O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares
title_full O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares
title_fullStr O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares
title_full_unstemmed O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares
title_sort O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares
author Sanini, Marlise Eva Debortoli
author_facet Sanini, Marlise Eva Debortoli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanini, Marlise Eva Debortoli
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Práticas pedagógicas
Professor diretor
topic Gestão escolar
Práticas pedagógicas
Professor diretor
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-01-15
2014-08-25T15:35:30Z
2014-08-25T15:35:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/391
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000q3fh
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/391
identifier_str_mv ark:/26339/001300000q3fh
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172376993726464