O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000q3fh |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/391 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_cbbbeab803236aac58423831c0e11948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/391 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolaresTeacher director demytifying practices in school special: a study from the perspective of school administratorsGestão escolarPráticas pedagógicasProfessor diretorMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.This monograph is aimed at analyzing the pedagogical practices of teacher director of Escola Especial Professora Ondina Landin Cardoso located in Espumoso/RS. Specifically we sought to understand the importance of the teacher director know and live the problems faced by the school-institution and know the practice of teacher education director in the context of the classroom in which it operates. With a qualitative approach, the research has been characterized as a case study. The data was collected through questionnaires answered by three professors managers who work in school, three parents and three students from the Special School, and for data analysis, we used the technique of content analysis. With the study found that head teachers to exercise their activities in the classroom led to the change of vision of the school managers to focus on the pedagogical practices in valuing the potential of students. In addition, school administrators led to the recognition of the importance of teaching practices for the development of all, so that society would recognize the special school as a place of respect for differences and equality. Finally, it is important to stress that the teacher is the director's role in team work where everyone has their assignments, but this is responsible for the proper organization of work and boost the potential of those who often hurt the standard of normality.Este trabalho monográfico objetivou analisar as práticas pedagógicas do professor diretor da Escola Especial Professora Ondina Landin Cardoso, localizada em Espumoso/RS. Especificamente buscou-se compreender a importância do professor diretor conhecer e vivenciar os problemas enfrentados pela escola-instituição e conhecer a prática pedagógica do professor diretor no contexto da sala de aula em que atua. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso, em que a coleta de dados ocorreu através de questionários respondidos por professores gestores que atuam na escola, pais e alunos da Escola Especial. Para análise dos dados obtidos, foi utilizada a técnica análise de conteúdo, no qual se constatou que o professor diretor ao exercer suas atividades em sala de aula propiciou a mudança de visão dos gestores da escola em focar as práticas pedagógicas na valorização das potencialidades dos alunos, reconhecendo a importância das práticas pedagógicas para o desenvolvimento de todos, e fazendo com que a sociedade reconheça a Escola Especial como um local de respeito as diferenças e de igualdade. Enfim, é fundamental destacar que o professor diretor é o rol do trabalho realizado em equipe, em que todos têm suas atribuições, mas este é o responsável pela boa organização do trabalho e da valorização das potencialidades daqueles que muitas vezes ferem o padrão da normalidade.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoFurquim, Alexandra Silva dos SantosSanini, Marlise Eva Debortoli2014-08-25T15:35:30Z2014-08-25T15:35:30Z2011-01-152010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/391ark:/26339/001300000q3fhporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:32Zoai:repositorio.ufsm.br:1/391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:32Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares Teacher director demytifying practices in school special: a study from the perspective of school administrators |
title |
O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares |
spellingShingle |
O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares Sanini, Marlise Eva Debortoli Gestão escolar Práticas pedagógicas Professor diretor |
title_short |
O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares |
title_full |
O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares |
title_fullStr |
O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares |
title_full_unstemmed |
O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares |
title_sort |
O professor diretor desmitificando práticas na escola especial: um estudo sob a óptica de gestores escolares |
author |
Sanini, Marlise Eva Debortoli |
author_facet |
Sanini, Marlise Eva Debortoli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furquim, Alexandra Silva dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanini, Marlise Eva Debortoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Práticas pedagógicas Professor diretor |
topic |
Gestão escolar Práticas pedagógicas Professor diretor |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2011-01-15 2014-08-25T15:35:30Z 2014-08-25T15:35:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/391 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000q3fh |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/391 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000q3fh |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172376993726464 |