Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebellato, Carolina Cunegatto
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000xprc
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20453
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2016.
id UFSM_d52829ca4cddd8403d577463cd983973
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/20453
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGEStrategies of communication in social responsibility projects: the case of Caravana RGE ProjectResponsabilidade socialEstratégias de comunicaçãoAnálise de conteúdoCaravana RGESocial responsibilityStrategies of communicationContent analysisCaravana RGECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDATrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2016.This paper is about corporate social responsibility mediated by strategies communication. When we look at the social context in which we perceive that organizational performance must go beyond its productive process and generation of taxes and jobs. Often environmental, social, cultural issues and other situations of vulnerability can affect the day of the organization. In this way, the social responsibility must be a form of conduct of business, in its internal strategic communication environment as aid to be plus a speech, also lived. This monograph has adopted as empirical object the project Caravan RGE developed by Rio Grande energy (RGE) and by Axis Mundi. The overall objective is to study the communication strategies used in promoting this project, more specifically seeks to deepen the knowledge of communication strategies, identify the communication strategies that were used and list the media used in this project, as well as their results. So the search problem is defined in figure out how communication strategies contribute to the promotion of the project Caravan RGE. The methodology applied is based on the bibliographical research, desk research, semi-structured interviews and, for data analysis, content analysis proposed by Bardin (1977). By means of this monograph was possible to identify that communication strategies have helped to provide the company's relationship with its stakeholders and build a positive organizational image. However also noticed that the socially responsible care is strongly guided by the demands of legislation.Este trabalho trata sobre a responsabilidade social corporativa mediada pela comunicação estratégica. Ao observarmos o contexto social em que estamos, percebemos que a atuação organizacional deve ir além de seu processo produtivo e de geração de impostos e empregos. Muitas vezes, questões ambientais, sociais, culturais e outras situações de vulnerabilidade podem afetar o dia a dia organizacional. Dessa forma, a responsabilidade social deve ser uma forma de conduta das empresas, tendo em seu ambiente interno a comunicação estratégica como amparo para que ela seja, além de um discurso, também vivida. Essa monografia adotou como objeto empírico o projeto Caravana RGE desenvolvido pela concessionária de energia Rio Grande Energia (RGE) e pela agência Axis Mundi. O objetivo geral consiste em estudar as estratégias de comunicação utilizadas na promoção deste projeto, mais especificamente procura-se aprofundar o conhecimento sobre elas, identificando as que foram utilizadas e elencando as mídias utilizadas neste projeto, bem como seus resultados. Assim, o problema de pesquisa se define em descobrir como as estratégias de comunicação contribuem na promoção do projeto Caravana RGE. A metodologia aplicada baseia-se na pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, utilizando a técnica das entrevistas semiestruturadas e, para a análise dos dados, inspirou-se na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Por meio desta monografia foi possível identificar que as estratégias de comunicação contribuíram para proporcionar relacionamento da empresa com seus públicos e construir uma imagem organizacional positiva. No entanto, também percebeu-se que a atuação responsável socialmente está fortemente pautada pelas exigências da legislação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMUFSM Frederico WestphalenPersigo, Patricia MilanoRebellato, Carolina Cunegatto2021-03-24T13:12:25Z2021-03-24T13:12:25Z2016-06-222016Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfREBELLATO, C. C. Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE. 2016. 102 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20453ark:/26339/001300000xprcporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-09-02T13:24:03Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-09-02T13:24:03Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE
Strategies of communication in social responsibility projects: the case of Caravana RGE Project
title Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE
spellingShingle Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE
Rebellato, Carolina Cunegatto
Responsabilidade social
Estratégias de comunicação
Análise de conteúdo
Caravana RGE
Social responsibility
Strategies of communication
Content analysis
Caravana RGE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE
title_full Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE
title_fullStr Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE
title_full_unstemmed Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE
title_sort Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE
author Rebellato, Carolina Cunegatto
author_facet Rebellato, Carolina Cunegatto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Persigo, Patricia Milano
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebellato, Carolina Cunegatto
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Estratégias de comunicação
Análise de conteúdo
Caravana RGE
Social responsibility
Strategies of communication
Content analysis
Caravana RGE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Responsabilidade social
Estratégias de comunicação
Análise de conteúdo
Caravana RGE
Social responsibility
Strategies of communication
Content analysis
Caravana RGE
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-22
2016
2021-03-24T13:12:25Z
2021-03-24T13:12:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REBELLATO, C. C. Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE. 2016. 102 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2016.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20453
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000xprc
identifier_str_mv REBELLATO, C. C. Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE. 2016. 102 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2016.
ark:/26339/001300000xprc
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Frederico Westphalen
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Frederico Westphalen
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172414540087296