Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000xprc |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20453 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2016. |
id |
UFSM_d52829ca4cddd8403d577463cd983973 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/20453 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGEStrategies of communication in social responsibility projects: the case of Caravana RGE ProjectResponsabilidade socialEstratégias de comunicaçãoAnálise de conteúdoCaravana RGESocial responsibilityStrategies of communicationContent analysisCaravana RGECNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDATrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2016.This paper is about corporate social responsibility mediated by strategies communication. When we look at the social context in which we perceive that organizational performance must go beyond its productive process and generation of taxes and jobs. Often environmental, social, cultural issues and other situations of vulnerability can affect the day of the organization. In this way, the social responsibility must be a form of conduct of business, in its internal strategic communication environment as aid to be plus a speech, also lived. This monograph has adopted as empirical object the project Caravan RGE developed by Rio Grande energy (RGE) and by Axis Mundi. The overall objective is to study the communication strategies used in promoting this project, more specifically seeks to deepen the knowledge of communication strategies, identify the communication strategies that were used and list the media used in this project, as well as their results. So the search problem is defined in figure out how communication strategies contribute to the promotion of the project Caravan RGE. The methodology applied is based on the bibliographical research, desk research, semi-structured interviews and, for data analysis, content analysis proposed by Bardin (1977). By means of this monograph was possible to identify that communication strategies have helped to provide the company's relationship with its stakeholders and build a positive organizational image. However also noticed that the socially responsible care is strongly guided by the demands of legislation.Este trabalho trata sobre a responsabilidade social corporativa mediada pela comunicação estratégica. Ao observarmos o contexto social em que estamos, percebemos que a atuação organizacional deve ir além de seu processo produtivo e de geração de impostos e empregos. Muitas vezes, questões ambientais, sociais, culturais e outras situações de vulnerabilidade podem afetar o dia a dia organizacional. Dessa forma, a responsabilidade social deve ser uma forma de conduta das empresas, tendo em seu ambiente interno a comunicação estratégica como amparo para que ela seja, além de um discurso, também vivida. Essa monografia adotou como objeto empírico o projeto Caravana RGE desenvolvido pela concessionária de energia Rio Grande Energia (RGE) e pela agência Axis Mundi. O objetivo geral consiste em estudar as estratégias de comunicação utilizadas na promoção deste projeto, mais especificamente procura-se aprofundar o conhecimento sobre elas, identificando as que foram utilizadas e elencando as mídias utilizadas neste projeto, bem como seus resultados. Assim, o problema de pesquisa se define em descobrir como as estratégias de comunicação contribuem na promoção do projeto Caravana RGE. A metodologia aplicada baseia-se na pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, utilizando a técnica das entrevistas semiestruturadas e, para a análise dos dados, inspirou-se na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Por meio desta monografia foi possível identificar que as estratégias de comunicação contribuíram para proporcionar relacionamento da empresa com seus públicos e construir uma imagem organizacional positiva. No entanto, também percebeu-se que a atuação responsável socialmente está fortemente pautada pelas exigências da legislação.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMUFSM Frederico WestphalenPersigo, Patricia MilanoRebellato, Carolina Cunegatto2021-03-24T13:12:25Z2021-03-24T13:12:25Z2016-06-222016Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfREBELLATO, C. C. Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE. 2016. 102 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20453ark:/26339/001300000xprcporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-09-02T13:24:03Zoai:repositorio.ufsm.br:1/20453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-09-02T13:24:03Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE Strategies of communication in social responsibility projects: the case of Caravana RGE Project |
title |
Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE |
spellingShingle |
Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE Rebellato, Carolina Cunegatto Responsabilidade social Estratégias de comunicação Análise de conteúdo Caravana RGE Social responsibility Strategies of communication Content analysis Caravana RGE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE |
title_full |
Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE |
title_fullStr |
Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE |
title_full_unstemmed |
Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE |
title_sort |
Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE |
author |
Rebellato, Carolina Cunegatto |
author_facet |
Rebellato, Carolina Cunegatto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Persigo, Patricia Milano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebellato, Carolina Cunegatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social Estratégias de comunicação Análise de conteúdo Caravana RGE Social responsibility Strategies of communication Content analysis Caravana RGE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Responsabilidade social Estratégias de comunicação Análise de conteúdo Caravana RGE Social responsibility Strategies of communication Content analysis Caravana RGE CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-22 2016 2021-03-24T13:12:25Z 2021-03-24T13:12:25Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REBELLATO, C. C. Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE. 2016. 102 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2016. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20453 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000xprc |
identifier_str_mv |
REBELLATO, C. C. Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE. 2016. 102 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2016. ark:/26339/001300000xprc |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM UFSM Frederico Westphalen |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM UFSM Frederico Westphalen |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172414540087296 |