O conselho escolar como instrumento da gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000fh1p |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/323 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
id |
UFSM_d582b73e33f8a96926ba26d0163abb98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/323 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O conselho escolar como instrumento da gestão democráticaThe school council as na instrument of democratic managementConselho escolarGestão democráticaParticipaçãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.The objective of this study is to analyze the role of the School Council in Democratic Management in order to understand the influence of participation of School Council in democracy in the School Administration of a public school from Sapucaia do Sul (RS). This study is relevant because the city Sapucaia do Sul created mechanisms of democratization of the school management, such as principal elections and the establishment of School Council. The methodology of this study was the qualitative research (case study), according to Triviños (1987), which was attended five representatives of School Council, one of each one segment of the Council: principal of the school, teachers, employees, parents and students. It used the documental analysis. It was analyzed: Political Pedagogical Project, Rules of the School Council and Municipal Law about the establishment of School Councils. As methodology procedure was applied a questionnaire with objective questions and open questions. The research was based on studies of Paro (2000 e 2007), Dourado e Oliveira (2009), Vieira (2003 e 2007) e Werle (2003), among others authors, whose studies are based in democratization education management and development and implementation of the School Councils. The reflections analyzed indicate to the lack of member participation in meetings and deliberations of the School Council analyzed. It damage the democratic and participatory involvement of the community in decisions about School Management. Thus, we conclude that this school has a School Council irrelevant that does not value the democratization process management.A presente pesquisa objetivou analisar o papel do Conselho na Gestão Escolar, a fim de perceber a influência da participação desse Conselho na construção da democracia no âmbito escolar, em especial, na gestão escolar. A pesquisa torna-se relevante frente às transformações no cenário educacional do município em que ocorreu o estudo, Sapucaia do Sul (RS), com a aprovação de Leis que promovem a democratização da gestão escolar (eleição direta de diretores e criação dos Conselhos Escolares). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso (TRIVIÑOS, 1987) em uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal. Utilizou-se da Análise Documental, sendo as principais fontes analisadas: Projeto Político Pedagógico, Regimento do Conselho Escolar e a Lei Municipal que dispõe sobre a criação dos Conselhos Escolares. Para a complementação dacpesquisa, também foram aplicados questionários com questões objetivas e dissertativas a cada representante de segmento do Conselho Escolar (equipe diretiva, corpo docente, funcionários, pais e alunos). A pesquisa foi realizada com base nos estudos de Paro (2000 e 2007), Dourado e Oliveira (2009), Vieira (2003 e 2007) e Werle (2003), entre outros, cujos trabalhos são voltados para democratização da gestão educacional e implantação e desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Escolares. Os questionários apontam para a falta de participação dos membros nas reuniões e deliberações do Conselho Escolar pesquisado, desfavorecendo o envolvimento democrático e participativo da comunidade nas decisões pertinentes à Gestão Escolar. Conclui-se que a escola em questão apresenta um Conselho Escolar inoperante que serve como balizador das decisões tomadas pela Equipe Diretiva, desconsiderando seu importante papel no processo de democratização da gestão.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoSagrillo, Daniele RoratoVeríssimo, Vanessa Maria2014-07-25T14:23:28Z2014-07-25T14:23:28Z2012-12-012012Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/323ark:/26339/001300000fh1pporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:51:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:51:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conselho escolar como instrumento da gestão democrática The school council as na instrument of democratic management |
title |
O conselho escolar como instrumento da gestão democrática |
spellingShingle |
O conselho escolar como instrumento da gestão democrática Veríssimo, Vanessa Maria Conselho escolar Gestão democrática Participação |
title_short |
O conselho escolar como instrumento da gestão democrática |
title_full |
O conselho escolar como instrumento da gestão democrática |
title_fullStr |
O conselho escolar como instrumento da gestão democrática |
title_full_unstemmed |
O conselho escolar como instrumento da gestão democrática |
title_sort |
O conselho escolar como instrumento da gestão democrática |
author |
Veríssimo, Vanessa Maria |
author_facet |
Veríssimo, Vanessa Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sagrillo, Daniele Rorato |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo, Vanessa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselho escolar Gestão democrática Participação |
topic |
Conselho escolar Gestão democrática Participação |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 2012 2014-07-25T14:23:28Z 2014-07-25T14:23:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/323 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000fh1p |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/323 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000fh1p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172333479919616 |