Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Anderson Alves
Data de Publicação: 2016
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000006qd5
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16910
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016.
id UFSM_d6f35fc09b1a951574808f9c22e7a4ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/16910
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol BeatsEthics on the publicization of alcoholic beverages: a case study of the Skol BeatsPublicizaçãoÉtica profissionalAutorregulamentaçãoBebidas alcoólicasPúblico jovemPublicizationProfessional ethicsSelf-regulationAlcoholic beveragesYoung peopleCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016.The study appears based on the context of transformations of the advertising process, which gives rise to alternative forms of advertising extrapolating the traditional formats. In this context, the study approaches the concept of publicization(CASAQUI, 2011) in which new sociabilities, ritualities, technicities and institucionalities are observed in the communication strategies of the brands. Considering the performance of brands of alcoholic beverages and their articulations with the young public in an intense publicity scenario, it is necessary to reflect on the ethical conflicts generated by new practices that find loopholes in advertising regulation. It will be used as a reference for ethical analysis the principles that guide the Code of Advertising Regulation, governed by CONAR, to stop the relationship of brands of alcoholic beverages with the young public. From a case study of the "Live the Unexpected" campaign of the Skol Beats brand in partnership with the event Tomorrowland Brazil, will be identified publicity actions, to then understand the points of effectiveness and insufficiency of the Code in relation to such strategies.O estudo surge fundamentado no contexto de transformações do processo publicitário, que dá origem à formas alternativas de publicidade extrapolando os formatos tradicionais. Nesse contexto, o estudo aproxima-se do conceito de publicização (CASAQUI, 2011) em que se observam novas sociabilidades, ritualidades, tecnicidades e institucionalidades nas estratégias comunicacionais das marcas. Considerando a atuação de marcas de bebidas alcoólicas e suas articulações com o público jovem em um cenário intenso publicização, cria-se a necessidade de refletir sobre os conflitos éticos gerados por novas práticas que encontram brechas na regulamentação publicitária. Será usado como referência para a análise ética os princípios que norteiam o Código de Regulamentação Publicitária, regido pelo CONAR, que visam barrar o relacionamento de marcas de bebidas alcoólicas com o público jovem. A partir do estudo de caso da campanha “Viva o Inesperado” da marca Skol Beats em parceria com o evento Tomorrowland Brasil, será identificado ações de publicização, para em seguida compreender os pontos de efetividade e insuficiência do Código diante de tais estratégias.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasRabaiolli, JanderleScherer, Anderson Alves2019-06-11T14:12:42Z2019-06-11T14:12:42Z2016-12-152016Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSCHERER, A. A. Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats. 2016. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16910ark:/26339/0013000006qd5porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-11-11T13:24:20Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-11-11T13:24:20Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats
Ethics on the publicization of alcoholic beverages: a case study of the Skol Beats
title Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats
spellingShingle Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats
Scherer, Anderson Alves
Publicização
Ética profissional
Autorregulamentação
Bebidas alcoólicas
Público jovem
Publicization
Professional ethics
Self-regulation
Alcoholic beverages
Young people
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats
title_full Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats
title_fullStr Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats
title_full_unstemmed Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats
title_sort Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats
author Scherer, Anderson Alves
author_facet Scherer, Anderson Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rabaiolli, Janderle
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Anderson Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Publicização
Ética profissional
Autorregulamentação
Bebidas alcoólicas
Público jovem
Publicization
Professional ethics
Self-regulation
Alcoholic beverages
Young people
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Publicização
Ética profissional
Autorregulamentação
Bebidas alcoólicas
Público jovem
Publicization
Professional ethics
Self-regulation
Alcoholic beverages
Young people
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
2016
2019-06-11T14:12:42Z
2019-06-11T14:12:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHERER, A. A. Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats. 2016. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16910
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000006qd5
identifier_str_mv SCHERER, A. A. Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats. 2016. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.
ark:/26339/0013000006qd5
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172294319800320