Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000006qd5 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16910 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016. |
id |
UFSM_d6f35fc09b1a951574808f9c22e7a4ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16910 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol BeatsEthics on the publicization of alcoholic beverages: a case study of the Skol BeatsPublicizaçãoÉtica profissionalAutorregulamentaçãoBebidas alcoólicasPúblico jovemPublicizationProfessional ethicsSelf-regulationAlcoholic beveragesYoung peopleCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016.The study appears based on the context of transformations of the advertising process, which gives rise to alternative forms of advertising extrapolating the traditional formats. In this context, the study approaches the concept of publicization(CASAQUI, 2011) in which new sociabilities, ritualities, technicities and institucionalities are observed in the communication strategies of the brands. Considering the performance of brands of alcoholic beverages and their articulations with the young public in an intense publicity scenario, it is necessary to reflect on the ethical conflicts generated by new practices that find loopholes in advertising regulation. It will be used as a reference for ethical analysis the principles that guide the Code of Advertising Regulation, governed by CONAR, to stop the relationship of brands of alcoholic beverages with the young public. From a case study of the "Live the Unexpected" campaign of the Skol Beats brand in partnership with the event Tomorrowland Brazil, will be identified publicity actions, to then understand the points of effectiveness and insufficiency of the Code in relation to such strategies.O estudo surge fundamentado no contexto de transformações do processo publicitário, que dá origem à formas alternativas de publicidade extrapolando os formatos tradicionais. Nesse contexto, o estudo aproxima-se do conceito de publicização (CASAQUI, 2011) em que se observam novas sociabilidades, ritualidades, tecnicidades e institucionalidades nas estratégias comunicacionais das marcas. Considerando a atuação de marcas de bebidas alcoólicas e suas articulações com o público jovem em um cenário intenso publicização, cria-se a necessidade de refletir sobre os conflitos éticos gerados por novas práticas que encontram brechas na regulamentação publicitária. Será usado como referência para a análise ética os princípios que norteiam o Código de Regulamentação Publicitária, regido pelo CONAR, que visam barrar o relacionamento de marcas de bebidas alcoólicas com o público jovem. A partir do estudo de caso da campanha “Viva o Inesperado” da marca Skol Beats em parceria com o evento Tomorrowland Brasil, será identificado ações de publicização, para em seguida compreender os pontos de efetividade e insuficiência do Código diante de tais estratégias.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasRabaiolli, JanderleScherer, Anderson Alves2019-06-11T14:12:42Z2019-06-11T14:12:42Z2016-12-152016Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSCHERER, A. A. Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats. 2016. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16910ark:/26339/0013000006qd5porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-11-11T13:24:20Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-11-11T13:24:20Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats Ethics on the publicization of alcoholic beverages: a case study of the Skol Beats |
title |
Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats |
spellingShingle |
Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats Scherer, Anderson Alves Publicização Ética profissional Autorregulamentação Bebidas alcoólicas Público jovem Publicization Professional ethics Self-regulation Alcoholic beverages Young people CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats |
title_full |
Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats |
title_fullStr |
Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats |
title_full_unstemmed |
Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats |
title_sort |
Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats |
author |
Scherer, Anderson Alves |
author_facet |
Scherer, Anderson Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rabaiolli, Janderle |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer, Anderson Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicização Ética profissional Autorregulamentação Bebidas alcoólicas Público jovem Publicization Professional ethics Self-regulation Alcoholic beverages Young people CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Publicização Ética profissional Autorregulamentação Bebidas alcoólicas Público jovem Publicization Professional ethics Self-regulation Alcoholic beverages Young people CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15 2016 2019-06-11T14:12:42Z 2019-06-11T14:12:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHERER, A. A. Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats. 2016. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16910 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000006qd5 |
identifier_str_mv |
SCHERER, A. A. Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats. 2016. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. ark:/26339/0013000006qd5 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172294319800320 |