As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lenz, Noemi
Data de Publicação: 2008
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000004cnj
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15996
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.
id UFSM_d89a8825502dc9561f61e48ce61bb86a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15996
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médioThe theoretical conceptions concerning mother tongue teaching: a study with high school teachersConcepções teóricasEnsino da língua maternaProfessorasTheoretical conceptionsMother tongue teachingTeachersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.This study inserts itself at the Education Line of Teachers and Educative Practice of the Educational Management Course of the “Centro de Educação”, UFSM. It is about a survey concerning the Mother Tongue teaching. The purpose of this study is to understand through this investigation the conceptions concerning teaching that permeate the pedagogical practice in context, specifically, recognizing what teaching knowledge are expressed at the organization of the pedagogical work, besides to identify the way teachers manage in an organized way their pedagogical action, observing what is focused at the Mother Tongue teaching currently in the context of a public high school. In order to do that, we did a qualitative survey from a socio-cultural narrative approach (BOLZAN, 2001, 2002, 2006), having as procedures the semi-structured and open interview and the documental analysis. The main authors who gave support for this investigation were: Bolzan (2001, 2002, 2006), Coll (1994, 2001), Esteve (1992), Freitas (1998), Geraldi (1984, 1996, 1997), Libâneo (2004, 2005), Perrenoud (2002), Schön (1992, 2000) and Tardif (2003). The participants of this investigation were Mother Tongue teachers of a public high school, in Santa Maria, RS. Within this perspective, we discussed new perspectives so that teaching can advance, from a Vygotski socio-cultural focus (1988, 1998) that conceives building knowledge and language development from relation and dialog between the person and his / her social and cultural environment. We also reflected upon teaching knowledge within a reflective perspective and a focus of collective participation. The school being one of these spaces, teacher is the mediator between the student’s individual context and the broader social context. In this way, it was necessary to systemize and organize this study from the following categories: stagnant conception, contradictory conception and conception in building that became in evidence through teachers’ narratives occurrences. It was observed, at the data analysis, the teaching saying, becoming in evidence a discourse that has not been appropriate enough and that therefore does not remain in their actions. Therefore, the Mother Tongue teaching is seen in an idealized way, moving away the theory from practice, as well as, the reflection in action (Schön, 1992) still does not really happen in the teaching actions, considering the analyzed voices.Este estudo insere-se na Linha de Formação de Professores e Práticas Educativas do Curso de Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Trata-se de uma pesquisa sobre o ensino da Língua Materna. Objetivamos compreender através dessa investigação as concepções acerca do ensino que permeiam a prática pedagógica contextualizada, especificamente, reconhecendo quais saberes docentes são explicitados na organização do trabalho pedagógico, além de identificar de que forma as professoras gerenciam organizacionalmente a sua ação pedagógica, percebendo o que é enfocado no ensino da Língua Materna na atualidade no contexto de uma escola pública de ensino médio. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, a partir de uma abordagem narrativa sociocultural (BOLZAN, 2001, 2002, 2006), tendo como procedimentos a entrevista semi-estruturada e aberta e a análise documental. Os principais autores que deram suporte para esse fazer investigativo foram: Bolzan (2001, 2002, 2006), Coll (1994, 2001), Esteve (1992), Freitas (1998), Geraldi (1984, 1996, 1997), Libâneo (2004, 2005), Perrenoud (2002), Schön (1992, 2000) e Tardif (2003). Os participantes dessa investigação foram professoras de Língua Materna de uma escola pública de ensino médio, da cidade de Santa Maria, RS. Dentro desta perspectiva, buscamos discutir novas perspectivas para que o ensino possa avançar, a partir de um enfoque sociocultural vygotskiano (1988, 1998), que concebe a construção do conhecimento e o desenvolvimento da linguagem a partir da relação, da interação dialética do sujeito com seu meio social e cultural. Também, refletimos acerca dos saberes docentes dentro de uma perspectiva refletiva e de um enfoque da participação coletiva. Sendo a escola um desses espaços, o professor é o mediador entre o contexto individual do aluno e o contexto social mais amplo. Desse modo, tornou-se necessário sistematizar e organizar este estudo a partir das seguintes categorias: concepção cristalizada, concepção contraditória e concepção em construção, evidenciadas através das recorrências narrativas das professoras. Observou-se, na análise dos dados, os ditos das docentes, evidenciando-se um discurso que não foi suficientemente apropriado e que, portanto, não prepondera nas suas ações. Assim, o ensino de Língua Materna é visto de forma idealizada, distanciando-se a teoria da prática, como também, a reflexão na ação (Schön, 1992) ainda não se encontra efetivada nas ações de ensino, considerando-se as vozes analisadas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoBolzan, Doris Pires VargasLenz, Noemi2019-03-28T15:54:18Z2019-03-28T15:54:18Z2008-01-292008Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15996ark:/26339/0013000004cnjporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-03-29T06:03:22Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15996Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-03-29T06:03:22Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
The theoretical conceptions concerning mother tongue teaching: a study with high school teachers
title As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
spellingShingle As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
Lenz, Noemi
Concepções teóricas
Ensino da língua materna
Professoras
Theoretical conceptions
Mother tongue teaching
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
title_full As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
title_fullStr As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
title_full_unstemmed As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
title_sort As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
author Lenz, Noemi
author_facet Lenz, Noemi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lenz, Noemi
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções teóricas
Ensino da língua materna
Professoras
Theoretical conceptions
Mother tongue teaching
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Concepções teóricas
Ensino da língua materna
Professoras
Theoretical conceptions
Mother tongue teaching
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-29
2008
2019-03-28T15:54:18Z
2019-03-28T15:54:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15996
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000004cnj
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15996
identifier_str_mv ark:/26339/0013000004cnj
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172281033293824