Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Filho, Teodoro Antunes
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000010977
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1969
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_de6fb8bbd0801d0ca6fa3fb13612dbbc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1969
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)To know professors in education of young and adult: a study of the municipal net of Sapucaia do Sul/RSEJA (Educação de Jovens e Adultos)Saberes docentesGestão educacionalMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.The purpose of this qualitative research was to draw a relation between adult education, teaching knowledge and school management. The subjects of research were the teachers of adult education of the final grades of primary schools at the public schools of the city of Sapucaia do Sul (RS). The empiric data were collected through questionnaires responded by 35 teachers working in schools of the foregoing city. The general objective of the investigation was to map out the types of knowledge used in classrooms by the teachers of adult education who work in public schools of the city of Sapucaia do Sul (RS) in the final grades of primary school. The hypothesis of this project was the claim that “the knowledge of pedagogical action is the most needed one for the professionalization of teaching, however, the least developed and explicit in scientific studies”. Results demonstrate that several types of teaching knowledge are present in classrooms of teachers of adult education, and it is not possible to say that the knowledge of pedagogical action is the most important among the types of knowledge, although it is one of the least published in scientific researches. It is suggested that the school management should offer a differentiated approach to teachers of adult education so that the objectives that are expected in this modality of teaching be fully reached.Esta pesquisa de caráter qualitativo procurou fazer uma relação entre a educação de jovens e adultos, os saberes docentes e a gestão educacional. Teve como sujeitos de pesquisa os professores da educação de jovens e adultos, das séries finais do ensino fundamental, da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS). Para a coleta dos dados empíricos foi utilizada a técnica da aplicação de questionários, junto a 35 professores da referida rede. A investigação teve como objetivo geral mapear os saberes utilizados em suas aulas pelos docentes da EJA que atuam na rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) nas séries finais do ensino fundamental da educação básica. Teve como hipótese de trabalho a afirmativa que ‘o saber da ação pedagógica é o mais necessário à profissionalização do ensino, contudo o menos desenvolvido e explicitado em estudos científicos’. Como resultado, observou-se que diversos saberes docentes estão presentes na prática de sala de aula do professor da educação de jovens e adultos, não sendo possível afirmar que o saber da ação pedagógica é o mais importante dentre os saberes, embora seja um dos menos publicizado em pesquisas científicas. Cabe à gestão educacional ter um olhar diferenciado sobre o professor da educação de jovens e adultos para que os objetivos esperados para esta modalidade de ensino sejam plenamente atingidos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoOurique, Maiane Liana HatschbachGomes Filho, Teodoro Antunes2016-08-05T15:22:54Z2016-08-05T15:22:54Z2011-09-172011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1969ark:/26339/0013000010977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:56Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:56Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
To know professors in education of young and adult: a study of the municipal net of Sapucaia do Sul/RS
title Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
spellingShingle Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
Gomes Filho, Teodoro Antunes
EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Saberes docentes
Gestão educacional
title_short Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
title_full Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
title_fullStr Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
title_full_unstemmed Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
title_sort Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
author Gomes Filho, Teodoro Antunes
author_facet Gomes Filho, Teodoro Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ourique, Maiane Liana Hatschbach
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Filho, Teodoro Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Saberes docentes
Gestão educacional
topic EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Saberes docentes
Gestão educacional
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17
2011
2016-08-05T15:22:54Z
2016-08-05T15:22:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1969
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000010977
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1969
identifier_str_mv ark:/26339/0013000010977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612531240239104