Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000010977 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1969 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_de6fb8bbd0801d0ca6fa3fb13612dbbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1969 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS)To know professors in education of young and adult: a study of the municipal net of Sapucaia do Sul/RSEJA (Educação de Jovens e Adultos)Saberes docentesGestão educacionalMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.The purpose of this qualitative research was to draw a relation between adult education, teaching knowledge and school management. The subjects of research were the teachers of adult education of the final grades of primary schools at the public schools of the city of Sapucaia do Sul (RS). The empiric data were collected through questionnaires responded by 35 teachers working in schools of the foregoing city. The general objective of the investigation was to map out the types of knowledge used in classrooms by the teachers of adult education who work in public schools of the city of Sapucaia do Sul (RS) in the final grades of primary school. The hypothesis of this project was the claim that “the knowledge of pedagogical action is the most needed one for the professionalization of teaching, however, the least developed and explicit in scientific studies”. Results demonstrate that several types of teaching knowledge are present in classrooms of teachers of adult education, and it is not possible to say that the knowledge of pedagogical action is the most important among the types of knowledge, although it is one of the least published in scientific researches. It is suggested that the school management should offer a differentiated approach to teachers of adult education so that the objectives that are expected in this modality of teaching be fully reached.Esta pesquisa de caráter qualitativo procurou fazer uma relação entre a educação de jovens e adultos, os saberes docentes e a gestão educacional. Teve como sujeitos de pesquisa os professores da educação de jovens e adultos, das séries finais do ensino fundamental, da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS). Para a coleta dos dados empíricos foi utilizada a técnica da aplicação de questionários, junto a 35 professores da referida rede. A investigação teve como objetivo geral mapear os saberes utilizados em suas aulas pelos docentes da EJA que atuam na rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) nas séries finais do ensino fundamental da educação básica. Teve como hipótese de trabalho a afirmativa que ‘o saber da ação pedagógica é o mais necessário à profissionalização do ensino, contudo o menos desenvolvido e explicitado em estudos científicos’. Como resultado, observou-se que diversos saberes docentes estão presentes na prática de sala de aula do professor da educação de jovens e adultos, não sendo possível afirmar que o saber da ação pedagógica é o mais importante dentre os saberes, embora seja um dos menos publicizado em pesquisas científicas. Cabe à gestão educacional ter um olhar diferenciado sobre o professor da educação de jovens e adultos para que os objetivos esperados para esta modalidade de ensino sejam plenamente atingidos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoOurique, Maiane Liana HatschbachGomes Filho, Teodoro Antunes2016-08-05T15:22:54Z2016-08-05T15:22:54Z2011-09-172011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1969ark:/26339/0013000010977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:56Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:56Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) To know professors in education of young and adult: a study of the municipal net of Sapucaia do Sul/RS |
title |
Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) |
spellingShingle |
Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) Gomes Filho, Teodoro Antunes EJA (Educação de Jovens e Adultos) Saberes docentes Gestão educacional |
title_short |
Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) |
title_full |
Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) |
title_fullStr |
Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) |
title_sort |
Saberes docentes em EJA: um estudo da rede municipal de Sapucaia do Sul (RS) |
author |
Gomes Filho, Teodoro Antunes |
author_facet |
Gomes Filho, Teodoro Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ourique, Maiane Liana Hatschbach |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Filho, Teodoro Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA (Educação de Jovens e Adultos) Saberes docentes Gestão educacional |
topic |
EJA (Educação de Jovens e Adultos) Saberes docentes Gestão educacional |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-17 2011 2016-08-05T15:22:54Z 2016-08-05T15:22:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1969 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000010977 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1969 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000010977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612531240239104 |