Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000dd47 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13219 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. |
id |
UFSM_e12215febf26bc920aa97abe3a202d46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13219 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELONosotros somos de la frontera: la construcción abierta de un curso de Español en el ELORecursos educacionais abertosELO (Ensino de Línguas Online) CloudEnsino de espanholTDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação)Enseñanza de españolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.Los Recursos Educacionales Abiertos (REA) son materiales que estimulan el proceso de enseñanza y de aprendizaje e, generalmente, son encontrados en plataformas de dominio público (COSTA et al., 2016, p. 02). Una de las plataformas que aloja eses recursos intitulase e Ensino de Línguas Online (ELO) y destinase a la enseñanza y aprendizaje de lenguas. Este articulo objetiva elaborar un curso de español abierto en la plataforma ELO Cloud, visando como público objetivo los alumnos del primer semestre del Curso de Letras Portugués-Español de la Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – campus Jaguarão. En específico, pretendemos discutir, de manera sucinta, sencilla, los principios teóricos de los REA en la plataforma ELO Cloud; relatar nuestro procedimiento metodológico, de abordaje cualitativo, que consiste en realizar observaciones, aplicar cuestionarios e, a partir de eso, elaborar el curso en el ELO Cloud; presentar el curso elaborado. Para alcanzar tales objetivos nos pautamos en los escritos de Leffa (2007) en lo que se refiere al Ciclo Recursivo, de modo a discutir la importancia de estimular la práctica de enseñanza y aprendizaje por medio de las Teclogías Digitales da Información y Comunicación (TDIC) y promover prácticas contextualizadas. Este articulo no se finaliza en la construcción y presentación del curso, su continuación es destinada a la aplicación del curso que acá proponemos. Esperamos, para además de los frutos de nuestra aplicación, que otros profesores puedan se valer de tales recursos e, así como nosotros, contribuyan para la diseminación de la educación abierta y de REA, valorando, principalmente, aspectos de su cultura y de los otros.Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais que estimulam o processo de ensino e de aprendizagem e, geralmente, são encontrados em plataformas de domínio público (COSTA et al., 2016, p. 02). Uma das plataformas que alojam esses recursos intitula-se Ensino de Línguas Online (ELO) e destina-se ao ensino e aprendizagem de línguas. Este artigo objetiva desenvolver um curso de espanhol aberto na plataforma ELO Cloud, visando como público-alvo os alunos do primeiro semestre do Curso de Letras Português-Espanhol da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – campus Jaguarão. Em específico, pretendemos discutir, de maneira sucinta, os princípios teóricos dos REA na plataforma ELO Cloud; relatar o nosso procedimento metodológico, de abordagem qualitativa, que consiste em realizar observações, aplicar questionários e, a partir disso, elaborar o curso no ELO Cloud; apresentar o curso elaborado. Para alcançar tais objetivos nos pautamos nos escritos de Leffa (2007) no que se refere ao Ciclo Recursivo, de modo a discutir a importância de estimular a prática de ensino e aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e promover práticas contextualizadas. Este trabalho não se encerra na construção e apresentação do curso, sua continuação é destinada à aplicação do curso que aqui propomos. Esperamos, para além dos frutos da nossa aplicação, que outros professores possam se valer de tais recursos e, assim como nós, contribuam para a disseminação da educação aberta e de REA, valorizando, principalmente, aspectos da sua cultura y dos Outros.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasFialho, Vanessa RibasSilva, Renan Cardozo Gomes da2018-05-21T13:35:28Z2018-05-21T13:35:28Z2017-06-232017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13219ark:/26339/001300000dd47porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-05-21T13:35:28Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-05-21T13:35:28Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELO Nosotros somos de la frontera: la construcción abierta de un curso de Español en el ELO |
title |
Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELO |
spellingShingle |
Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELO Silva, Renan Cardozo Gomes da Recursos educacionais abertos ELO (Ensino de Línguas Online) Cloud Ensino de espanhol TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) Enseñanza de español CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELO |
title_full |
Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELO |
title_fullStr |
Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELO |
title_full_unstemmed |
Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELO |
title_sort |
Nosotros somos de la frontera: a construção aberta de um curso de Espanhol no ELO |
author |
Silva, Renan Cardozo Gomes da |
author_facet |
Silva, Renan Cardozo Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Vanessa Ribas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renan Cardozo Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos educacionais abertos ELO (Ensino de Línguas Online) Cloud Ensino de espanhol TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) Enseñanza de español CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Recursos educacionais abertos ELO (Ensino de Línguas Online) Cloud Ensino de espanhol TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) Enseñanza de español CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-23 2017 2018-05-21T13:35:28Z 2018-05-21T13:35:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13219 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000dd47 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13219 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000dd47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172326888570880 |