Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000x3ft |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2001 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_e2349dc673294b4b68b5f020a6976129 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2001 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?Educação de surdosModalidade escritaLíngua portuguesa (L2)Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este trabalho teve por objetivo identificar e problematizar as práticas pedagógicas referentes à complexidade e peculiaridades no Ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita. Para tanto, expomos alguns questionamentos e indagações sobre como ensinar a língua portuguesa para surdos, a partir de observações e questionários aplicados a uma professora de Sala de Recursos e a quatro alunos surdos freqüentadores desta sala. O foco de análise foram às metodologias utilizadas pela professora da sala de recursos para o ensino da língua portuguesa para surdos. Foram abordadas formas e orientações sobre o ensino da língua portuguesa, de forma a pensar e refletir sobre a aprendizagem de leitura e escrita desta língua, apontando possibilidades para pensar a produção escrita do aluno surdo. Compreendendo o processo educacional de alunos surdos, aprendemos que acima de tudo é preciso aceitar e respeitar as diferenças; uma diferença que pode ser entendida a partir da Língua desses sujeitos. Concluiu-se que somente por intermédio dessa língua, (Língua de Sinais Brasileira/LIBRAS) eles podem ter acesso à linguagem escrita da Língua Portuguesa, e ser incluídos na sociedade e dela fazer parte verdadeiramente.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoSantos, Angela Nediane dosGodinho, Aparecida Rosa2016-08-16T12:54:00Z2016-08-16T12:54:00Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2001ark:/26339/001300000x3ftporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-03-20T13:08:54Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-03-20T13:08:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita? |
title |
Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita? |
spellingShingle |
Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita? Godinho, Aparecida Rosa Educação de surdos Modalidade escrita Língua portuguesa (L2) |
title_short |
Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita? |
title_full |
Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita? |
title_fullStr |
Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita? |
title_full_unstemmed |
Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita? |
title_sort |
Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita? |
author |
Godinho, Aparecida Rosa |
author_facet |
Godinho, Aparecida Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Angela Nediane dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Aparecida Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdos Modalidade escrita Língua portuguesa (L2) |
topic |
Educação de surdos Modalidade escrita Língua portuguesa (L2) |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2016-08-16T12:54:00Z 2016-08-16T12:54:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2001 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000x3ft |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2001 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000x3ft |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172411095515136 |