Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Aparecida Rosa
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000x3ft
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2001
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_e2349dc673294b4b68b5f020a6976129
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2001
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?Educação de surdosModalidade escritaLíngua portuguesa (L2)Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este trabalho teve por objetivo identificar e problematizar as práticas pedagógicas referentes à complexidade e peculiaridades no Ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita. Para tanto, expomos alguns questionamentos e indagações sobre como ensinar a língua portuguesa para surdos, a partir de observações e questionários aplicados a uma professora de Sala de Recursos e a quatro alunos surdos freqüentadores desta sala. O foco de análise foram às metodologias utilizadas pela professora da sala de recursos para o ensino da língua portuguesa para surdos. Foram abordadas formas e orientações sobre o ensino da língua portuguesa, de forma a pensar e refletir sobre a aprendizagem de leitura e escrita desta língua, apontando possibilidades para pensar a produção escrita do aluno surdo. Compreendendo o processo educacional de alunos surdos, aprendemos que acima de tudo é preciso aceitar e respeitar as diferenças; uma diferença que pode ser entendida a partir da Língua desses sujeitos. Concluiu-se que somente por intermédio dessa língua, (Língua de Sinais Brasileira/LIBRAS) eles podem ter acesso à linguagem escrita da Língua Portuguesa, e ser incluídos na sociedade e dela fazer parte verdadeiramente.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoSantos, Angela Nediane dosGodinho, Aparecida Rosa2016-08-16T12:54:00Z2016-08-16T12:54:00Z20102010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2001ark:/26339/001300000x3ftporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-03-20T13:08:54Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-03-20T13:08:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
title Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
spellingShingle Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
Godinho, Aparecida Rosa
Educação de surdos
Modalidade escrita
Língua portuguesa (L2)
title_short Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
title_full Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
title_fullStr Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
title_full_unstemmed Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
title_sort Como ensinar a língua portuguesa para alunos surdos na modalidade escrita?
author Godinho, Aparecida Rosa
author_facet Godinho, Aparecida Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Angela Nediane dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Aparecida Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de surdos
Modalidade escrita
Língua portuguesa (L2)
topic Educação de surdos
Modalidade escrita
Língua portuguesa (L2)
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010
2016-08-16T12:54:00Z
2016-08-16T12:54:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2001
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000x3ft
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2001
identifier_str_mv ark:/26339/001300000x3ft
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172411095515136