Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Eliane de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000x17x
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14446
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.
id UFSM_e3114c9e1bcb3749cf1dcf5179ca11fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14446
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdosManagement's democratic and struggle for recognition of education of the deafGestão democráticaEducação de surdosDiferençaLuta por reconhecimentoDemocratic managementDeaf educationDifferenceStruggle for recognitionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.This work searches on the democratic management some possibilities for understanding of the struggle for recognition of deaf education. The management of schools, after than the return to democracy in Brazil and its 1988 Constitution, has been changed its principles of school administration for the democratic management. With these changes of public policy for special education inclusive perspective, there are many deaf‟s struggles to maintain the deaf schools in full operation. In front of this context the problem of survey questions, from the Teaching for the Deaf State School of Special Education Dr. Reinaldo Fernando Coser‟s Experimental Project, the contribution of democratic governance for the recognition of deaf community. Shortly, try to look like a democratic enables the social recognition of otherness deaf and observe the conflicts inherent in the process of inclusive education, referenced in the National Special Education, as well as its viability with the practices of everyday education and, finally, identify the process of democratic management in this teaching. Leaned on the methodological approach of philosophical hermeneutics to thus, interpret and understand how concepts of democratic management and differences are understood by this course of teaching. Among the reflections that did present evidence that the deaf school in Santa Maria, having already emerged in a context of democratic management, seems to overcome some early closing of your culture from the commitments of its management in democratic perspective. The democratic management appears as the medium, necessary, of school for the deaf community in interaction with the listener, and thus allows a new reinterpreted possibility for understanding the struggle for recognition of deaf education.Este trabalho busca na gestão democrática algumas possibilidades para o entendimento da luta por reconhecimento da educação de surdos. A gestão das escolas, com a redemocratização brasileira e sua Constituição de 1988, alterou-se de princípios de administração escolar à gestão democrática. Com a mudança de políticas públicas da educação especial para a perspectiva inclusiva, muitas são as lutas dos surdos para manter a escolas de surdos em pleno funcionamento. Diante deste contexto o problema de pesquisa questiona, partir do Projeto Experimental do Magistério para Surdos da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser, a contribuição da gestão democrática para o reconhecimento da comunidade surda. Em largos traços, busca-se analisar como a gestão democrática possibilita o reconhecimento social da alteridade surda; observar os conflitos inerentes ao processo de educação inclusiva, referenciada na Política Nacional de Educação Especial, bem como sua viabilidade junto às práticas do cotidiano educacional; e, finalmente, identificar o processo de gestão democrática neste magistério. Apoiou-se na abordagem metodológica da hermenêutica filosófica, para assim, interpretar e compreender como os conceitos de gestão democrática e diferença são entendidos por este curso de magistério. Entre as reflexões que se fizeram presentes evidenciaram-se que a escola de surdos de Santa Maria, por já ter emergido num contexto de gestão democrática, parece superar alguns princípios de fechamento de sua cultura a partir dos compromissos assumidos de sua gestão na perspectiva democrática. A gestão democrática aparece como o médium necessário da escola de surdos em interação com a comunidade ouvinte e, permite assim, uma nova possibilidade para o entendimento reinterpretado da luta por reconhecimento da educação de surdos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoRampelotto, Elisane MariaRodrigues, Eliane de Oliveira2018-10-02T14:28:58Z2018-10-02T14:28:58Z2010-12-132010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14446ark:/26339/001300000x17xporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-10-02T14:28:58Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-10-02T14:28:58Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos
Management's democratic and struggle for recognition of education of the deaf
title Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos
spellingShingle Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos
Rodrigues, Eliane de Oliveira
Gestão democrática
Educação de surdos
Diferença
Luta por reconhecimento
Democratic management
Deaf education
Difference
Struggle for recognition
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos
title_full Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos
title_fullStr Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos
title_full_unstemmed Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos
title_sort Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos
author Rodrigues, Eliane de Oliveira
author_facet Rodrigues, Eliane de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rampelotto, Elisane Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Eliane de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Educação de surdos
Diferença
Luta por reconhecimento
Democratic management
Deaf education
Difference
Struggle for recognition
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão democrática
Educação de surdos
Diferença
Luta por reconhecimento
Democratic management
Deaf education
Difference
Struggle for recognition
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-13
2010
2018-10-02T14:28:58Z
2018-10-02T14:28:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14446
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000x17x
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14446
identifier_str_mv ark:/26339/001300000x17x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172410540818432