Avaliação institucional: uma análise a partir do projeto pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Surkamp, Fabiana
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000vs4v
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15597
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
id UFSM_e46dd77cb6bd621e254ee58112bea21b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15597
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Avaliação institucional: uma análise a partir do projeto pedagógicoInstitutional evaluation: an analysis from the pedagogical political projectAvaliação institucionalAvaliação internaGestão participativaInstitutional evaluationEvaluation internsAdministration participatoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.This paper presents a bibliographical and documentary study about the external evaluation factors of Brazilian education and the internal evaluation based on the Pedagogical Project. External evaluation factors - such as Prova Brasil, ENEM, evidence of follow-up of the More Literacy Program, etc. - were analyzed. - and its impact on school reality, the contributions of the internal institutional evaluation for participatory school management and the identification of the management team's role in relation to internal evaluation, taking into account the Pedagogical Project, seeking to answer the following question: what is the role of management school in the process of internal institutional evaluation, from the Pedagogical Project? It was concluded that, in order to have a legitimate evaluation process, it is necessary to involve all segments of the school community in defining what should be prioritized in the evaluation. It is not external means that will guarantee the quality of education, since external evaluations alone serve solely for the ranking of schools and as a way of attesting that the government is complying with what it promised when signing the term of commitment with the Bank World. We need to strengthen the Pedagogical Project of our schools, inserting in them criteria for internal institutional evaluation, and options for using the data obtained through external evaluations.Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico e documental a respeito dos fatores externos de avaliação da educação brasileira e a avaliação interna a partir do Projeto Pedagógico. Foram analisados os fatores externos de avaliação – como, por exemplo, Prova Brasil, ENEM, provas de acompanhamento do Programa Mais Alfabetização, etc. – e seu impacto na realidade escolar, as contribuições da avaliação institucional interna para a gestão escolar participativa e a identificação do papel da equipe gestora frente à avaliação interna, levando em consideração o Projeto Pedagógico, buscando responder ao seguinte questionamento: qual o papel da gestão escolar no processo de avaliação institucional interna, a partir do Projeto Pedagógico? Concluiu-se que, para que haja um processo avaliativo legítimo é necessária participação de todos os segmentos da comunidade escolar na definição do que deve ser priorizado na avaliação. Não são meios externos que vão garantir a qualidade da educação, pois, as avaliações externas, isoladamente, servem unicamente para o ranqueamento das escolas e como forma de atestar que o governo está cumprindo com o que prometeu ao assinar o termo de compromisso com o Banco Mundial. Precisamos fortalecer o Projeto Pedagógico de nossas escolas, inserindo neles critérios para a avaliação institucional interna, e opções de uso dos dados obtidos através das avaliações externas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoDressler, MarlizeSurkamp, Fabiana2019-02-11T13:54:48Z2019-02-11T13:54:48Z2018-11-302018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15597ark:/26339/001300000vs4vporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-02-12T05:03:40Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15597Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-02-12T05:03:40Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional: uma análise a partir do projeto pedagógico
Institutional evaluation: an analysis from the pedagogical political project
title Avaliação institucional: uma análise a partir do projeto pedagógico
spellingShingle Avaliação institucional: uma análise a partir do projeto pedagógico
Surkamp, Fabiana
Avaliação institucional
Avaliação interna
Gestão participativa
Institutional evaluation
Evaluation interns
Administration participatory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Avaliação institucional: uma análise a partir do projeto pedagógico
title_full Avaliação institucional: uma análise a partir do projeto pedagógico
title_fullStr Avaliação institucional: uma análise a partir do projeto pedagógico
title_full_unstemmed Avaliação institucional: uma análise a partir do projeto pedagógico
title_sort Avaliação institucional: uma análise a partir do projeto pedagógico
author Surkamp, Fabiana
author_facet Surkamp, Fabiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dressler, Marlize
dc.contributor.author.fl_str_mv Surkamp, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Avaliação interna
Gestão participativa
Institutional evaluation
Evaluation interns
Administration participatory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Avaliação institucional
Avaliação interna
Gestão participativa
Institutional evaluation
Evaluation interns
Administration participatory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
2018
2019-02-11T13:54:48Z
2019-02-11T13:54:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15597
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000vs4v
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15597
identifier_str_mv ark:/26339/001300000vs4v
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172404123533312