Gênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiuza, Adriane dos Santos
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000mh6j
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1011
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
id UFSM_e880b2f40eafe360ae9c81b383b35b57
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1011
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Gênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolarGender in youth and adult education, a challenge to school managementGêneroEJA (Educação de Jovens e Adultos)Gestão escolarMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.This paper proposes an approach of gender issues in a public school, the municipality of Araricá / RS, linking the actions of school management in such situations. For this research we developed a qualitative, case study, involving ten students of the EJA. The methodological approach was through an interview with the focus group technique with a group of 8th Grade EJA, night. The problem is related to the lack of effective mechanisms created through democratic management in a school environment seeking combat discrimination suffered by women in society. As a general objective aims to understand how the School Management has been working with the issue of gender in the EJA. The specific objectives intended to rescue the history of EJA in Brazil, the schooling of women in the country and its role in building society, demonstrating through these, their achievements and setbacks. It also seeks to instill awareness of rights and the denaturalization of female inferiority. The reflections from the construction and the results showed that managers are limited to program actions alluding to International Women's Day; these actions are incorporated into the culture of the school, but not covered in the Political Pedagogical Project School. The students understand that discussing gender in adult education can be an incentive for them to reconcile work, study and family. To reverse this situation the school management should consider their actions with these discussions as a tool in building citizenship of women involved in this process.O presente trabalho propõe uma abordagem das questões de gênero em uma escola municipal, do município de Araricá/RS, relacionando as ações da gestão escolar diante dessas situações. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolvendo dez alunas da EJA. O procedimento metodológico se deu através de uma entrevista com a técnica de grupo focal com uma turma de 8ª Série da EJA, noturno. O problema está relacionado à falta de mecanismos eficazes criados através de uma gestão democrática em um ambiente escolar buscando combater a discriminação sofrida pelas mulheres na sociedade. Como objetivo geral pretende compreender como a Gestão Escolar vem trabalhando com a questão de gênero na EJA. Como objetivos específicos pretende-se resgatar a história da EJA no Brasil, da escolarização da mulher no país e o seu papel na construção da sociedade, demonstrando através desses, suas conquistas e retrocessos. Também busca instigar a tomada de consciência de direitos e a desnaturalização da inferioridade feminina. As reflexões, a partir da construção dos resultados demonstraram que os gestores se limitam a programar as ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Essas ações estão incorporadas à cultura da escola, mas não contempladas no seu Projeto Político Pedagógico. As alunas entendem que discutir gênero na EJA possa ser um incentivo para que elas conciliem estudo, trabalho e família. Para reverter esse quadro, a gestão escolar deveria analisar as suas ações tendo essas discussões como uma ferramenta na construção da cidadania das mulheres envolvidas neste processo.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoPereira, Sueli MenezesFiuza, Adriane dos Santos2015-09-04T12:18:27Z2015-09-04T12:18:27Z2013-11-302013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1011ark:/26339/001300000mh6jporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:25Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1011Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:25Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolar
Gender in youth and adult education, a challenge to school management
title Gênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolar
spellingShingle Gênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolar
Fiuza, Adriane dos Santos
Gênero
EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Gestão escolar
title_short Gênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolar
title_full Gênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolar
title_fullStr Gênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolar
title_full_unstemmed Gênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolar
title_sort Gênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolar
author Fiuza, Adriane dos Santos
author_facet Fiuza, Adriane dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiuza, Adriane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Gestão escolar
topic Gênero
EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Gestão escolar
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-30
2013
2015-09-04T12:18:27Z
2015-09-04T12:18:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1011
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000mh6j
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1011
identifier_str_mv ark:/26339/001300000mh6j
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612469315534848