Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000012w9j |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15220 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. |
id |
UFSM_e994cd39357d8cf12cd5f5f6d8118db5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/15220 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesaFlipped classroom: a proposal for the portuguese language teachingEnsino híbridoLíngua portuguesaSala de aula invertidaBlended learningFlipped classroomPortuguese languageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.This study aimed to present an inverted classroom application model (Flipping-LP) oriented to the Portuguese language subject, as well as to verify if the methodology undergoes modifications when directed to the mother tongue teaching. This proposal is a strategy that aims to change the traditional aspects of face-to-face teaching, since it changes the logic of classroom organization, having its roots in blended learning (HORN; STAKER, 2015). To achieve these objectives we carried out, as a methodological procedure, a bibliographic research, in which recently published studies were analyzed in order to investigate how the Inverted Classroom Model (ICM) has been applied in different teaching areas. The analysis were carried out under a qualitative approach, according to the following criteria: the pedagogical conception adopted by the research authors and the digital and material resources used in their practices. As results, we discovered small differences in the methodology when applied in Portuguese language classes, which are the different approaches of face-to-face activities, due to the nature of their area of knowledge. As for the pedagogical conception, we observed that the concept of autonomy was present from the didactic planning of the authors to the effective application of the projects, which meets the principles of ICM, also adopted in the elaborated model. Thus, we concluded that the inversion methodology, in principle, is a viable way of implementing blended learning in many disciplines, and its success depends, among other factors, on a good teacher planning.Este estudo objetivou apresentar um modelo de aplicação da sala de aula invertida (Flipping-LP) orientado para a disciplina de língua portuguesa, bem como verificar se a metodologia sofre modificações quando direcionada ao ensino de língua materna. Essa proposta é uma estratégia que visa mudar os aspectos tradicionais do ensino presencial, pois altera a lógica de organização da sala de aula, tendo suas raízes no ensino híbrido (HORN; STAKER, 2015). Para alcançar tais objetivos, realizamos, como procedimento metodológico, uma pesquisa bibliográfica, na qual foram analisados estudos publicados recentemente, a fim de investigar como a metodologia da sala de aula invertida (SAI) tem sido aplicada em diferentes áreas de ensino. As análises foram realizadas sob uma abordagem qualitativa, seguindo os seguintes critérios: a concepção pedagógica adotada pelos autores das pesquisas e os recursos digitais e materiais utilizados em suas práticas. Como resultados, encontramos pequenas diferenças na metodologia quando aplicada nas aulas de língua portuguesa, quais sejam, as diferentes abordagens das atividades presenciais, devido à natureza de sua área de conhecimento. Quanto à concepção pedagógica, observamos que o conceito de autonomia esteve presente desde o planejamento didático dos autores até a efetiva aplicação dos projetos, o que vai ao encontro dos princípios da SAI, também adotados no modelo elaborado. Assim, concluímos que a metodologia da inversão, a princípio, é uma maneira viável de implementar o ensino híbrido em diversas disciplinas, e seu êxito depende, entre outros fatores, de um bom planejamento do professor.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasFialho, Vanessa RibasMartins, Patrícia Gaier2019-01-07T11:09:09Z2019-01-07T11:09:09Z2018-12-072018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15220ark:/26339/0013000012w9jporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-08T05:04:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-08T05:04:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa Flipped classroom: a proposal for the portuguese language teaching |
title |
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa |
spellingShingle |
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa Martins, Patrícia Gaier Ensino híbrido Língua portuguesa Sala de aula invertida Blended learning Flipped classroom Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa |
title_full |
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa |
title_fullStr |
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa |
title_sort |
Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa |
author |
Martins, Patrícia Gaier |
author_facet |
Martins, Patrícia Gaier |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Vanessa Ribas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Patrícia Gaier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino híbrido Língua portuguesa Sala de aula invertida Blended learning Flipped classroom Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino híbrido Língua portuguesa Sala de aula invertida Blended learning Flipped classroom Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 2018 2019-01-07T11:09:09Z 2019-01-07T11:09:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15220 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000012w9j |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15220 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000012w9j |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172438760095744 |