Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Patrícia Gaier
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000012w9j
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15220
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
id UFSM_e994cd39357d8cf12cd5f5f6d8118db5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/15220
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesaFlipped classroom: a proposal for the portuguese language teachingEnsino híbridoLíngua portuguesaSala de aula invertidaBlended learningFlipped classroomPortuguese languageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.This study aimed to present an inverted classroom application model (Flipping-LP) oriented to the Portuguese language subject, as well as to verify if the methodology undergoes modifications when directed to the mother tongue teaching. This proposal is a strategy that aims to change the traditional aspects of face-to-face teaching, since it changes the logic of classroom organization, having its roots in blended learning (HORN; STAKER, 2015). To achieve these objectives we carried out, as a methodological procedure, a bibliographic research, in which recently published studies were analyzed in order to investigate how the Inverted Classroom Model (ICM) has been applied in different teaching areas. The analysis were carried out under a qualitative approach, according to the following criteria: the pedagogical conception adopted by the research authors and the digital and material resources used in their practices. As results, we discovered small differences in the methodology when applied in Portuguese language classes, which are the different approaches of face-to-face activities, due to the nature of their area of knowledge. As for the pedagogical conception, we observed that the concept of autonomy was present from the didactic planning of the authors to the effective application of the projects, which meets the principles of ICM, also adopted in the elaborated model. Thus, we concluded that the inversion methodology, in principle, is a viable way of implementing blended learning in many disciplines, and its success depends, among other factors, on a good teacher planning.Este estudo objetivou apresentar um modelo de aplicação da sala de aula invertida (Flipping-LP) orientado para a disciplina de língua portuguesa, bem como verificar se a metodologia sofre modificações quando direcionada ao ensino de língua materna. Essa proposta é uma estratégia que visa mudar os aspectos tradicionais do ensino presencial, pois altera a lógica de organização da sala de aula, tendo suas raízes no ensino híbrido (HORN; STAKER, 2015). Para alcançar tais objetivos, realizamos, como procedimento metodológico, uma pesquisa bibliográfica, na qual foram analisados estudos publicados recentemente, a fim de investigar como a metodologia da sala de aula invertida (SAI) tem sido aplicada em diferentes áreas de ensino. As análises foram realizadas sob uma abordagem qualitativa, seguindo os seguintes critérios: a concepção pedagógica adotada pelos autores das pesquisas e os recursos digitais e materiais utilizados em suas práticas. Como resultados, encontramos pequenas diferenças na metodologia quando aplicada nas aulas de língua portuguesa, quais sejam, as diferentes abordagens das atividades presenciais, devido à natureza de sua área de conhecimento. Quanto à concepção pedagógica, observamos que o conceito de autonomia esteve presente desde o planejamento didático dos autores até a efetiva aplicação dos projetos, o que vai ao encontro dos princípios da SAI, também adotados no modelo elaborado. Assim, concluímos que a metodologia da inversão, a princípio, é uma maneira viável de implementar o ensino híbrido em diversas disciplinas, e seu êxito depende, entre outros fatores, de um bom planejamento do professor.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasFialho, Vanessa RibasMartins, Patrícia Gaier2019-01-07T11:09:09Z2019-01-07T11:09:09Z2018-12-072018Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15220ark:/26339/0013000012w9jporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-01-08T05:04:23Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-01-08T05:04:23Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
Flipped classroom: a proposal for the portuguese language teaching
title Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
spellingShingle Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
Martins, Patrícia Gaier
Ensino híbrido
Língua portuguesa
Sala de aula invertida
Blended learning
Flipped classroom
Portuguese language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
title_full Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
title_fullStr Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
title_full_unstemmed Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
title_sort Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
author Martins, Patrícia Gaier
author_facet Martins, Patrícia Gaier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Vanessa Ribas
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Patrícia Gaier
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino híbrido
Língua portuguesa
Sala de aula invertida
Blended learning
Flipped classroom
Portuguese language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino híbrido
Língua portuguesa
Sala de aula invertida
Blended learning
Flipped classroom
Portuguese language
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
2018
2019-01-07T11:09:09Z
2019-01-07T11:09:09Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15220
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000012w9j
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15220
identifier_str_mv ark:/26339/0013000012w9j
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172438760095744