O papel da escola frente ao bullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritter, Jaqueline Ortiz
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000009p0s
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14650
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
id UFSM_eaca4f8b0b7ee2f078c8b0bb840431f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/14650
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling O papel da escola frente ao bullyingThe school's performance in the presence of bullyingBullyingViolenceSchoolViolênciaEscolaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.Bullying is a social phenomenon that a person or group try to control and hurts another person completely. It is a behavior in connected to physical aggression, verbal and psychological and, however it can happen everywhere and get all economic classes, and it’s more eassily detected in the school. This practice usually is undetected by teachers or it is set simply simply as “jokes in bad taste” something of “their own age”. The objective of this work was to verify the occurrence of this phenomenon in public school, relating the finding cases on the literature, showing to the school administrators some action they can adopt when it happens. Those research data were verified on questionnaires applied in a hundred elementary school students (5 th- 8th grades) from a state in the city school of Soledade,RS and refers to the 2009 academic year. All The results were evaluated and analyzed based on a real situation violence. We, also present some suggestions of the students interviewed as a way to prevent and/or reduce those situations of bullying in school. At this process it`s important to say how significant is school and family look ways to prevent and minimize this problem, the school not only leaving responsibility on the teachers hands.Bullying é um fenômeno social em que uma pessoa ou grupo tenta ferir ou controlar outra de forma prejudicial. É um comportamento ligado à agressividade física, verbal e psicológica e, embora possa acontecer em todos os lugares e atinja todas as classes econômicas, é mais facilmente detectado no âmbito escolar. Tal prática passa muitas vezes despercebida pelos professores ou é configurada simplesmente como “brincadeiras de mau gosto”, algo “próprio da idade”. O objetivo deste trabalho foi o de verificar a ocorrência do fenômeno Bullying numa escola pública, relacionar os dados apurados aos casos existentes na literatura e apontar aos gestores escolares possíveis medidas a serem tomadas quando há incidência do fenômeno nas escolas. Os dados da pesquisa foram apurados em questionários aplicados a cem alunos do ensino fundamental (5.ª a 8ª séries) de uma escola pública estadual no município de Soledade/RS e referem-se ao ano letivo de 2009. Os resultados foram avaliados e analisados a partir da realidade em que tais situações de violência acontecem. Ainda, apresentam-se algumas sugestões dos alunos entrevistados como forma de se prevenir e/ou amenizar as situações de prática do Bullying no ambiente escolar. Neste processo, é importante ressaltar o papel fundamental da escola e da família em buscar formas de prevenir e minimizar esse problema, no ambiente escolar, não apenas deixando a responsabilidade nas mãos dos professores.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoOurique, Maiane Liana HatschbachRitter, Jaqueline Ortiz2018-10-24T11:59:04Z2018-10-24T11:59:04Z2011-01-152011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14650ark:/26339/0013000009p0sporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-10-24T11:59:04Zoai:repositorio.ufsm.br:1/14650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-10-24T11:59:04Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da escola frente ao bullying
The school's performance in the presence of bullying
title O papel da escola frente ao bullying
spellingShingle O papel da escola frente ao bullying
Ritter, Jaqueline Ortiz
Bullying
Violence
School
Violência
Escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O papel da escola frente ao bullying
title_full O papel da escola frente ao bullying
title_fullStr O papel da escola frente ao bullying
title_full_unstemmed O papel da escola frente ao bullying
title_sort O papel da escola frente ao bullying
author Ritter, Jaqueline Ortiz
author_facet Ritter, Jaqueline Ortiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ourique, Maiane Liana Hatschbach
dc.contributor.author.fl_str_mv Ritter, Jaqueline Ortiz
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Violence
School
Violência
Escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Bullying
Violence
School
Violência
Escola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-15
2011
2018-10-24T11:59:04Z
2018-10-24T11:59:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14650
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000009p0s
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14650
identifier_str_mv ark:/26339/0013000009p0s
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172311458775040