A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000k2d3 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1968 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_eb68a81dc84c3c2d52a77b17a428f357 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1968 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democráticaPPP (Projeto político-pedagógico)Gestão democráticaParticipaçãoMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.Democratic management in school is determinative instrument of the improvement of the society and implies in autonomy and expressive participation of the school community. The democratization of the management intrinsically is related to the way as the school elaborates and develops its Political Pedagogical Project (PPP) and consists of a legal requirement in course in the schools of the country. This justifies the objective of this work to know as the construction of the PPP in the interior of the Brazilian public school in the context of the democratic management occurs. Of this form, the work is divided in four chapters, where the first three present a revision of literature about democracy in school, their assumptions and implications, and finally the application of field research. We conducted a case study in the Escola Estadual Novo Horizonte, located in Palmas, Tocantins, through questionnaires and interviews and documentary research. The results show that the degree of community involvement in building political pedagogical project is still insufficient, and therefore, the management team must find new mechanisms to promote participation in the consolidation of democracy in this school.A gestão democrática é instrumento determinante da melhoria da organização escolar e implica em autonomia e em participação expressiva da comunidade escolar. A democratização da gestão está intrinsecamente relacionada à maneira como a escola elabora e desenvolve o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e consiste numa exigência legal em curso nas escolas do país. Isso justifica o objetivo deste trabalho de conhecer como ocorre a construção do PPP no interior da escola pública brasileira no contexto da gestão democrática. Dessa forma, o trabalho está dividido em quatro capítulos, onde os três primeiros apresentam uma revisão de literatura acerca de democracia na escola, seus pressupostos e implicações, e o último, a aplicação da pesquisa de campo. Realizou-se um estudo de caso na Escola Estadual Novo Horizonte, situada em Palmas-TO, através da aplicação de questionários e entrevistas e de pesquisa documental. Os resultados obtidos evidenciam que o grau de envolvimento da comunidade escolar na construção do projeto político pedagógico ainda é insuficiente e, portanto, a equipe diretiva deve buscar novos mecanismos de incentivo à participação para a consolidação da democracia nesta escola.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoPereira, Sueli MenezesGloria, Adriana Feitosa Rodrigues2016-08-05T15:01:53Z2016-08-05T15:01:53Z2011-09-162011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1968ark:/26339/001300000k2d3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:56:56Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1968Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:56:56Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democrática |
title |
A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democrática |
spellingShingle |
A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democrática Gloria, Adriana Feitosa Rodrigues PPP (Projeto político-pedagógico) Gestão democrática Participação |
title_short |
A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democrática |
title_full |
A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democrática |
title_fullStr |
A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democrática |
title_full_unstemmed |
A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democrática |
title_sort |
A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democrática |
author |
Gloria, Adriana Feitosa Rodrigues |
author_facet |
Gloria, Adriana Feitosa Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Sueli Menezes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gloria, Adriana Feitosa Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PPP (Projeto político-pedagógico) Gestão democrática Participação |
topic |
PPP (Projeto político-pedagógico) Gestão democrática Participação |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-16 2011 2016-08-05T15:01:53Z 2016-08-05T15:01:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1968 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000k2d3 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1968 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000k2d3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172353760428032 |