A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000005htj |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13043 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_ebe132ce0d4fac180adee78143f85607 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/13043 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciaisThe importance and need for affection in relationships woven in virtual environments: some considerations experientialAfetividadeEducação a distânciaEnsino e aprendizagemAffectionDistance educationTeaching and learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.This article presents a research from which focuses primarily on the analysis of educational practices in distance education, reflections about the relationship between their users highlights the importance and need for affection. Methodology was an analysis of discourse from material collected during the use of some tools in virtual learning environments for students, tutors and teachers. These materials are part of a personal collection of teacher presence and distance, which gave him trace parameters between these forms of education. Based on the observed data, collected and analyzed, it is understood that distance education must be based on a pedagogical practice in full view of dialogical action, so that from the better dialogue and the relations among its users. Analysis of the results aims to assist in understanding the relationships established between users of distance learning and the importance of affection for them.Este artigo apresenta a partir de uma pesquisa que tem como foco principal a análise de práticas educativas em educação à distância, reflexões acerca das relações existentes entre os seus usuários destacando a importância e a necessidade da afetividade. Metodologicamente foi realizada uma análise do discurso a partir de materiais coletados durante a utilização de algumas ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem por estudantes, tutores e professores. Estes materiais fazem parte do acervo pessoal de um professor de ensino presencial e a distância, que lhe proporcionou traçar parâmetros entre estas modalidades de ensino. Com base nos dados observados, coletados e analisados, entende-se que a educação à distância deve ser fundamentada em uma prática pedagógica sob as vistas da ação dialógica, para que a partir da dialogicidade melhorem também as relações entre os seus usuários. A análise dos resultados visa auxiliar na compreensão das relações estabelecidas entre os usuários do ensino à distância e a importância da afetividade para os mesmos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasCanal, Ana PaulaNeuenfeldt, Adriano Edo2018-04-24T11:43:10Z2018-04-24T11:43:10Z2011-10-152011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13043ark:/26339/0013000005htjporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-04-24T11:43:11Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-04-24T11:43:11Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais The importance and need for affection in relationships woven in virtual environments: some considerations experiential |
title |
A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais |
spellingShingle |
A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais Neuenfeldt, Adriano Edo Afetividade Educação a distância Ensino e aprendizagem Affection Distance education Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais |
title_full |
A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais |
title_fullStr |
A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais |
title_full_unstemmed |
A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais |
title_sort |
A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais |
author |
Neuenfeldt, Adriano Edo |
author_facet |
Neuenfeldt, Adriano Edo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Canal, Ana Paula |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neuenfeldt, Adriano Edo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afetividade Educação a distância Ensino e aprendizagem Affection Distance education Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Afetividade Educação a distância Ensino e aprendizagem Affection Distance education Teaching and learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-15 2011 2018-04-24T11:43:10Z 2018-04-24T11:43:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13043 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000005htj |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13043 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000005htj |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172287743131648 |