A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neuenfeldt, Adriano Edo
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000005htj
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13043
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.
id UFSM_ebe132ce0d4fac180adee78143f85607
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13043
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciaisThe importance and need for affection in relationships woven in virtual environments: some considerations experientialAfetividadeEducação a distânciaEnsino e aprendizagemAffectionDistance educationTeaching and learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.This article presents a research from which focuses primarily on the analysis of educational practices in distance education, reflections about the relationship between their users highlights the importance and need for affection. Methodology was an analysis of discourse from material collected during the use of some tools in virtual learning environments for students, tutors and teachers. These materials are part of a personal collection of teacher presence and distance, which gave him trace parameters between these forms of education. Based on the observed data, collected and analyzed, it is understood that distance education must be based on a pedagogical practice in full view of dialogical action, so that from the better dialogue and the relations among its users. Analysis of the results aims to assist in understanding the relationships established between users of distance learning and the importance of affection for them.Este artigo apresenta a partir de uma pesquisa que tem como foco principal a análise de práticas educativas em educação à distância, reflexões acerca das relações existentes entre os seus usuários destacando a importância e a necessidade da afetividade. Metodologicamente foi realizada uma análise do discurso a partir de materiais coletados durante a utilização de algumas ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem por estudantes, tutores e professores. Estes materiais fazem parte do acervo pessoal de um professor de ensino presencial e a distância, que lhe proporcionou traçar parâmetros entre estas modalidades de ensino. Com base nos dados observados, coletados e analisados, entende-se que a educação à distância deve ser fundamentada em uma prática pedagógica sob as vistas da ação dialógica, para que a partir da dialogicidade melhorem também as relações entre os seus usuários. A análise dos resultados visa auxiliar na compreensão das relações estabelecidas entre os usuários do ensino à distância e a importância da afetividade para os mesmos.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasCanal, Ana PaulaNeuenfeldt, Adriano Edo2018-04-24T11:43:10Z2018-04-24T11:43:10Z2011-10-152011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13043ark:/26339/0013000005htjporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-04-24T11:43:11Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-04-24T11:43:11Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais
The importance and need for affection in relationships woven in virtual environments: some considerations experiential
title A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais
spellingShingle A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais
Neuenfeldt, Adriano Edo
Afetividade
Educação a distância
Ensino e aprendizagem
Affection
Distance education
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais
title_full A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais
title_fullStr A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais
title_full_unstemmed A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais
title_sort A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais
author Neuenfeldt, Adriano Edo
author_facet Neuenfeldt, Adriano Edo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canal, Ana Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Neuenfeldt, Adriano Edo
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Educação a distância
Ensino e aprendizagem
Affection
Distance education
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Afetividade
Educação a distância
Ensino e aprendizagem
Affection
Distance education
Teaching and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-15
2011
2018-04-24T11:43:10Z
2018-04-24T11:43:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13043
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000005htj
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13043
identifier_str_mv ark:/26339/0013000005htj
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172287743131648