A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000009kx |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1806 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. |
id |
UFSM_ec1a0011947282b0a651a68c54f0f34e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/1806 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distânciaTutorialship in education via website: theoretical basis, challenges and procedures in tutors’s practice in education via websiteEducação a distânciaTutor a distânciaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.The present article deals with tutorialship in Education via website mainly regarding actions developed by tutors via website. It reports a case study whose objective was to understand the role of the tutor within website education when it was aimed to identify theoretical basis which sustain the practice of tutorialship via website and to obtain data concerning actions developed by tutors via website. Employing a qualitative approach, the research was characterized as a study case developed by using, as a starting point, a questionnaire answered by four tutors via website in the Specialization Course via website in Educational Management of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). The data were analyzed according to the technique of content analysis. The case study showed that having a tutor in website education plays a very important role and that his or her role resides in pedagogical mediation helping to minimize distances and learners to become active subjects in the process of knowledge construction and reconstruction.O presente artigo aborda a tutoria na Educação a Distância (EaD), sobretudo no que se refere ao trabalho desenvolvido por tutores a distância. Relata um estudo cujo objetivo foi compreender o papel do tutor a distância no contexto da EaD, onde, especificamente buscou-se: identificar os pressupostos que sustentam a prática de tutoria a distância e conhecer as ações desenvolvidas pelos tutores a distância. Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso, desenvolvida a partir de um questionário respondido por quatro tutores a distância do Curso de Especialização a Distância em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. A partir do estudo, confirmou-se que o tutor a distância é imprescindível na EaD e que seu papel reside na mediação pedagógica, contribuindo para minimizar distâncias e possibilitar que os estudantes tornem-se sujeitos ativos no processo de construção e reconstrução de conhecimentos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasRomano, Fabiane VieiraFurquim, Alexandra Silva dos Santos2016-06-30T13:06:55Z2016-06-30T13:06:55Z20112011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1806ark:/26339/00130000009kxporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:57:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:57:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância Tutorialship in education via website: theoretical basis, challenges and procedures in tutors’s practice in education via website |
title |
A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância |
spellingShingle |
A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância Furquim, Alexandra Silva dos Santos Educação a distância Tutor a distância |
title_short |
A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância |
title_full |
A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância |
title_fullStr |
A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância |
title_full_unstemmed |
A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância |
title_sort |
A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância |
author |
Furquim, Alexandra Silva dos Santos |
author_facet |
Furquim, Alexandra Silva dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Romano, Fabiane Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furquim, Alexandra Silva dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Tutor a distância |
topic |
Educação a distância Tutor a distância |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011 2016-06-30T13:06:55Z 2016-06-30T13:06:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1806 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000009kx |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1806 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/00130000009kx |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172255910461440 |