O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/00130000068b9 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6783 |
Resumo: | This work shows a methodology of analysis about will of educators power through narration of their history of life. So that, three educators with great teaching experience were interviewed, leaving them free to tell their trajectories how they wanted. To consider each narrative like a singular masterpiece, the author exhibits the power of life of each interviewee, drawing a parallel of narratives with literary genders. Through the complex of plot that consists each educator s life threads are handled among various areas of knowledge, so everybody involved in the process of this paper interviewees, researcher, academy, schools - find in it a space to (re) creation and (re) knowledge of new possibilities of life in Education. |
id |
UFSM_f200b8ebf2b1300aea74ad0f0ed1dae2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/6783 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vidaEducaçãoTrajetória de vidaProfessoresEntrevistaExperiência educacionalNarrativasGênero literárioCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work shows a methodology of analysis about will of educators power through narration of their history of life. So that, three educators with great teaching experience were interviewed, leaving them free to tell their trajectories how they wanted. To consider each narrative like a singular masterpiece, the author exhibits the power of life of each interviewee, drawing a parallel of narratives with literary genders. Through the complex of plot that consists each educator s life threads are handled among various areas of knowledge, so everybody involved in the process of this paper interviewees, researcher, academy, schools - find in it a space to (re) creation and (re) knowledge of new possibilities of life in Education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho apresenta uma metodologia de análise da vontade de potência de educadores mediante a narração de suas histórias de vida. Para tanto, foram entrevistados três educadores com larga experiência docente, deixando-os livres para narrar como quisessem suas trajetórias. Tomando cada narrativa como uma obra de arte singular, o autor expõe a potência da vida de cada entrevistado, traçando um paralelo das narrativas com gêneros literários. Mediante o entrelaçamento da trama que compõe a vida de cada educador são manejados fios entre diversas áreas do conhecimento, a fim de que todos os envolvidos no processo desta dissertação entrevistados, pesquisador, academia, escolas... encontrem nela um espaço para (re) criação e (re) conhecimento de novas possibilidades de vida em Educação.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCunha, Jorge Luiz dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793413Y6Albornoz, Suzana Guerrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708427H6Tomazetti, Elisete Medianeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4Machado, Alexsandro dos Santos2007-12-202007-12-202005-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMACHADO, Alexsandro dos Santos. O (RE) CONHECIMENTO DA VONTADE DE POTÊNCIA DOS EDUCADORES PELA NARRAÇÃO DE SUAS HISTÓRIAS DE VIDA. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6783ark:/26339/00130000068b9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-06-29T10:59:56Zoai:repositorio.ufsm.br:1/6783Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-06-29T10:59:56Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida |
title |
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida |
spellingShingle |
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida Machado, Alexsandro dos Santos Educação Trajetória de vida Professores Entrevista Experiência educacional Narrativas Gênero literário CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida |
title_full |
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida |
title_fullStr |
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida |
title_full_unstemmed |
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida |
title_sort |
O (re) conhecimento da vontade de potência dos educadores pela narração de suas histórias de vida |
author |
Machado, Alexsandro dos Santos |
author_facet |
Machado, Alexsandro dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Jorge Luiz da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793413Y6 Albornoz, Suzana Guerra http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708427H6 Tomazetti, Elisete Medianeira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Alexsandro dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Trajetória de vida Professores Entrevista Experiência educacional Narrativas Gênero literário CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Trajetória de vida Professores Entrevista Experiência educacional Narrativas Gênero literário CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This work shows a methodology of analysis about will of educators power through narration of their history of life. So that, three educators with great teaching experience were interviewed, leaving them free to tell their trajectories how they wanted. To consider each narrative like a singular masterpiece, the author exhibits the power of life of each interviewee, drawing a parallel of narratives with literary genders. Through the complex of plot that consists each educator s life threads are handled among various areas of knowledge, so everybody involved in the process of this paper interviewees, researcher, academy, schools - find in it a space to (re) creation and (re) knowledge of new possibilities of life in Education. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-03-23 2007-12-20 2007-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Alexsandro dos Santos. O (RE) CONHECIMENTO DA VONTADE DE POTÊNCIA DOS EDUCADORES PELA NARRAÇÃO DE SUAS HISTÓRIAS DE VIDA. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6783 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/00130000068b9 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Alexsandro dos Santos. O (RE) CONHECIMENTO DA VONTADE DE POTÊNCIA DOS EDUCADORES PELA NARRAÇÃO DE SUAS HISTÓRIAS DE VIDA. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005. ark:/26339/00130000068b9 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Educação UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria BR Educação UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172291757080576 |