Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000qxr5 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32411 |
Resumo: | A partir do diagnóstico da perda auditiva e do processo de habilitação ou reabilitação auditiva da criança, inicia-se a jornada do desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem. Essas habilidades são fundamentais para que a criança desenvolva sua comunicação oral. As crianças diagnosticadas com deficiência auditiva devem realizar terapia fonoaudiológica, a qual tem como principal objetivo tornar a criança independente nos aspectos relacionados à comunicação. A família tem um papel muito importante neste processo e deve auxiliar a criança na estimulação e com experiências de vida diária. Dessa forma, os pais/responsáveis devem ter conhecimento suficiente sobre o processo terapêutico e sobre estratégias lúdicas que podem ser realizadas em situações do cotidiano, as quais favorecem o desenvolvimento da linguagem. Assim, essa cartilha apresenta informações sobre o processo de habilitação ou reabilitação auditiva e algumas estratégias lúdicas que podem ser utilizadas pelos familiares de crianças com deficiência auditiva. |
id |
UFSM_f2ca48861c4f5657aa065caca9f39001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/32411 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticasAudiçãoPerda AuditivaDesenvolvimento InfantilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAA partir do diagnóstico da perda auditiva e do processo de habilitação ou reabilitação auditiva da criança, inicia-se a jornada do desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem. Essas habilidades são fundamentais para que a criança desenvolva sua comunicação oral. As crianças diagnosticadas com deficiência auditiva devem realizar terapia fonoaudiológica, a qual tem como principal objetivo tornar a criança independente nos aspectos relacionados à comunicação. A família tem um papel muito importante neste processo e deve auxiliar a criança na estimulação e com experiências de vida diária. Dessa forma, os pais/responsáveis devem ter conhecimento suficiente sobre o processo terapêutico e sobre estratégias lúdicas que podem ser realizadas em situações do cotidiano, as quais favorecem o desenvolvimento da linguagem. Assim, essa cartilha apresenta informações sobre o processo de habilitação ou reabilitação auditiva e algumas estratégias lúdicas que podem ser utilizadas pelos familiares de crianças com deficiência auditiva.BrasilSchumacher, Christine GrellmannDidoné, Dayane DomeneghiniRocha, Pâmela LemesDias, Valdanide Lima, Sandi SeveroSchumacher, Christine Grellmann2024-07-22T12:52:30Z2024-07-22T12:52:30Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-85653-70-1http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32411ark:/26339/001300000qxr5porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-07-22T12:52:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/32411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-07-22T12:52:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas |
title |
Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas |
spellingShingle |
Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas Didoné, Dayane Domeneghini Audição Perda Auditiva Desenvolvimento Infantil CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
title_short |
Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas |
title_full |
Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas |
title_fullStr |
Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas |
title_full_unstemmed |
Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas |
title_sort |
Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas |
author |
Didoné, Dayane Domeneghini |
author_facet |
Didoné, Dayane Domeneghini Rocha, Pâmela Lemes Dias, Valdani de Lima, Sandi Severo Schumacher, Christine Grellmann |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Pâmela Lemes Dias, Valdani de Lima, Sandi Severo Schumacher, Christine Grellmann |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schumacher, Christine Grellmann |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Didoné, Dayane Domeneghini Rocha, Pâmela Lemes Dias, Valdani de Lima, Sandi Severo Schumacher, Christine Grellmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audição Perda Auditiva Desenvolvimento Infantil CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
topic |
Audição Perda Auditiva Desenvolvimento Infantil CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
description |
A partir do diagnóstico da perda auditiva e do processo de habilitação ou reabilitação auditiva da criança, inicia-se a jornada do desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem. Essas habilidades são fundamentais para que a criança desenvolva sua comunicação oral. As crianças diagnosticadas com deficiência auditiva devem realizar terapia fonoaudiológica, a qual tem como principal objetivo tornar a criança independente nos aspectos relacionados à comunicação. A família tem um papel muito importante neste processo e deve auxiliar a criança na estimulação e com experiências de vida diária. Dessa forma, os pais/responsáveis devem ter conhecimento suficiente sobre o processo terapêutico e sobre estratégias lúdicas que podem ser realizadas em situações do cotidiano, as quais favorecem o desenvolvimento da linguagem. Assim, essa cartilha apresenta informações sobre o processo de habilitação ou reabilitação auditiva e algumas estratégias lúdicas que podem ser utilizadas pelos familiares de crianças com deficiência auditiva. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-22T12:52:30Z 2024-07-22T12:52:30Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-65-85653-70-1 http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32411 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000qxr5 |
identifier_str_mv |
978-65-85653-70-1 ark:/26339/001300000qxr5 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172381621092352 |