Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Didoné, Dayane Domeneghini
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rocha, Pâmela Lemes, Dias, Valdani, de Lima, Sandi Severo, Schumacher, Christine Grellmann
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000qxr5
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32411
Resumo: A partir do diagnóstico da perda auditiva e do processo de habilitação ou reabilitação auditiva da criança, inicia-se a jornada do desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem. Essas habilidades são fundamentais para que a criança desenvolva sua comunicação oral. As crianças diagnosticadas com deficiência auditiva devem realizar terapia fonoaudiológica, a qual tem como principal objetivo tornar a criança independente nos aspectos relacionados à comunicação. A família tem um papel muito importante neste processo e deve auxiliar a criança na estimulação e com experiências de vida diária. Dessa forma, os pais/responsáveis devem ter conhecimento suficiente sobre o processo terapêutico e sobre estratégias lúdicas que podem ser realizadas em situações do cotidiano, as quais favorecem o desenvolvimento da linguagem. Assim, essa cartilha apresenta informações sobre o processo de habilitação ou reabilitação auditiva e algumas estratégias lúdicas que podem ser utilizadas pelos familiares de crianças com deficiência auditiva.
id UFSM_f2ca48861c4f5657aa065caca9f39001
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/32411
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticasAudiçãoPerda AuditivaDesenvolvimento InfantilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAA partir do diagnóstico da perda auditiva e do processo de habilitação ou reabilitação auditiva da criança, inicia-se a jornada do desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem. Essas habilidades são fundamentais para que a criança desenvolva sua comunicação oral. As crianças diagnosticadas com deficiência auditiva devem realizar terapia fonoaudiológica, a qual tem como principal objetivo tornar a criança independente nos aspectos relacionados à comunicação. A família tem um papel muito importante neste processo e deve auxiliar a criança na estimulação e com experiências de vida diária. Dessa forma, os pais/responsáveis devem ter conhecimento suficiente sobre o processo terapêutico e sobre estratégias lúdicas que podem ser realizadas em situações do cotidiano, as quais favorecem o desenvolvimento da linguagem. Assim, essa cartilha apresenta informações sobre o processo de habilitação ou reabilitação auditiva e algumas estratégias lúdicas que podem ser utilizadas pelos familiares de crianças com deficiência auditiva.BrasilSchumacher, Christine GrellmannDidoné, Dayane DomeneghiniRocha, Pâmela LemesDias, Valdanide Lima, Sandi SeveroSchumacher, Christine Grellmann2024-07-22T12:52:30Z2024-07-22T12:52:30Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-65-85653-70-1http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32411ark:/26339/001300000qxr5porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2024-07-22T12:52:30Zoai:repositorio.ufsm.br:1/32411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2024-07-22T12:52:30Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas
title Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas
spellingShingle Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas
Didoné, Dayane Domeneghini
Audição
Perda Auditiva
Desenvolvimento Infantil
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
title_short Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas
title_full Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas
title_fullStr Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas
title_full_unstemmed Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas
title_sort Perda auditiva em crianças: o processo terapêutico e dicas para estimular habilidades auditivas e linguísticas
author Didoné, Dayane Domeneghini
author_facet Didoné, Dayane Domeneghini
Rocha, Pâmela Lemes
Dias, Valdani
de Lima, Sandi Severo
Schumacher, Christine Grellmann
author_role author
author2 Rocha, Pâmela Lemes
Dias, Valdani
de Lima, Sandi Severo
Schumacher, Christine Grellmann
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schumacher, Christine Grellmann
dc.contributor.author.fl_str_mv Didoné, Dayane Domeneghini
Rocha, Pâmela Lemes
Dias, Valdani
de Lima, Sandi Severo
Schumacher, Christine Grellmann
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Perda Auditiva
Desenvolvimento Infantil
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
topic Audição
Perda Auditiva
Desenvolvimento Infantil
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description A partir do diagnóstico da perda auditiva e do processo de habilitação ou reabilitação auditiva da criança, inicia-se a jornada do desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem. Essas habilidades são fundamentais para que a criança desenvolva sua comunicação oral. As crianças diagnosticadas com deficiência auditiva devem realizar terapia fonoaudiológica, a qual tem como principal objetivo tornar a criança independente nos aspectos relacionados à comunicação. A família tem um papel muito importante neste processo e deve auxiliar a criança na estimulação e com experiências de vida diária. Dessa forma, os pais/responsáveis devem ter conhecimento suficiente sobre o processo terapêutico e sobre estratégias lúdicas que podem ser realizadas em situações do cotidiano, as quais favorecem o desenvolvimento da linguagem. Assim, essa cartilha apresenta informações sobre o processo de habilitação ou reabilitação auditiva e algumas estratégias lúdicas que podem ser utilizadas pelos familiares de crianças com deficiência auditiva.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-22T12:52:30Z
2024-07-22T12:52:30Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-65-85653-70-1
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32411
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000qxr5
identifier_str_mv 978-65-85653-70-1
ark:/26339/001300000qxr5
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172381621092352