Inclusão: o ponto de vista da família do sujeito com déficit cognitivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000014g9m |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2607 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_f602e7b85af6533421aa4745f5fc27bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2607 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão: o ponto de vista da família do sujeito com déficit cognitivoInclusãoDéficit cognitivoProcessos compensatóriosArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Destaco o conflito atual na educação, decorrente das tendências pedagógicas que circularam e ainda circulam no ensino, determinando posturas profissionais e formatando currículos. Discuto as tendências pedagógicas que constituíram e constituem conceitos e preconceitos, diluídos nas ações escolares, formalizando discursos, representados pela cultura educacional, contrapondo com os princípios da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva. Abordo o déficit cognitivo como consequência do currículo rígido, estabelecido oficialmente, onde as flexibilizações curriculares ainda estão sendo instituidas nas escolas. Atribuo ainda, como uma invenção criada em um tempo de crenças na produtividade, quando as Escolas brasileiras foram expandidas para a educação em massa, que inseriu os/as alunos/as de classes populares, com a intencionalidade política de produzir corpos dóceis e treinados para a rentabilidade, que influenciam direta ou indiretamente nas ações de inclusão ou exclusão. Ressalto os estudos de Vigotski, Fundamentos de Defectologia, como possibilidade acompanhar os processos compensatórios do sujeito diante das dificuldades percebidas, na resolução de problemas cotidianos ou escolares. O estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, tendo como população a ser investigada as famílias dos adolescentes com espectro autista, mais especificamente síndrome de asperger, incluídos na rede municipal de ensino Municipal regular de Gravataí, abrangendo uma amostra de cinco alunos e uma aluna, com idades que variam entre 11 e 15 anos.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoAlves, Marcia DoralinaLima, Eloisa Barcellos de2017-01-25T13:28:23Z2017-01-25T13:28:23Z2010-05-302010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2607ark:/26339/0013000014g9mporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-09-24T11:26:57Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-09-24T11:26:57Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão: o ponto de vista da família do sujeito com déficit cognitivo |
title |
Inclusão: o ponto de vista da família do sujeito com déficit cognitivo |
spellingShingle |
Inclusão: o ponto de vista da família do sujeito com déficit cognitivo Lima, Eloisa Barcellos de Inclusão Déficit cognitivo Processos compensatórios |
title_short |
Inclusão: o ponto de vista da família do sujeito com déficit cognitivo |
title_full |
Inclusão: o ponto de vista da família do sujeito com déficit cognitivo |
title_fullStr |
Inclusão: o ponto de vista da família do sujeito com déficit cognitivo |
title_full_unstemmed |
Inclusão: o ponto de vista da família do sujeito com déficit cognitivo |
title_sort |
Inclusão: o ponto de vista da família do sujeito com déficit cognitivo |
author |
Lima, Eloisa Barcellos de |
author_facet |
Lima, Eloisa Barcellos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Marcia Doralina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Eloisa Barcellos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Déficit cognitivo Processos compensatórios |
topic |
Inclusão Déficit cognitivo Processos compensatórios |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-30 2010 2017-01-25T13:28:23Z 2017-01-25T13:28:23Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2607 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000014g9m |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2607 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000014g9m |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172447447547904 |