Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuzer, Cristiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gerhard, Carla Carine, Cocco, Cíntia Soares, Barros, Guilherme Barbat
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000015ddv
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28400
Resumo: O caderno didático “Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada” é o terceiro volume de uma série resultante de pesquisas, experiências pedagógicas e reflexões realizadas no âmbito do Programa de Extensão Ateliê de Textos, da Universidade Federal de Santa Maria. Este material foi inteiramente pensado, planejado, elaborado, dinamizado, avaliado e revisado a partir de reflexões sobre o funcionamento da linguagem em textos autênticos, tendo como ponto de partida princípios teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional que embasam a Pedagogia com base em Gêneros de Texto. As atividades propostas neste caderno didático são resultantes do trabalho colaborativo de integrantes da equipe do Ateliê de Textos, composta por professores em formação inicial, professoras atuantes na Educação Básica, pesquisadoras e professora formadora. Visando ao desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de textos, as atividades focalizam a análise de padrões da linguagem usada em textos que compartilham o propósito sociocomunicativo do gênero observação comentada.
id UFSM_fa6319a76cbfc3e086e55d95c0717c95
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/28400
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentadaEnsinoLeituraProdução textualObservação comentadaGênero de textoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO caderno didático “Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada” é o terceiro volume de uma série resultante de pesquisas, experiências pedagógicas e reflexões realizadas no âmbito do Programa de Extensão Ateliê de Textos, da Universidade Federal de Santa Maria. Este material foi inteiramente pensado, planejado, elaborado, dinamizado, avaliado e revisado a partir de reflexões sobre o funcionamento da linguagem em textos autênticos, tendo como ponto de partida princípios teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional que embasam a Pedagogia com base em Gêneros de Texto. As atividades propostas neste caderno didático são resultantes do trabalho colaborativo de integrantes da equipe do Ateliê de Textos, composta por professores em formação inicial, professoras atuantes na Educação Básica, pesquisadoras e professora formadora. Visando ao desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de textos, as atividades focalizam a análise de padrões da linguagem usada em textos que compartilham o propósito sociocomunicativo do gênero observação comentada.Brasil2023-03-27T13:56:17Z2023-03-27T13:56:17Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdf978-85-67104-74-4http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28400ark:/26339/0013000015ddvporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFuzer, CristianeGerhard, Carla CarineCocco, Cíntia SoaresBarros, Guilherme Barbatreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-03-27T13:56:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/28400Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-03-27T13:56:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada
title Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada
spellingShingle Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada
Fuzer, Cristiane
Ensino
Leitura
Produção textual
Observação comentada
Gênero de texto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada
title_full Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada
title_fullStr Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada
title_full_unstemmed Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada
title_sort Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada
author Fuzer, Cristiane
author_facet Fuzer, Cristiane
Gerhard, Carla Carine
Cocco, Cíntia Soares
Barros, Guilherme Barbat
author_role author
author2 Gerhard, Carla Carine
Cocco, Cíntia Soares
Barros, Guilherme Barbat
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuzer, Cristiane
Gerhard, Carla Carine
Cocco, Cíntia Soares
Barros, Guilherme Barbat
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Leitura
Produção textual
Observação comentada
Gênero de texto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Ensino
Leitura
Produção textual
Observação comentada
Gênero de texto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description O caderno didático “Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada” é o terceiro volume de uma série resultante de pesquisas, experiências pedagógicas e reflexões realizadas no âmbito do Programa de Extensão Ateliê de Textos, da Universidade Federal de Santa Maria. Este material foi inteiramente pensado, planejado, elaborado, dinamizado, avaliado e revisado a partir de reflexões sobre o funcionamento da linguagem em textos autênticos, tendo como ponto de partida princípios teórico-metodológicos da Linguística Sistêmico-Funcional que embasam a Pedagogia com base em Gêneros de Texto. As atividades propostas neste caderno didático são resultantes do trabalho colaborativo de integrantes da equipe do Ateliê de Textos, composta por professores em formação inicial, professoras atuantes na Educação Básica, pesquisadoras e professora formadora. Visando ao desenvolvimento de habilidades de leitura e produção de textos, as atividades focalizam a análise de padrões da linguagem usada em textos que compartilham o propósito sociocomunicativo do gênero observação comentada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-27T13:56:17Z
2023-03-27T13:56:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-67104-74-4
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28400
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000015ddv
identifier_str_mv 978-85-67104-74-4
ark:/26339/0013000015ddv
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172452730273792